Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 5 de junho de 2021

Entrevista: Inauguração do novo hospital foi o marco de Abel Schroeder

Nota do Blog: O Jornal PERFIL MULTI de Rio Negrinho, a quem agradecemos, publicou entre 12 de abril a 18 de maio de 2021 uma série de entrevistas especiais com os ex-prefeitos, em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho de 2021. Por ser matérias de interesse histórico de nosso município o Blog Rio Negrinho no Passado apresenta os textos publicados na sua íntegra. Salientamos que o conteúdo da matéria expressa a opinião dos respectivos entrevistados, não refletindo, necessariamente, a opinião do administrador deste Blog.

---------------------------------------------------------------

Inauguração do novo hospital foi o marco de Abel Schroeder

26/04/2021

Autor(a): Pricila Pires da Maia

Ex-prefeito Abel Schroeder na sede do Jornal Perfil Multi em 26/04/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)

Continuando com as entrevistas dos ex-prefeitos, em homenagem aos 141 anos de Rio Negrinho, hoje trazemos a entrevista com Abel Schroeder que foi prefeito e também vereador por dois mandatos, tendo também ocupado o cargo de presidente da Câmara de Vereadores nos dois mandatos. Abel conta como foi assumir a prefeitura após a renúncia do ex-prefeito Almir Kalbusch, já falecido. E que, mesmo assumindo os trabalhos por apenas dois anos, ele e toda sua equipe conseguiram fazer muitas ações em prol de Rio Negrinho.

 Perfil Multi - Como que a política entrou na sua vida?

Abel - A minha entrada na política se deu no ano de 1990, atendendo ao convite do Mauro Mariani e outros amigos de um grupo que estava sendo formado na época para fazer parte da política em Rio Negrinho. Esse grupo não queria estar nem com os partidos tradicionais da época, que basicamente eram o PP e o MDB, então nós refundamos o PTB. E essa turma começou a fazer a política, a participar. Fomos até Volta Grande fazer um evento, se não me engano era na eleição da intendência, e participamos de vários eventos para nos tornar conhecidos. Para minha surpresa, logo em seguida, em 1992, teve a eleição municipal. Novamente fui procurado por este grupo, junto com o Mauro, para que eu fizesse a composição na chapa majoritária, na condição de vice-prefeito, junto com o Mauro como prefeito, assim, nós participamos daquela eleição. Não fomos vitoriosos, mas fizemos uma votação muito expressiva. Deu para mostrar a cara da "gurizada", como éramos chamados. Na eleição seguinte, em 1996, o Mauro conseguiu se eleger prefeito numa coligação com o PP. Eu fui o vereador mais votado pelo MDB, com 1.011 votos, e assim começa nossa história na política, já trabalhando e aparecendo como autoridades municipais eleitas pelo voto popular. Eu lembro bem nas nossas conversas com o Mauro, e outros companheiros da época, e o que a gente falava sempre: tornar Rio Negrinho viável. O que era isso? Fazer com que o empreendedor lá de fora veja Rio Negrinho como uma cidade que possa investir e que vai ter lucro.

 Perfil Multi - Como foi assumir a Prefeitura após a renúncia do ex-prefeito Almir?

Abel - Eu estava preparado para isto. Fui vereador por dois mandatos, e duas vezes presidente da Câmara. Fui secretário de Saúde a convite do Almir. No final, quando chegou na eleição de 2004, começaram a cogitar quem iria compor a chapa com Almir ou quem seria cabeça de chapa numa eleição pelo MDB. Meu nome já figurava. Tinha feito um bom trabalho na secretaria de saúde. E, assim, fomos à eleição. Eu a o Almir ganhamos. Já era o terceiro mandato consecutivo do MDB. Infelizmente, o Almir apresentou uma depressão profunda com síndrome do pânico e saiu para tratar da saúde dele. Assumi a Prefeitura interinamente, e quando ele renunciou, fiquei definitivamente, até porque corria o risco dele acabar ficando pior, sofrendo toda a pressão como prefeito. Conseguimos dar uma clareada na administração. Minha formação é de educação e acabei indo muito nas escolas, ambiente que sempre gostei de estar, conversando com diretores e professores, e com pais de alunos. Estavamos muito bem, mas tínhamos aqueles processos da eleição de 2004 que sempre acabaram nos afetando e prejudicando de alguma forma a nossa maneira de administrar, porque ficávamos preocupados. Eu entendo que fomos exitosos porque, no final de 2006, nós estávamos politicamente e administrativamente muito bem.

Ex-prefeito Abel Schroeder na sede do Jornal Perfil Multi em 26/04/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)

Perfil Multi - O que vocês conseguiram fazer enquanto estavam na Prefeitura?

Abel - Eu fui o prefeito que conseguiu inaugurar o novo hospital. Não é uma obra única da Prefeitura, mas de toda a comunidade. Como prefeito, terminamos a obra, inauguramos e entregamos para a população este hospital, e como munícipe agradeço todas as pessoas envolvidas que ajudaram nesta construção. Também o terminal urbano de passageiros estava em execução, acabou vindo para nós, inauguramos e colocamos em funcionamento. Não só o terminal, mas também o sistema integrado de transporte, que até então não existia. Hoje todo mundo usa o itinerário e locomoção com o transporte. Também tivemos a felicidade de ir a Florianópolis, acompanhado com o Mauro, que na época era deputado. Fomos na secretaria de segurança pública e conseguimos verba para a construção dos dois quarteis. Fizemos o projeto aqui na Prefeitura. Eu consegui inaugurar o dos bombeiros. Tivemos a felicidades de assinar dois convênios muito importantes para Rio Negrinho, um deles a pavimentação dos primeiros quilômetros da SC-112 e outro do aeródromo, os dois eram na faixa de R$ 2 milhões cada. Isso são algumas obras, mas eu, ainda como prefeito iniciei e terminei a escola Marcelino Stoebel, na Volta Grande, assim como outras reformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário