Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 18 de abril de 2021

NOSSA HISTÓRIA: FUTEBOL NO SEMINÁRIO AOS SÁBADOS À TARDE

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 09/04/2021, na edição nº 5.366, pág. 6, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

__________________________________________

Padre Odilo Leviski (Fonte: Redes Sociais)

Nota do Autor: Reproduzimos um texto publicado originalmente no Jornal “A GAZETA” (edição nº 6.844 de 22 e 23/06/2019), com pequenas adequações, de autoria do padre Odilo Leviski, atualmente trabalhando em São Bento do Sul, a quem agradecemos.

________________________________________


Prof. Pedro Henrique Berkembrock

Houve uma época em que havia futebol de veteranos no Seminário São José, de Rio Negrinho, aos sábados à tarde. Participavam padre, professores do Colégio São José, médicos e outras personalidades ilustres da cidade. Foi uma iniciativa do prof. Pedro Berkembrock, por volta de 1975 e segue a tradição até os dias atuais.

Imagem parcial do campo de futebol do Seminário São José (Foto: acervo do autor de 13/07/2019)

Imagem parcial do campo de futebol do Seminário São José (Foto: acervo do autor de 13/07/2019)

Imagem parcial do campo de futebol do Seminário São José (Foto: acervo do autor de 13/07/2019)

Imagem parcial do campo de futebol do Seminário São José (Foto: acervo do autor de 13/07/2019)

Terminada a partida, sempre acirrada, alguns se dirigiam ao bar da Associmo para bebemorar. Iam alguns poucos, aqueles que tinham proclamado independência da tirania da esposa ou selado com ela um pacto de concessões recíprocas. Não iam aqueles que corriam risco de serem resgatados pela patroa em plena festa.

Parte do grupo atual de atletas dos sábados à tarde no Seminário (Foto: acervo do autor de 13/07/2019)

Um dia, um dos atletas propôs: porque o seminário não providencia um lugar ali mesmo para curtir este momento pós-jogo? Assim foi feito e quase todos passaram a participar. As esposas sabiam onde estavam os seus maridos e com quem estavam. Sabiam também que eles estariam em casa no horário previsto, seminarístico, sem minutos de acréscimo. Assim mesmo, um deles foi resgatado um dia pela sua matriarca e nunca mais ousou deter-se um minuto além da partida. Sofreu bulling dos colegas por semanas.

Lucio e Ico, atletas dos sábados à tarde no Seminário (Foto: acervo do autor de 13/07/2019)

Com o passar dos anos outros ventos passaram a soprar na colina do seminário. Os padres foram sendo substituídos por outros que deixaram de participar, novos atletas foram admitidos, novas regras foram impostas e quando foi adotado um juiz para controlar a partida o ambiente degringolou de vez e o clima de confraternização esvaneceu. Os remanescentes da geração dos anos dourados perderam o ânimo e foram se desligando um após outros. Ficou a saudade e a memória daqueles embates quando seus participantes se encontram ao acaso e comentam aquelas tardes.

Informações complementares:

* Relembramos pessoas conhecidas de nossa comunidade que participaram destes encontros, entre outros, como: Padre Odilo Leviski, Padre Wilson Jong (atual arcebispo de Florianópolis), Prof. Pedro Henrique Berkembrock, Prof. Darci Klaus, Prof. Edvino Boing, Prof. Acildo Tschoeke, Prof. Valdir Vegini, Dr. Osvaldo Butron, Dr. Gilmar Grohs, Dr. Hamilton Bussmann, Dr. Loercirio, Mario Tureck, Gerson Tureck, Norberto Reeck, Rui Alfredo Milcheski, Airton Oliveira, Abel Schroeder, Valmor Bublitz, Laurentino Tenfen, Djalma Morcelles, Dirceu Klaus, Eladio Peyerl, Lourival Eckel, Osmair Bail, Aldo Costa Jr., Venilton Kerne, Valcir Etelvino, Ingomar Janesch, Alcides de Oliveira, Lercio Virmond, José Vilmar Schapieski, Jorge Camargo Fonseca, Mario de Andrade, Fabiano de Oliveira, Valdenir Maito, Jamil Jurich, Luiz Alberto Wiese, Getulio Nardon, Taary Alves Cardeal, Ildefonso Grossl, Hamilton Righetto, Nelson Nagorski, Irineu de Almeida e Alfredo Vila.

* Atualmente cerca de 40 membros atuam no futebol no Seminário dos sábados à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário