Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 21 de abril de 2021

NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO BAIRRO VISTA ALEGRE, EM NOSSA CIDADE

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 16/04/2021, na edição nº 5.367, pág. 6, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

__________________________________________

Waldemar Werner (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)

Um dos bairros de nossa cidade tem a denominação de Vista Alegre, situado na lateral da Rodovia Br-280, no sentido Rio Negrinho a Mafra. Esse texto tem por base informações do livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”, editado e publicado pelo Instituto Histórico e Cultural Carlos Rutzen de Corupá e do engenheiro Carlos Dieter Werner, a quem agradecemos.

__________________________________


Rio Negrinho ao início de 1960 - Depois de 80 anos da passagem da construção da Estrada Dona Francisca, em 1960, é inaugurada a Rod. SC-21 (atual Rod. Br-280) em nossa cidade. A antiga Estrada Dona Francisca então elo de ligação de Joinville a Mafra perdeu a importância à nova estrada.

Vista da recém construída Rod. SC-21, hoje BR-280, a partir da ponte sobre o Rio dos Bugres, completamente inabitada, ao início da década de 1960 (Foto: acervo de Ana Cristina Kohler)

Rio Negrinho contava em 1960, segundo Censo do IBGE, com uma população de 8.559, mas em franco progresso. As margens dessa nova Rodovia, a partir da ponte do rio dos Bugres seguindo na direção de Mafra, até a entrada do futuro loteamento, se apresentava um grande vazio moradores, onde as terras existentes eram de propriedade dos herdeiros da família Hantschel.

Imagem parcial de Rio Negrinho, ao início da década de 1960 (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)


Waldemar Werner – Nascido em 15/02/1920, em Corupá, na localidade de Rio do Paulo, em Corupá, era filho de imigrantes alemães, Augusto e Charlote Werner. Era de uma família numerosa, formada de 09 irmãos, todos do sexo masculino. Muito jovem ficou órfão do pai, passando a família por momentos difíceis, obrigando-o desde muito jovem na busca de emprego.
Waldemar Werner e sua esposa Renate (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)


Trabalhou em comércio como balconista, adquirindo suas primeiras experiências neste ramo de atividade. No ano de 1937 iniciou seu emprego na comercial Carlos Rutzen, na localidade de Isabel, em Corupá, lá permanecendo até ser convocado para o serviço militar, quando embarcou para o Rio de Janeiro, então capital federal. Lá permaneceu por 06 anos e durante este período foi promovido de soldado até a categoria de sargento.

Retornando do serviço militar, reassumiu seu antigo emprego no comércio de Carlos Rutzen, que em 1950, se tornaria seu sogro, após o casamento com sua filha Renate, com quem teve 03 filhos Margareth-Rose, Ingelore e Carlos Dieter. Comprou o comércio do sogro em 1958, quando esse se aposentou.

Dentro do seu comércio, aos poucos viu-se envolvido com a compra e venda de terras na região de Corupá e cidades circunvizinhas. Foi adquirindo experiências, e com o lucro obtido adquiria novas terras, pegando gosto pelo negócio imobiliário.

Jardim Vista Alegre – Com a sua aposentadoria Waldemar decidiu alugar o comércio e passou a dedicar-se inteiramente ao ramo imobiliário.

Em uma das visitas ao seu irmão Willy Werner, em Rio Negrinho, que era proprietário de um terreno no atual bairro Vista Alegre, acabou adquirindo dele, ao início de 1964, uma gleba de terras com 203 mil m2, onde já em 1965, implantou o “Loteamento Jardim Vista Alegre”.

Obras de infraestrutura do Loteamento Jardim Vista Alegre (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)

Obras de infraestrutura do Loteamento Jardim Vista Alegre (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)

Obras de infraestrutura do Loteamento Jardim Vista Alegre (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)

Obras de infraestrutura do Loteamento Jardim Vista Alegre (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)


Este foi o primeiro loteamento registrado de Rio Negrinho, e implantado numa região então completamente inabitada, e sua expansão foi de tal monta que nestes últimos 55 anos, que se expandiu o laborioso e populoso Bairro Vista Alegre.

O loteamento foi feito por etapas, devido a compromissos já assumidos com a aquisição da casa comercial em Corupá. Exigiu muita força de vontade e desprendimento.

Obras de infraestrutura e lista dos primeiros adquirentes do Loteamento Jardim Vista Alegre (Fonte: livro “Waldemar Werner – Uma história de trabalho, amor e dedicação”)


Para as vendas dos lotes foi instalado o primeiro escritório imobiliário na cidade de Rio Negrinho, em 1977, fundando a HW Empreendimentos Imobiliários Ltda., tendo como preposto o futuro corretor de imóveis Airton de Oliveira Machado, hoje de saudosa memória.

Propaganda dos primórdios da HW Empreendimentos Imobiliários (Foto: acervo do autor do Blog)

As atividades comerciais de Waldemar foram interrompidas em 1985 quando foi vitimado por um câncer, vindo a falecer neste mesmo ano, no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Foi enterrado em Corupá, sua cidade natal. As atividades imobiliárias iniciadas por Waldemar Werner, prosseguem em nossa cidade até nossos dias, pelo seu filho, o engenheiro e corretor de imóveis Carlos Dieter Werner.

Imagem de 23/05/2011, no plenário da Câmara de Vereadores, logo após a aprovação da denominação oficial de Rua Waldemar Werner, onde vê-se, a partir da esq. Rosangela Werner, Carlos Dieter Werner, Renate Rutzen Werner, o vereador Artemio Correa e Osmair Bail (Foto: acervo da Câmara de Rio Negrinho)


Numa justa homenagem a Municipalidade de Rio Negrinho, denominou Rua Waldemar Werner, numa das vias públicas do Loteamento Pinheiros, implantado em 2011.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário