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domingo, 30 de maio de 2021

NOSSA HISTÓRIA: FORMAÇÃO EM 1910 DO NOSSO PRIMEIRO NÚCLEO URBANO

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 28/05/2021, na edição nº 5.374, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

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Este breve ensaio tem por objetivo trazer noções genéricas da formação do primeiro núcleo urbano de Rio Negrinho, com base em pesquisas do autor da coluna.

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Primórdios – Como nós sabemos a área territorial de Rio Negrinho esteve atrelada administrativamente até 30/12/1953 ao município de São Bento do Sul. A ocupação de nossas terras aconteceu em grande medida, a partir da construção da imperial Estrada Dona Francisca, a partir de 1880, nas terras dos herdeiros do Brigadeiro Franco e do Princesa Isabel e do seu marido Conde D’Eu.

Estrada Dona Francisca km. 103, primeiro núcleo urbano de Rio Negrinho, em 1910 (Foto: Glicia Neidert)

A medida da ocupação dessas terras começa a aparecer as denominações das diversas localidades de nosso município, como Campo Lençol, Salto, Rio Negrinho, São Pedro, Rio dos Bugres, Pocinho, Três Barras, Colônia Olsen, Colônia Miranda, Rio Preto, Queimados, Corredeiras, Rio da Veada, Patrimônio do Salto, Patrimônio do Rio dos Bugres, Boa Vista, Caunal, Volta Grande e Cerro Azul. Todas essas localidades estavam voltadas à exploração agrícola, pecuária e extrativa vegetal, principalmente com a colheita da erva mate. A partir de 1913, com o funcionamento da Estrada de Ferro, e com a instalação na estação de Rio Negrinho, iniciou-se um outro tipo de exploração, a da venda da madeira.

Como núcleos urbanos mais próximos para atendimento dos nossos agricultores, se encontravam a Vila de Lençol e o Vila do Rio Preto, situado ao lado do rio Preto, entre as divisas de Rio Negrinho e Mafra.

Portanto, até 1910, dentro do nosso futuro território, não havia um núcleo urbano ou comércios estabelecidos, sendo a localidade denominada de Rio Negrinho, mais uma entre as outras localidades existentes dentro do território de São Bento do Sul.

Rio Negrinho – Como vimos anteriormente a localidade de Rio Negrinho era uma entre as duas dezenas de localidades do município de São Bento.

Então o que motivou ao atual território de Rio Negrinho a adotar essa denominação, e não, Campo Lençol, São Pedro, Salto ou Rio Preto, que são também denominações tão antigas quantas a Rio Negrinho?

Dois documentos dão pistas da adoção do nome de Rio Negrinho para denominação do nosso território.

O primeiro deles encontramos na primeira ata da comunidade católica de Rio Negrinho, realizada em 07/06/1924, no histórico relatado por Nicolau Jacob, presidente da comissão da construção de Igreja Católica, afirmando que “a localidade de Rio Negrinho existia lá cerca de 45 anos à margem da Estrada Dona Francisca Km. 103, contendo naqueles apenas três a quatro casas sem manifestar progresso; nos anos de 1910 a 1912 foi construída a Estrada de Ferro, ramal de São Francisco e o lugarejo doado da Estação de Rio Negrinho; logo o número de casas aumentou, de modo que, em 1918 existiam 12 a 15 casas de residência entre elas três casas comerciais”. (Livro: RIO NEGRINHO que eu conheci, pág. 103)

Estação da Estrada de Ferro de Rio Negrinho, inaugurada em 1913


O segundo deles é a Edição Comemorativa ao 75º Aniversário de Fundação de São Bento (pág. 19), publicada em 23/09/1948, que em seus dados relativos a Rio Negrinho, nos informa que em 1910, foi iniciada a construção da Estrada de Ferro e na localidade de Rio Negrinho, se estabeleceu a importante empresa Varela, para a construção do leito desta via férrea entre Rio Negrinho e São Bento.

Nesta época fixaram-se várias famílias, formando uma pequena aldeia situada entre a ponte do rio Negrinho e o Km. 103. Esta vila teve muita vida enquanto durou a construção da Estrada de Ferro, vindo a declinar logo que foi finalizada a sua construção, inaugurando o tráfego e a estação férrea no ano de 1913.

Esse primeiro núcleo urbano residencial/comercial, que se estabeleceu a partir de 1910, com objetivo de atender aos trabalhadores da construção da Estrada de Ferro, entre a ponte do rio Negrinho e o Km. 103 da Estrada Dona Francisca, acrescida da estação da estrada férrea inaugurada em 1913, ao nosso ver, serviu como forte referencial na adoção da denominação de nosso município de Rio Negrinho.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

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