Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Entrevista: A política sempre esteve na casa de Mauro Mariani

Nota do Blog: O Jornal PERFIL MULTI de Rio Negrinho, a quem agradecemos, publicou entre 12 de abril a 18 de maio de 2021 uma série de entrevistas especiais com os ex-prefeitos, em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho de 2021. Por ser matérias de interesse histórico de nosso município o Blog Rio Negrinho no Passado apresenta os textos publicados na sua íntegra. Salientamos que o conteúdo da matéria expressa a opinião dos respectivos entrevistados, não refletindo, necessariamente, a opinião do administrador deste Blog.

---------------------------------------------------------------

A política sempre esteve na casa de Mauro Mariani

Ex-prefeito avalia gestões e administração dele à frente da cidade

20/04/2021

Autora: Priscila Pires da Maia

Ex-prefeito Mauro Mariani na sede do Jornal Perfil Multi em 20/04/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)


Dando continuidade nas entrevistas com os ex-prefeitos em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho neste mês de abril, hoje vamos contar um pouco da trajetória de Mauro Mariani, que assumiu a Prefeitura por dois mandatos, de 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000 e de 1º de janeiro de 2001 a 05 de abril de 2002, data na qual renunciou ao cargo para ser candidato a deputado estadual, cargo para o qual foi eleito no mesmo ano. A campanha eleitoral de 1996 para eleição de prefeito envolveu dois candidatos: Guido Ruckl - já ex-prefeito na época, e Mauro Mariani - empresário.

Perfil Multi - Como foi a sua vinda para Rio Negrinho?

Mauro - Eu cheguei em Rio Negrinho em agosto de 1983. Vim com um propósito de ficar alguns meses apenas e retomar meus estudos. Antes eu estudava no Rio Grande do Sul e queria estudar em Curitiba. Eu fazia engenharia mecânica. Acabou que começamos a trabalhar. Estávamos iniciando uma pequena fábrica de móveis, e acabei me entrosando na cidade, gostando cada dia mais, e nunca mais cogitei de sair de Rio Negrinho. Foi algo impressionante, um amor à primeira vista, porque cheguei em agosto para ir embora em novembro ou dezembro e, agora, estou aqui há quase 40 anos.

Perfil Multi - Como a política entra na sua vida?

Mauro - Na minha casa todo mundo tinha um veio político. Meu avô tinha sido prefeito, meu cunhado foi prefeito, minha mãe foi vereadora. De alguma forma, a família era envolvida com a política. Minha mãe também foi secretária do estado, secretária de educação, então a gente convivia o dia a dia, e quando se sentava à mesa se falava de política. De política pública, da cidade e das coisas que precisam ser feitas, do que estava faltando. A discussão sempre era em torno de política e da coisa pública. Depois eu fui fazer universidade em um momento da história que havia uma discussão muito politizada nas universidades. Era um momento importante na história do Brasil, isso também influenciou porque era muito politizado, mais até do que hoje e, na universidade que eu estava, existiam pessoas de vários lugares da América Latina e do Brasil inteiro também. E esta diversidade de pensamentos foi me forjando. Quando vim para Rio Negrinho, já com tudo isso na minha bagagem, percebi que a cidade precisava de discussão política mais forte. Assim, fui candidato a prefeito, a primeira vez em 1992, quando fundamos o PTB, na época era o Aldo Packer, Valdemiro Vicente, Aldo Costa, e outras lideranças da cidade. O fato real é que ninguém acreditou no potencial daquele grupo de pessoas, na época ninguém nos procurou para fazer uma composição e pedir apoio, fomos meio que desprezados e, já que era assim, então fui o candidato a prefeito em 1992, uma eleição com figurões da política como Romeu Albuquerque e José Kormann.

Perfil Multi - Como foi assumir a administração da cidade? Quais foram as mudanças que aconteceram em Rio Negrinho?

Mauro - Eu considero fundamental para o sucesso da nossa gestão, a preparação que nós tivemos, a disputa de 1992, o mergulho que nós fizemos na sociedade de Rio Negrinho, conversando com todas as pessoas, de todos os bairros, de todas as classes. Quando fizemos aquela grande imersão, levando a discussão política, tivemos um retorno muito importante das pessoas. Quando ganhamos a eleição, em 1996, eu tinha certeza e exatidão no meu diagnóstico. Eu sabia exatamente o que as pessoas precisavam em Rio Negrinho. Eu estava muito preparado do ponto de vista das necessidades da cidade, e aí era começar a trabalhar para atender e resolver os problemas das pessoas, e, claro, contei com uma equipe muito motivada na época, de gente jovem que chegou cheia de dedicação. Nós assumimos uma Prefeitura que tinha uma grande briga política entre grupos. E quando nós ganhamos a eleição não tínhamos compromisso com aquela briga, e eu disse: de hoje em diante não tem mais briga, viramos aquela página e isso foi importante para Rio Negrinho na época e pudemos, sem nenhum pudor, olhar as coisas boas que o Dr. Romeu fez e que o Guido fez.

Perfil Multi - Quais foram estas ações que mudaram a estrutura da cidade?

Mauro - Exemplo que cito é a saúde que não tinha nenhuma estrutura. A Secretaria de Saúde tinha menos de 30 funcionários. As pessoas que são da minha época como prefeito vão lembrar que não tinha atendimento ambulatorial na saúde. As empresas todas eram obrigadas a ter um convênio com empresas que prestavam atendimento, porque não se conseguia consultas no posto, e nós estruturamos o sistema de saúde da cidade. Tive a colaboração de muita gente, mas destaco alguns médicos que nós trouxemos para Rio Negrinho, que foram fundamentais e, jovens, vieram cheios de vontade e com uma formação para fazer saúde pública. Quando saímos da Prefeitura, a Secretaria de Saúde já era uma grande secretaria com mais de 200 profissionais trabalhando. Lembro que, para nós contratarmos a primeira enfermeira formada foi um problema. Nós não tínhamos nenhuma enfermeira formada em Rio Negrinho. E tudo isso agregou energia para as mudanças. Exemplo também foi a educação, que tivemos uma grande mudança onde, no início da nossa gestão, fechamos 20 escolas do interior da cidade. Fizemos a nucleação das escolas, com isso demos a oportunidade para as crianças poderem estudar. Colocamos transporte escolar e fizemos dois núcleos: um na Volta Grande e um no bairro Jardim Hantschel, na escola Henrique Liebl, que funciona até hoje. Essas duas ações foram fundamentais para o desenvolvimento de Rio Negrinho: estruturar a saúde pública e a educação, que é a maior necessidade básica. Eu sempre fui e sou defensor da educação, que é o que verdadeiramente transforma, não tem outro caminho. Se hoje eu voltasse a ter o comando de uma cidade, minha prioridade seria a educação.

Perfil Multi - Como você avalia o atual cenário político?

Mauro - Eu jamais vou deixar de falar de política, mesmo que eu não queira disputar eleição, mas falar de política sempre vou falar. Porque eu sei o quanto a política transforma, sendo para o bem ou para o mal. Eu fui testemunha, participei, vi grandes coisas sendo feitas e vi tragédias construídas por mal gestores. Eu sou um pregador de que as pessoas têm que discutir política, aliás, desde o primeiro dia que subi no palanque meu discurso era este, para que as pessoas participassem da política, porque ela mexe com a vida das pessoas. Eu fico muito triste hoje, no Brasil, quando eu vejo essa radicalização no processo político. Ou você é A, ou você é B. Se é o A, é santo, e se é do B, é bandido. Tá tudo errado. Tem gente boa no A e no B, e bandido no A e no B. É preciso entender, saber conviver com esta diversidade, aliás, a democracia pressupõe isso, mas hoje vejo as discussões desanimadoras, as pessoas não querem ouvir, elas querem ofender. Nós vamos ter consequências por muito tempo. Vamos ficar pagando esta raiva que está estampada nas redes sociais, no dia a dia e na família, quando as pessoas não querem viver com seus desiguais, cada um quer viver na sua bolha. Eu rezo para que isso acabe no Brasil.

"Quando ganhamos a eleição, em 1996, eu tinha certeza e exatidão no meu diagnóstico sobre as necessidades das pessoas".

"Se hoje eu voltasse a ter o comando de uma cidade, minha prioridade seria a educação"

"Eu fico muito triste hoje, no Brasil, quando eu vejo essa radicalização no processo político"

Um comentário:

  1. MAURO MARIANI - um grande aquisição para Rio Negrinho. Um Prefeito que soube projetar a cidade através sua atuação em seus dois mandatos 1997/2000 e reeleito para 2001/2002, sendo na sequência Deputado Estadual, com brilhante atuação. Lamentavelmente seu sucesso só não foi maior pelo fato de não ter conquistado a Governadoria de Santa Catarina. Contudo, faço votos que continue sua escalada, ainda existe muito a ser realizado não só para RN e Região, mas quiçá em todo nosso Estado.

    ResponderExcluir