Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 8 de maio de 2021

NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO BAIRRO JARDIM HANTSCHEL, EM NOSSA CIDADE

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 30/04/2021, na edição nº 5.370, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

__________________________________


Um dos bairros de nossa cidade tem a denominação de Jardim Hantschel, margeando a Rodovia Br-280, no sentido Rio Negrinho a Mafra. Esse texto tem por base informações de Theo Ulrich Hantschel e de pesquisas do autor da coluna.

__________________________________


Largas faixas de terras – Os bairros Bela Vista, Jardim Hantschel, Quitandinha e São Pedro, tem em seus primórdios estreitas ligações com a família do pioneiro Carlos Hantschel e seus descendentes.

Pioneiro Carlos Hantschel com seus 2 filhos Alfredo (frente) e José, em 1914
 (Foto: acervo de Theo U. Hantschel)


Este pioneiro, que imigrou ao Brasil ao 1888, casou-se com Maria Stueber, começou as suas atividades por Rio Negrinho em 1890, onde construiu uma casa num terreno adquirido da família Hillemann, onde a seguir construiu uma sapataria.

Estabeleceu-se em definitivo em Rio Negrinho, em 1894, no Km. 104 da antiga Estrada Dona Francisca, onde até hoje vivem os seus descendentes, com a profissão de sapateiro, defronte à esquina da atual Rua Adolfo Konder. Esta larga faixa de terras cresceu com a compra de outro terreno, em 1910, de José Preisler, os quais formaram todo o Bairro Bela Vista, que trataremos em outra matéria. Isto sem contar um outro imóvel que havia adquirido por ocasião da implantação da Colônia Miranda.

Depois da morte de Carlos, em 1917, sua esposa Maria, de posse de recursos frutos da herança de sua mãe, adquiriu uma gleba de terras, que se estendia da ponte do rio dos Bugres, subindo pela Estrada Dona Francisca até a altura da Quitandinha, onde parte dos seus descendentes residem até hoje, que hoje se constituem o bairro Jardim Hantschel e parcialmente o Bairro Quitandinha. Maria Stueber, faleceu com 83 anos, em 22/09/1956, e encontra-se enterrada no Cemitério da Paz, em Rio Negrinho.

José Hantschel na solenidade de doação oficial do terreno a Escola Aurora, em 1º/07/1967 (Foto: acervo de Theo U. Hantschel)


José Hantschel – Com a morte de Maria Stueber os seus bens foram partilhados com 8 filhos: Carlos (nasc. 08/04/1894), Luiza (nasc. 05/08/1895), Hermina (nasc. 09/02/1898), Maria (nasc. 08/02/1901), Rodolfo (nasc. 17/12/1902), José (nasc. 20/09/1906), Alfredo (nasc. 11/07/1910) e Erna Ema (nasc. 02/02/1912).

José Hantschel ladeado pelo vereador José Flores de Souza e Mateus Bachmann, na solenidade de doação oficial do terreno a Escola Aurora, em 1º/07/1967 (Foto: acervo de Theo U. Hantschel)


Coube a José Hantschel três áreas, uma no bairro Bela Vista, futuro Loteamento Irmãos Hantschel, outra no bairro São Pedro e a terceira, que se constituiu no atual bairro Jardim Hantschel.

Homem tranquilo, solteiro, tinha como renda a de pequeno agricultor e criador de gado, e da venda esporádica de lotes no bairro de Bela Vista.

Foi voluntário na revolução Getulista de 1930. Foi suplente de vereador em São Bento do Sul pelo então Distrito de Rio Negrinho, no quadriênio 1936/1939, cuja posse se realizou em 04/03/1937. Nesta legislatura foram vereadores titulares representantes eleitos por Rio Negrinho Roberto Buchmann, Carlos Lampe, Martim Zipperer.

Foi benemérito doador da área de terras em 1965, para construção da Escola Estadual Reunidas, situado à rua Prefeitura Hugo Fischer, que passou a ser chamada oficialmente de "Aurora Siqueira Jablonski", em 13/10/1967, e atualmente denominada Escola Básica Municipal Professora Aurora Siqueira Jablonski. Infelizmente José Hantschel veio a falecer prematuramente com 62 anos, em 12 de março de 1969.

Vista do Bairro Jardim Hantschel (fundos) a partir da rua Carlos Hantschel 
(Foto: acervo do autor do Blog)


Bairro Jardim Hantschel – Com o falecimento de José Hantschel coube aos seus irmãos e sobrinhos a posse da partilha dos seus bens. Liderados por Alfredo e André Dums Filho ficou definido que duas de suas áreas seriam implantados os futuros Loteamentos Irmãos Hantschel, situado no Bairro Bela Vista e Jardim Hantschel, que atualmente forma grande parte do Bairro Jardim Hantschel.

Vista parcial do Bairro Jardim Hantschel, em 1995 (Foto: acervo de Arlete Dums)


Este Loteamento Jardim Hantschel, que deu origem a denominação do Bairro Jardim Hantschel, possui uma área de 495 mil metros quadrados, foi fracionado em 500 parcelas, entre lotes e áreas públicas, começou a ser ocupado a partir de 1975, tendo a sua principal artéria a Avenida José Hantschel.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário