Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 2 de abril de 2021

NOSSA HISTÓRIA: GRÊMIO ESPORTIVO VILA NOVA

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 02/04/2021, na edição nº 5.366, pág. 6, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

_______________________________


Nota do Autor: Texto com base em informações de Bento Trentini, Ines Pillati e do professor Romerito Trentini da Cruz e de pesquisas e publicações do autor da coluna.


-------------------------------------------------


Escudo do G.E. Vila Nova de Rio Negrinho (Fonte: Redes Sociais)

Primórdios – Não temos informações até a presente data do início das atividades do “Vila Nova”. Mas segundo depoimento do inesquecível esportista Eugenio Walfrido Liebl, mais conhecido como Padeirinho, publicado no Blog Rio Negrinho no Passado, em 26/11/2011, ele afirma que sua vida esportiva iniciou em 1952, no Vila Nova. E após 1956, retornou as atividades do futebol, após o serviço militar, convidado por Nivaldo Salles, um dos líderes daquele time, à época.

O primeiro local utilizado para os treinos e jogos era no bairro Campo Lençol, no “campo dos Olsen“ e pouco mais tarde, iniciou-se no local onde está situado o atual estádio, cedido gratuitamente por Romédio Pillati. 

Imagem de 07/1967, onde vê-se o time do Vila Nova, ladeado pela rainha e princesa do clube, a partir da esq., agachados: Wilson Glelepi, Miguel, Orlando Tureck (Landi), João Pereira (J. Silva) e Mauro Murara; em pé: a princesa Marli Custódio, Hilário Krol, Ivo Krol, Traudio Tureck, Hilario Carvalho (Alecrim), Celso C. Carvalho, José Osmar Pillati e a rainha Jaci Rodrigues (Mausi). (Foto: acervo Marli Pillati)


G.E. Vila NovaO Grêmio Esportivo Vila Nova foi fundado oficialmente em 05 de setembro de 1960. As cores adotadas pelo Vila Nova são o Preto e Branco.

Sua sede e seu estádio esportivo denominado “Romédio Pillati” estão situados na rua Barão do Rio Branco, no bairro Vila Nova. Para a aquisição do terreno, há duas versões, uma delas que o terreno foi doado ao clube por Romédio Pillati, e a segunda, que foi comprado de Romédio Pillati pelo clube com recursos doados pelo empresário Bernardo Olsen Neto (Bernardinho Olsen), por ocasião da campanha eleitoral de 1959, a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho.

Vista parcial do Estádio Romédio Pillati (Foto: extraída do site oficial G.E. Vila Nova)



Vista parcial do Estádio Romédio Pillati (Foto: extraída do site oficial G.E. Vila Nova)


Apesar da existência do estádio esportivo desde a década de 1960, foi inaugurado oficialmente em 1985, depois de uma série de melhorias, implementadas ao tempo da presidência de Bento Trentini. Frise-se que Bento foi presidente daquele clube durante 12 anos, entre 1981 e 1993.

Bento Trentini (Foto: extraída das Redes Sociais)


Ao redor do Vila Nova se reuniu uma grande e fiel torcida. Dentre as lideranças e torcedores deste clube, lembramos Olivio Carvalho, Rodolfo Jablonski, Osmar Nei Jablonski, Mathias Severiano dos Santos, Albino Suszek, Bento Trentini, Elcio Trentini, Irani Detroz, Marcos Zipperer, Ismael Cristoff, Demétrio do Prado, Teco Galikowski, família Pillati, família Vaz, família Brito, família Nitsche, entre tantos.

Imagem do Vila Nova na conquista título estadual Sub-09 de futebol, em maio de 2015 (Foto: Jornal do Povo de Rio Negrinho)


Professor Romerito Trentini da Cruz (Foto: extraída do site oficial G.E. Vila Nova)


Hoje – Sem demérito aos outros clubes esportivos de nossa cidade, o Vila Nova, ao longo das últimas décadas, é o clube que mais tem promovido competições e eventos, seja a nível adulto, como na formação de crianças e jovens, através de sua Escolinha de Futebol, num projeto idealizado pelo professor Romerito Trentini da Cruz, onde atende aproximadamente 200 crianças e jovens, na faixa de 4 a 17 anos, oriundos de todos os bairros da cidade e do interior, de ambos os sexos, com 7 profissionais, representando o município em eventos estaduais e nacionais. Digno de realce é também ao atendimento de grupos da 3ª Idade. O presidente atual é Elcio Rogerio Trentini.

Elcio Rogerio Trentini, atual presidente do Vila Nova (Foto: extraída do site oficial G.E. Vila Nova)


Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Um comentário: