Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 11/09/2020, na edição nº 5.338 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores deste jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.
-----------------------------------------
QUEM FORAM OS NOSSOS PRIMEIROS MORADORES?
As famílias de Mathias Simões de Oliveira, Gabriel Simões de Oliveira e Antonio Ferreira de Lima são oriundas de São José dos Pinhais, e a família de Amaro Carvalho Machado é oriunda de Rio Negro.
Nossas pesquisas, apontam que a vinda dos primeiros moradores, ocorreram a partir do primeiro trimestre de 1874, com a vinda dos familiares dos irmãos Mathias e Gabriel (Gravi) Simões de Oliveira; e, entre 06 de agosto de o começo de mês de setembro daquele ano, a vinda do pioneiro Antonio Ferreira de Lima. Quanto ao pioneiro Amaro Carvalho Machado, genro do pioneiro Gravi, acreditamos que sua vinda somente ocorreu, somente, entre os anos de 1875 e 1877.
Assim se compunham essas famílias pioneiras:
Mathias Simões de Oliveira – foi nascido em 04/03/1831, em São José dos Pinhais, faleceu em Rio Negrinho, a 10/09/1916, e, encontra-se enterrado no Cemitério do Lençol. Foi casado em Curitiba a 17/04/1849, com Bernardina Maria de Almeida, nascida em 1829 e falecida em Curitiba a 19/02/1874. Dos 10 filhos nascidos no Paraná, apenas uma não migrou a Rio Negrinho.
Gabriel Simões de Oliveira – (conhecido como Gravi) foi nascido em 1817, em São José dos Pinhais, faleceu a 18/05/1913 em Rio Negrinho. Foi casado com Maria Joaquina Moreira, com 9 filhos, todos nascidos no Paraná, dos quais, apenas 4 migraram a Rio Negrinho.
Antonio Ferreira de Lima – foi nascido em 1840, em São José dos Pinhais, e, lá casou-se em 11/12/1860, com Maria Evangelista de Faria, nascida em 1845 e falecida em Rio Negrinho a 14/07/1911. Antonio Ferreira de Lima faleceu em Rio Negrinho, entre abril/maio de 1883, vítima de emboscada dos indígenas. O casal migrou com 8 filhos e aqui em Rio Negrinho nasceu mais 4 filhos.
Amaro Carvalho Machado – também conhecido como Amaro Carvalho, e, ainda, como Amaro Carvalho de Oliveira, foi nascido em 1834, na cidade de Campo Tenente, casou-se com Brandina Simões de Oliveira, filha do pioneiro Gabriel e falecido no interior de Mafra, em 1924. O casal migrou com 8 filhos e aqui em Rio Negrinho nasceu mais 3 filhos.
ONDE SE INSTALARAM OS NOSSOS PRIMEIROS MORADORES?
Se o objetivo primordial dos primeiros moradores era “vigiar” as terras do Brigadeiro Franco, obviamente, eles, se estabeleceram numa região estrategicamente próxima as divisas das terras da Colônia São Bento. Neste sentido duas localidades são mencionadas nos registros dos nossos primeiros moradores, a de Lençol e de Campo do Lençol.
Segundo a posição geográfica, até hoje adotada pelos moradores, salvo melhor entendimento, Lençol é a região situada na margem esquerda do rio Serrinha (também conhecido como rio da Serra), e, Campo Lençol é a região situada, na margem direita do mencionado rio Serrinha.
Reprodução
do registro de batismo de Guilherme Sant’Anna de Oliveira da Igreja Matriz São
Francisco Xavier de Joinville, celebrado em 02/07/1874
Na próxima edição, vamos tratar de Antonio Cardozo Leal, personagem sempre mencionado como um dos nossos primeiros grandes proprietários das terras de Rio Negrinho! Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário