Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 15 de maio de 2021

NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO BAIRRO BELA VISTA, EM NOSSA CIDADE

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 07/05/2021, na edição nº 5.371, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

__________________________________


Um de nossos bairros tem a denominação de Bela Vista, que tem como principal via de acesso a rua Carlos Hantschel. Esse texto tem por base informações de Theo Ulrich Hantschel e de pesquisas do autor da coluna.

__________________________________


Carlos Hantschel – Como já referimos em artigo anterior, as origens dos bairros Bela Vista, Jardim Hantschel, Quitandinha e São Pedro, tem em seus primórdios estreitas ligações com a família do pioneiro Carlos Hantschel e seus descendentes.


Pioneiro Carlos Hantschel e sua esposa Maria Stueber
(Foto: acervo de Theo U. Hantschel)


O pioneiro Carlos Hantschel adquiriu em nosso município, em seus primórdios duas faixas de terras, com frente a Imperial Estrada Dona Francisca, Km. 104, divisando aos fundos com o rio Negrinho, extremando de um lado com um arroio (ao lado do Posto Mires) e o rio Negrinho e outra com o rio dos Bugres. O primeiro terreno foi adquirido dos Hillemann, com 40 alqueires, e o segundo, comprado em 1910 do pioneiro José Preisler, com 13,5 alqueires, que houvera se mudado para a localidade de Rio Preto do Sul. A primeira área descrita a partir da antiga Estrada Dona Francisca formou todo o Bairro Bela Vista.

Origem do Bairro Bela Vista – Após o falecimento de Carlos Hantschel em 1917, coube aos seus filhos José e Erna Ema boa parte das terras que formam o bairro de Bela Vista.

Essa gleba sofreu uma intervenção importante que foi a construção da Estrada de Ferro, em 1910, que fracionou o terreno, deixando uma faixa de terras entre o rio Negrinho e a Estrada de Ferro.

Outro fator primordial foi a instalação da futura Móveis Cimo, em 1918, no atual centro administrativo de Rio Negrinho. Com o crescimento dessa empresa começa a migrar para nossa futura cidade novas famílias, a partir de 1921, se instalando em terras da empresa, constituindo a Vila Operária, ou em terras que os seus empregados foram adquirindo de outros grandes proprietários, como a família de Romédio Pillati, na Vila Nova ou da família Hantschel, formando o Bairro Bela Vista.

Para formação do Bairro Bela Vista se defrontava uma barreira natural que era o cruzamento do rio Negrinho.

Imagem da antiga Ponte do Engel, vendo-se aos fundos parte do estoque de madeiras da Móveis Cimo (Foto: acervo de Alfredo Werner)


A primeira ponte construída sobre o rio Negrinho, entrada do Bairro Bela Vista, atualmente denominada de “Engenheiro Nery Waltrick”, antes conhecida como “Ponte do Engel”, pois tudo leva a crer, que foi construída por Luiz Germano Engel, proprietário da extinta Olaria Engel, para acesso a retirada do barro com acesso por um caminho, que constitui-se a atual rua Otto Dettmer. A lagoa ao final da rua Otto Dettmer se originou da retirada do barro para fabricação de tijolos e telhas daquele terreno. Segundo registros encontrados, Engel, em 1924 já residia em nossa cidade.

Acesso ao Bairro Bela Vista, através da Ponte Nery Waltrick, antes Ponte do Engel ou Ponte do Gibaco (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Certamente após a construção dessa primeira ponte Engel, ainda que precária, facilitou enormemente a venda dos primeiros lotes e a instalação dos primeiros moradores do Bairro Bela Vista, nos meados de 1925. Já encontramos o registro de Bela Vista no ano de 1945.

Até a presente data não encontramos um registro da origem da denominação de Bela Vista e nem do início desta designação. Mas imaginemos a exuberância da beleza das matas que cobriam todo o bairro, certamente é uma boa explicação para essa nomenclatura.

Crescimento – O Bairro Bela Vista tem como espinha dorsal a rua Carlos Hantschel, e o desenvolvimento inicial se deu nessa via principal e suas transversais, principalmente na sua parte mais antiga.

Rua Carlos Hantschel numa vista de 1969 (Foto: acervo da Profª Cheila Liebl)



Acesso ao Bairro Bela Vista, através da Ponte Nery Waltrick, antes Ponte do Engel ou Ponte do Gibaco (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Acesso ao Bairro Bela Vista, através da Ponte Nery Waltrick, antes Ponte do Engel ou Ponte do Gibaco (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)



Imagem do rio Negrinho, a partir da Ponte Nery Waltrick (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Placa inaugural da Ponte Nery Waltrick (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Rua Otto Dettmer, uma das primeiras vias do Bairro Bela Vista (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Antigo prédio do mercado municipal (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista inicial da Rua Carlos Hantschel (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista parcial da Rua Prefeito Hugo Fischer (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista da Escola Municipal Aurora Siqueira Jablonski (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista parcial da Rua José Maria Cardoso da Veiga (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista parcial da Rua Prefeito Hugo Fischer (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista parcial da Rua Carlos Hantschel (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista parcial da Rua Carlos Hantschel (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista do prédio da Escola de Música Prof. Valdeci Maia (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)

Vista do prédio/sede da Secretaria Municipal de Educação (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista do prédio do Fórum da Comarca de Rio Negrinho (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista da Creche Municipal Tempo Feliz (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)

Vista do prédio do Corpo de Bombeiro Militar (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)


Vista do prédio da Polícia Militar (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)

Vista do Hotel Pousada João de Barro (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)

Vista da creche municipal Mundo Encantado (Foto: acervo do autor da coluna - 20/08/2018)

O crescimento do Bairro nas suas artérias na direção sul, com as Ruas Hugo Fischer e José Maria Cardoso da Veiga, a partir da Escola Aurora aconteceu a partir dos meados da década de 1970, após o falecimento em 1969 de José Hantschel, proprietário daquelas terras, que se originou no Loteamento Irmãos Hantschel, com 180 lotes, situado entre as ruas Procópio Moreira e Paulo Tureck.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

2 comentários:

  1. OSMAR BAIL, novamente nos brinda com um belo texto, preservando aspectos de nossa terra, que não fosse assim poderiam estar perdidos no tempo. OBRIGADO.

    ResponderExcluir