Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Personalidades de nossa história: Mário Schoeffel !

Mário Schoeffel, então participante da Banda Musical Rio Negrinho, em 1961 (foto: no destaque, do acervo Gerson Klitzke)
Mário Schoeffel, num destaque de uma propaganda eleitoral de sua candidatura a vereador em 1982 (foto do acervo de Marilza Tomelin)
Mário Schoeffel, em momento recente (agosto/2011). (foto do acervo do autor)
Alfaiate por quase 50 anos, músico e candidato à vereador, casado por mais de 45 anos, pai de 04 filhos, este é Mário Schoeffel. Iniciou a profissão de alfaiate, na qualidade de aprendiz em 1960, com seu irmão Edy, na hoje rua Martin Zipperer, no bairro Alegre. Transcorrido 03 anos passou a trabalhar com Antonio Scaburi e Alfredo Schiessl, tradicionais alfaiates da época, permanecendo até 1966, quando iniciou suas atividades como profissional autônomo nesta profissão. A partir de 1976 abriu sua própria firma individual, primeiro estabelecido à rua Senador Nereu Ramos, a seguir em 1981 à rua Jorge Zipperer, logo após, em 1982, à rua D. Pio de Freitas e por fim no atual endereço. Mário sempre trabalhou em seu próprio ateliê. Entre as atividades principais do seu dia a dia de alfaiate está de confeccionar ou consertar, exercendo as atividades de tirar medidas de cliente, traçar moldes e cortar o tecido segundo o molde, alinhavar as peças, fazer uma prova no corpo do cliente e efetuar ajustes, costurar e fazer o acabamento. Na maioria das vezes vende o tecido e apresenta o desenho do modelo para executar, mas também aceitando sugestões. Mário, na sua profissão é considerado um alfaiate tradicional, no qual constrói ternos principalmente para profissionais liberais que exigem um corte de terno impecável e personalizado, possuindo uma clientela cativa. Infelizmente a profissão de alfaiate, na sua forma tradicional, em Rio Negrinho encontra-se em extinção, pois além de Mário há somente mais um profissional estabelecido em nossa cidade. Nascido na localidade de Rio Preto, município de Mafra, limítrofe de nossa cidade, em 28/07/1943, é filho de Rudolpho e Lina Eckel Schoeffel, vindo morar para Rio Negrinho em 1960. Foi músico da Banda Musical Rio Negrinho e da Banda Weiss. Participou das eleições de 1982 na qualidade de candidato a vereador, infelizmente não se elegendo. Casado, desde 19/09/1964, com Ivone Marli Narloch, tem 04 filhos, José Rodolfo, Mário Rolf, Everton Maciel e Derli Aparecida. (texto com base em informações de Mário Schoeffel)

Nota do Blog: Infelizmente Mario Schoeffel veio a falecer, aos 68 anos, em 03 de fevereiro de 2012, e foi sepultado no Cemitério Municipal Parque da Colina, em Rio Negrinho.

4 comentários:

  1. Olá Osmair Bail, achei o seu blog muito bom, com bastante conteúdo e muita utilidade para preservar a memória do povo rio-negrinhense.

    Gostaria de perguntar se o senhor lembra qual foi o motivo que levou o Romeu Albuquerque ser eleito prefeito nas eleições de 1982 sendo que ele teve apenas 2.372 votos e Oscar Correa Vellasques teve 4.230.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20/07/2012

      Flávio, publiquei recentemente neste blog uma matéria sobre as eleições municipais de 1982 em Rio Negrinho, que acredito vai responder as tuas dúvidas. Um abraço, Osmair.

      Excluir
  2. Obrigado, Osmair! Li seu post e entendi o que ocorreu em 1982. Muito interessante.

    ResponderExcluir