Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Entrevista: Guido Ruckl conta trajetória enquanto prefeito de Rio Negrinho

Nota do Blog: O Jornal PERFIL MULTI de Rio Negrinho, a quem agradecemos, publicou entre 12 de abril a 18 de maio de 2021 uma série de entrevistas especiais com os ex-prefeitos, em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho de 2021. Por ser matérias de interesse histórico de nosso município o Blog Rio Negrinho no Passado apresenta os textos publicados na sua íntegra. Salientamos que o conteúdo da matéria expressa a opinião dos respectivos entrevistados, não refletindo, necessariamente, a opinião do administrador deste Blog.

__________________________________

Guido Ruckl conta trajetória enquanto prefeito de Rio Negrinho

Série especial de entrevistas com ex-prefeitos em comemoração ao aniversário

12/04/2021

Autor(a): Pricila Pires da Maia

Ex-prefeito Guido Ruckl na sede do Jornal Perfil Multi em 12/04/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)


A partir desta edição do Jornal Perfil Multi, vamos trazer uma série de entrevistas com ex-prefeitos de Rio Negrinho. A série comemora os 141 anos da cidade, a serem completados no dia 24 de abril. Nosso primeiro entrevistado é o ex-prefeito Guido Ruckl, hoje com 70 anos e ainda ativo na política rio-negrinhense. Ele foi eleito em 1988, tendo como vice-prefeito José Kormann. Seu mandato aconteceu na 10ª gestão, de 1o de janeiro de 1989 à 31 de dezembro de 1992. Há exatos 33 anos, as eleições davam a vitória ao empresário Guido Ruckl, que venceu as eleições com 6.139 votos.

Perfil Multi - Como iniciou sua vida na política?

Guido - Eu sou natural do interior da cidade, nascido no Serro Azul. Em 1985 vim morar na cidade devido a morte do meu irmão Geraldo. Vim para substituir ele e assumir a direção da empresa da família. Eu jamais imaginaria me envolver na política, mas foi então que Marinho Hoenicki, meu irmão Nivaldo, e mais algumas pessoas da cidade fundaram o PFL em Rio Negrinho. Eu sempre rindo deles, porque na época era filiado ao PDS e dizia para eles que o partido deles era fraco. Foi então que acabaram me filiando no PFL, tudo estava certo para minha candidatura como vereador, mas após conversas, meu nome foi colocado para candidato a prefeito. E, para minha surpresa, fui eleito com 6.139 votos, junto com José Kormann, que era meu vice. Assumimos a prefeitura em 1989.

Perfil Multi - Como foi assumir a prefeitura sendo que o senhor nunca tinha sido candidato a nada?

Guido - Como eu vinha da direção de uma empresa com mais de 300 funcionários, então eu já tinha uma experiência de liderança. Também desde o tempo do futebol, campeonatos, eu sempre fui um líder, e dentro da prefeitura continuei sendo este líder. Sempre tive um bom relacionamento com o funcionário público, e até hoje temos muitos amigos dentro da Prefeitura. Nós tínhamos um propósito que era trabalhar pela cidade, e foi assim que fizemos. Eu busquei recursos de todos os lados. Não media esforços para que a cidade tivesse sempre o melhor, e ao assumir a administração trabalhamos com foco de melhorar a qualidade de vida das pessoas, trazer inovações, fazer com a cidade crescesse ainda mais. Quando assumimos a Prefeitura, tivemos que consertar maquinário para começar a trabalhar. E, com isso, seguimos em frente em nossos trabalhos.

Perfil Multi - O que o senhor destaca como principais trabalhos em sua gestão?

Guido - Uma das maiores novidades da minha gestão foi a compra de uma usina de asfalto, algo inovador na cidade. Nós mesmos fazíamos o asfalto. Comprávamos o material e usinávamos. Tivemos sucesso porque o primeiro metro de asfalto foi no nosso mandato, está o marco no morro do Kamienski, a região da rodoviária, o centro, foi tudo nós que asfaltamos, assim como outras ruas. Tinha recurso e, com pouco, a gente fazia muito. Outra coisa que me deixa muito orgulhoso em nosso mandato foi no setor da habitação. Tivemos o maior projeto habitacional do estado, onde construímos 450 casas no bairro Industrial Norte, a popular cohab nova. Paulo Beckert fez a cohab velha e nós a nova. O terreno já tinha sido comprado pelo Albuquerque, mas eu que urbanizei e traçamos todas as ruas, e eu que entreguei as 450 chaves para os moradores, isso me deixa feliz até hoje porque aquele bairro cresceu muito, foi uma vitória para Rio Negrinho, e mais 26 casas no bairro São Pedro, estas construídas com recursos da Prefeitura. Ainda em nossa gestão tivemos a honra de construir o prédio onde hoje é a UNC. Quando construído, a finalidade era a Polícia Militar e os Bombeiros, que hoje estão em outros prédios muito bem colocados na cidade.

Perfil Multi - Entre tantos projetos e ações, o senhor tem como mérito o Distrito de Volta Grande, que foi criado em sua gestão.

Guido - Foi na minha gestão que criamos o distrito de Volta Grande, que na época era chamada de intendência. Com o passar dos anos, os outros prefeitos transformaram em subprefeitura. Mas a demarcação do local foi feita na nossa gestão. Foram muitos feitos para Rio Negrinho, e com todo este empenho da minha equipe de trabalho, em um final de ano recebemos a notícia que Rio Negrinho foi o único município que estava com toda a documentação em dia para receber uma doação da Cultura do Governo Federal. Com aquele valor, compramos 400 instrumentos musicais, e assim doamos para as escolas municipais e estaduais. Sempre pensando na educação, construímos duas creches para ajudar as famílias. Também pensando na saúde, construímos unidades de saúde e, ainda falando em educação, o meu vice na época, sendo ele José Kormann, foi o único da história da cidade a ser eleito pelos professores, secretário de Educação. Isso foi algo inédito na cidade, e com o ótimo trabalho feito por ele, compramos o terreno no bairro Pinheirinho e construímos a escola Padre Claudio Longen. Na Quitantinha também construímos a escola Quiliano Martins. Foram quatro anos de muito trabalho e conquistas para a Rio Negrinho. Nossos objetivos eram a educação, saúde, habitação e infraestrutura.

Perfil Multi - Como o senhor analisa o atual cenário político?

Guido - Hoje tudo está muito diferente. Cada prefeito tentou fazer seu máximo dentro da Prefeitura. No meu ponto de vista, vejo hoje aquele prédio do antigo hospital, aquilo poderia e deveria ser reformado para abrigar todas as secretarias. Eu não admito que uma cidade que vai completar 141 anos ainda esteja alugando salas, então este cenário me preocupa. Vejo que faltam materiais para o trabalho, porque nós tinhamos dois trator-esteira comprados pelo Paulo Beckert, e hoje somos o único município que não tem esta máquina. Também hoje a Prefeitura não tem uma máquina PC, com isso, em algumas coisas, Rio Negrinho acabou indo para atrás. Uma coisa que muitos não sabem é que foi na minha gestão que foi comprado o terreno do hospital e também construímos o poço artesiano e, assim tivemos muitas mudanças na cidade. Em termo de crescimento, nunca vi uma cidade crescer sem vir indústria, porque uma indústria sempre chama outras coisas para a cidade. Infelizmente, sem indústrias boas, viramos um dormitório de outras cidades, e Rio Negrinho está assim. O comércio vai bem porque o pessoal mora aqui e vai buscar o dinheiro fora. Mas também muitas pessoas acabam indo embora, então está na hora de vir uma empresa de porte para Rio Negrinho. Nossa cidade é ordeira, de povo trabalhador, uma cidade boa de se viver.

“Eu jamais imaginaria me envolver na política”

“Eu busquei recursos de todos os lados”

“Tivemos o maior projeto habitacional do estado, onde construímos 450 casas no bairro Industrial Norte”

“Nós mesmos fazíamos o asfalto. Comprávamos o material e usinávamos.”

“Aquele prédio do antigo hospital, poderia e deveria ser reformado para abrigar todas as secretarias”

Nenhum comentário:

Postar um comentário