Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

15 de outubro: parabéns Professor !

Primeira escola na área urbana de Rio Negrinho, inaugurada em abril de 1920, então situada ao lado da atual Igreja Matriz Santo Antonio, destruída em maio de 1932 por um tufão. Na imagem vê-se o alfaiate Bernardo Wolff, organizador de curso de ginástica e seus alunos no pátio da Escola. (foto do acervo de Vera L. Grimm) 
Professores do então Grupo Escolar Professora Marta Tavares, situada no Bairro Cruzeiro, ao final da década de 1950, onde vê-se a partir da esq., na primeira fila: Noeli Tomelin Klaumann e Orita Fernandes do Amaral; na segunda fila: Elisabete T. Wille, Noris Ilg Lichtblau e Olga Klein; na terceira fila: Luiz Armando Dias (Inspetor), Walmir Lúcio Senna, Marilza Damaceno Senna, Lucy Gomy, Vera Lindner Grimm e Lotar Matos do Amaral (foto do acervo de Vera L. Grimm)
Professoras da então Escola Reunida Professor Jorge Zipperer, situada no Bairro Vila Nova, ao final da década de 1960, no qual vê-se a partir da esq., na primeira fila: Maria Cordeiro Pscheidt, Vera Lindner Grimm, Maria Aparecida Eckel e Leos Silveira da Rosa; na segunda fila: Maria Terezinha Pereira, Maria Madalena Kmiecik, Bernadete Bachal Bail, Marli Eckel, Emilia Leara Zoefeldt, Lourdes Schoeffel Forteski, Maria do Carmo Oversoecke, Albani Janesch e Adelaide Milhoreto. (foto do acervo de Vera L. Grimm)

AOS NOSSOS PROFESSORES E PROFESSORAS
DE ONTEM E DE HOJE, NOSSO ETERNO
 RECONHECIMENTO E GRATIDÃO!

Neste dia 15 de outubro comemoramos O Dia do Professor. Esta comemoração tem como origem no Brasil no dia 15/10/1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), quando D. Pedro I baixou um Decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.  Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta, no Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa, e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo País nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14/10/1963. Em homenagem aos nossos mestres apresentamos nas imagens acima três momentos distintos de nossa história de nossos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário