Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Entrevista: Julio Ronconi diz que focou os quatro anos em trabalho

Nota do Blog: O Jornal PERFIL MULTI de Rio Negrinho, a quem agradecemos, publicou entre 12 de abril a 18 de maio de 2021, uma série de entrevistas especiais com os ex-prefeitos, em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho de 2021. Por ser matérias de interesse histórico de nosso município o Blog Rio Negrinho no Passado apresenta os textos publicados na sua íntegra. Salientamos que o conteúdo da matéria expressa a opinião dos respectivos entrevistados, não refletindo, necessariamente, a opinião do administrador deste Blog.

---------------------------------------------------------------

Julio Ronconi diz que focou os quatro anos em trabalho

Ele acredita que não foi reeleito porque esqueceu de fazer política

 

18/05/2021


Autor(a): Pricila Pires da Maia


Ex-prefeito Julio Ronconi na sede do Jornal Perfil Multi em 18/05/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)


Seguindo a etapa de entrevistas em homenagem aos 141 anos de Rio Negrinho, com os ex-prefeitos, o entrevistado de hoje é Julio Ronconi, que assumiu a administração em 1º de janeiro de 2017, e deixou o cargo de prefeito em 31 de dezembro de 2020. Durante a entrevista, ele destacou que talvez não tenha sido reeleito porque não fez política durante os quatro anos de mandato, mas se preocupou em apenas trabalhar em prol das pessoas.


Perfil Multi - Como a política entrou na sua vida?

Julio - Isso já vem de sangue. Meu avô, Paulo Beckert, foi prefeito. Meu pai foi candidato a prefeito e vereador e sempre gostei muito da política. Eu acredito que a política é um dos melhores meios de você melhorar a comunidade de uma forma mais rápida. E gostei mais ainda quando fui cabo eleitoral do meu pai. Quando ele foi candidato, eu saía fazer campanha com ele na rua e isso me fez gostar ainda mais da política. Assim, acabei fazendo com que a política entrasse na minha vida. Fui candidato a vereador, candidato a deputado estadual, e quando assumi como deputado, fiz projetos importantes, assim também como quando vereador e tive a honra de ser presidente da Câmara de Vereadores.

A eleição de deputado estadual me projetou bastante. Tive a oportunidade de deputar quatro meses na Assembleia Legislativa, e isso impulsiona a vida da gente, porque vemos que podemos melhorar a vida das pessoas. Quando você realmente se dedica para a política, e se dedica para aquilo que as pessoas confiaram, você acaba tendo um resultado muito grande. Prova disso são as inúmeras obras que aconteceram e que ainda estão acontecendo em Rio Negrinho, fruto do nosso trabalho de buscar verbas. Rio Negrinho, durante o meu mandato, foi uma das cidades que mais conseguiu recursos a nível federal e estadual em relação às cidades. Isso deixa a gente orgulhoso, porque percebe e passa por muitas obras que a gente fez. A política está no sangue e não consegue se desligar dela.

Perfil Multi - Você acredita que ser vereador e deputado fortaleceu ainda mais sua candidatura a prefeito?

Julio - Trabalhamos em uma série de situações, primeiro que para você entrar na política de uma hora para outra, acontece mas é difícil. Você não pode trabalhar na exceção, precisa ser na regra. E eu já vinha fazendo um trabalho frente ao Sindicato dos Servidores Públicos desde 2004, quando fundamos ele, ajudando muitas pessoas. Depois, como vereador, ajudamos a trazer empresas para Rio Negrinho. Conseguimos aprovar doações de terrenos para novas indústrias que geraram e ainda geram impostos para a cidade. 

Como deputado tive a oportunidade de fazer leis e aprovar projetos importantes para várias categorias. Defendemos vários interesses não só da cidade, mas da região, e tudo isso é uma construção para você chegar a se eleger prefeito. Nós tínhamos um grupo bem dedicado na época, uma coligação que favorecia, e, assim, começamos a trabalhar. 

Uma mudança de uma sociedade, você mudar e melhorar uma cidade não é de uma hora para outra, existe um caminho que você deve traçar e por isso nós começamos com o DEL. Quando iniciei meu mandato como prefeito, foi pelo DEL, e isso é um planejamento de 10 a 20 anos, e na política também você deve ter um planejamento para ela, e a eleição de prefeito veio justamente porque construímos este caminho, pelo fato de ter um histórico na família.

Perfil Multi - Como foi assumir a administração pela primeira vez, e quais ações que marcaram sua gestão?

Julio - Foi uma experiência fantástica. Eu sou apaixonado por isso. Meus filhos nunca gostaram tanto de ter o pai com tanto tempo em casa como agora, porque eu realmente me dediquei muito. Eu trabalhava sábado, domingos, feriados, à noite. Muitas pessoas passavam e viam a luz do meu gabinete acesa. Eu estava lá trabalhando, estudando, me dedicando, lendo e organizando o que a gente tinha pela frente. 

Assumir a Prefeitura para mim foi um desafio enorme e uma honra muito grande. Talvez seja este o fato para não ter sido reeleito. Eu não fiz política, eu trabalhei muito, e, na época, minha ideia era trabalhar no escritório de advocacia, levar minha profissão paralelamente com a de prefeito. Pensei isso só na primeira semana. 

Na segunda semana deixei minha profissão de lado e fui me dedicar exclusivamente à Prefeitura. Porque ou você faz uma coisa bem feita, porque não tem como fazer outras coisas juntas. Nós fizemos projetos importantíssimos, ligados a pavimentações de inúmeras ruas. Ruas que estão sendo pavimentadas hoje são da nossa gestão. Muitas que ainda vão ser pavimentadas durante este ano são obras da nossa época, que nós fomos atrás de dinheiro do projeto, nós que licitamos e contratamos. 

Fizemos o asfalto da Rua Luiz Graff, ajudamos a Fundação Hospitalar no primeiro ano com a contratação do Instituto Santé, pagamos o instituto para que desse o início das atividades, isso porque quando assumimos a administração do hospital tinha R$ 5 milhões de dívidas. Hoje tem saldo positivo. 

Fizemos a creche da Quitandinha, uma obra que as pessoas achavam que tinha que demolir, a gente conseguiu deixar ela em funcionamento, reformamos várias escolas e creches, fizemos inúmeras ruas em concreto usinado, uma tecnologia em pavimentação em ruas, trouxemos o antipó muito mais barato. Realizamos muitas cirurgias de cataratas, exames, organizamos a saúde.

Tínhamos médicos nos postos, e na área da educação ampliamos o número de escolas em tempo integral, melhoramos a qualidade de ensino em Rio Negrinho. Isso enche a gente de orgulho. E mesmo com a pandemia não paramos em nenhuma área, não perseguimos ninguém, pelo contrário, ajudamos muita gente. 

Nossa administração foi voltada ao trabalho, à realização e organização da cidade. Uma cidade só vai para frente se tiver planejamento, que é feito por uma equipe.

"Tive a oportunidade de deputar quatro meses na Assembleia Legislativa, e isso impulsiona a vida da gente"

"Nós tínhamos um grupo bem dedicado na época, uma coligação que favorecia, e, assim, começamos a trabalhar"

"Ruas que estão sendo pavimentadas hoje são da nossa gestão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário