Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 2 de abril de 2021

NOSSA HISTÓRIA: ESPORTE CLUBE CONTINENTAL

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 26/03/2021, na edição nº 5.365, pág. 6, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

_______________________________

Nota do Autor: Texto com base em publicações do Blog Rio Negrinho no Passado sob a administração do colaborador desta coluna semanal.

--------------------------------------------------

Esporte Clube Rio Bugrense, nos seus primórdios, onde se vê Juvenal do Rosário, bem a frente (Foto: acervo de Cecilia Munch)


Rio Bugrense – Em 1949 é formado em Rio Negrinho, um pequeno e humilde time de futebol, denominado – Rio Bugrense FC, por iniciativa de Juvenal do Rosário. Homem simples, afrodescendente, motorista de caminhão do DNER, que fazia a conservação da Estrada Dona Francisca, morador de Joinville, dominava a língua alemã, Juvenal era fanático pelo futebol, reuniu ao redor de si alguns jovens da época e formou um novo time de futebol, tendo por base o então bairro Rio dos Bugres. Segundo informações, o primeiro campo era situado à rua Nereu de Assis, onde está situado a antiga Pintura de Móveis Evaristo, no terreno doado por Paulo Hatschbach, proprietário de grande parte das terras naquela região.

Símbolo do EC Continental de Rio Negrinho (Fonte: História do Futebol – A Enciclopédia do Futebol na Internet)

Continental – O Esporte Clube Continental foi fundado oficialmente em 06 de setembro de 1954, no qual Flávio Gonçalves de Oliveira foi o seu 1º presidente. As cores adotadas pelo Continental são o Azul e Branco.

Diante da precariedade do campo esportivo situado às margens do rio dos Bugres, Paulo Hatschbach, doou um excelente terreno situado na atual rua Carlos Pscheidt, na esquina com a Travessa Adolfo Guilgen, no bairro Ceramarte. Em homenagem ao doador do imóvel, a praça esportiva passou a denominar-se de “Estádio Paulo Hatschbach”, local que ficou sediando o Continental até 1976. Este terreno, foi vendido pelo Continental a Ceramarte, onde aquela empresa, mais tarde construiu um inovador empreendimento, a fábrica de helicópteros.

Time do Continental de 1970 (Foto e informações de João Correa)

Contraponto – Como mencionamos em outra ocasião, umas das grandes opções de lazer, nas décadas de 1950 a 1970, era o futebol de campo, destinado aos atletas de final de semana e sua fiel torcida. Os mais tradicionais clubes esportivos que disputavam a hegemonia eram o IPIRANGA, CONTINENTAL, VILA NOVA e o OMERI. O Continental surgiu como uma espécie de contraponto mais famoso ao Ipiranga, que era considerado por muitos, um clube mais elitista.

Ao redor do Continental se reuniu uma grande e ferrenha torcida. Dentre as lideranças e torcedores deste clube, lembramos Flávio Gonçalves de Oliveira, Jorge Quandt e seus filhos Orlando e Osni, Romeu Tabalipa, família Lehner, família Liebl, Santiago Fidélis, Alcides Gonçalves, Carlito Moreira, Querino Neves, Barbeiro Schmidt, Padeiro Janesch, José Cristoff, entre tantos.

Vista parcial do Estádio Herberto Tureck (Foto: acervo do Autor do Blog)

Novo Estádio – Um novo estádio esportivo foi construído pelo Continental situado à rua Prefeito Herberto Tureck, na esquina com a Estrada Dona Francisca. A idealização do novo estádio deu-se na gestão do então presidente Orlando Afonso Quandt, no início da década de 1970, diante das precárias condições do antigo estádio, sem a mínima condição de ampliação. O atual estádio foi adquirido com 19.500m2 na gestão de Orlando Quandt, que realizou a terraplenagem. Posteriormente, durante 2 gestões de Jorge Quandt se iniciou a construção do estádio e o plantio da grama. Finalmente, na gestão de Elias Graboski Filho, que o estádio ganhou as condições de jogo, com a colocação de alambrado e término do muro. O novo estádio foi inaugurado em 15 de novembro de 1976, num jogo entre o Continental e Joinville Esporte Clube, que terminou empatado, sem gols. Este estádio esportivo foi batizado de “Herberto Tureck”.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário