Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 12 de março de 2017

ELEIÇÕES MUNICIPAIS A PREFEITO DE RIO NEGRINHO EM 1992


Nota do Blog: Apresentamos alguns breves aspectos da eleição municipal de 1992 a prefeito em Rio Negrinho. Obviamente inúmeros outros aspectos num estudo mais acurado futuramente merecerão menção.


A eleição municipal em Rio Negrinho de 1992 se apresentou como um puro revanchismo político. Vivendo ainda num período em que a legislação não previa o instituto da reeleição, o professor, ex-vereador e então vice-prefeito José Kormann se apresentou como o candidato do prefeito à época Guido Ruckl.
Guido Ruckl que se elegeu em 1988 como uma figura nova na política, não conseguiu deslanchar a sua administração, marcado principalmente pela forte influência do empresariado local e por suas repetidas lembranças do seu antecessor Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque. É bom de se lembrar que ao início do seu mandato Guido Ruckl moveu uma ação judicial ao seu antecessor com uma série de acusações, que se arrastou ao longo de muitos anos na justiça.
Dentro deste clima político na disputa ao cargo de prefeito se apresentaram a eleição como candidatos: o professor, ex-vereador e então vice-prefeito José Kormann pela coligação “ALIANCA TRABALHO E ACAO POR RIO NEGRINHO”, composta pelos partidos PFL/PRN (Partido da Frente Liberal/Partido da Reconstrução Nacional), sendo o seu a vice o empresário Octavio Collodel Possami; o médico, ex-vereador e ex-prefeito Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque pela coligação “ALIANCA TRABALHO E ACAO POR RIO NEGRINHO” composta pelos partidos PDS/PMDB (Partido Democrático Social/Partido do Movimento Democrático Brasileiro), tendo como vice o escriturário e então vereador Antonio Zaleski; o jovem empresário Mauro Mariani pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo como vice o professor Abel Schroeder; e o advogado e ex-assessor municipal Paulo Gonçalo Ronconi pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tendo como vice o empresário Luiz Eusébio Stoeberl.
Alguns aspectos interessantes que futuramente merecerão uma melhor análise. A primeira da coligação do Partido da Frente Liberal/Partido da Reconstrução Nacional, em que o PFL, fundado em 1985, é oriundo do PDS, porém, adversários políticos em nossa cidade; outro aspecto, o PRN partido fundado em nossa cidade a partir da eleição como presidente de Fernando Collor; mais o aspecto mais interessante, foi a inédita e até então impensável coligação realizada entre os dois partidos arquirrivais na política local, entre o PDS e o PMDB. O PMDB que vinha de duas amargas derrotas com o candidato Oscar Correa Vellasques, em 1982 e 1988, foi liderado pelo ex-vereador Antonio Zaleski, que decidiu em convenção sair de vice de Albuquerque. As novidades ficaram por conta da candidatura a prefeito do jovem empresário Mauro Mariani, no então recém fundado PTB, e ainda, o lançamento da candidatura de Paulo Ronconi, ex assessor de Albuquerque na Prefeitura, pelo PSDB.
O maior embate eleitoral se dá entre os correligionários de Kormann e Albuquerque, enquanto Mauro e seus apoiadores surgiram com novas propostas confrontando-se com as propostas dos antigos mandatários. Ronconi com pouco espaço de tempo no programa eleitoral se ateve a apresentar propostas e a defender o concorrente Albuquerque.
As eleições foram realizadas foram realizadas em 03 de outubro de 1992 e o apresentou o seguinte resultado final:

ELEITO

Partido
Nome
Votos
Percentual
1
PDS
11
Romeu Ferreira de Albuquerque
5.789
40,28%

NÃO ELEITOS

Partido
Nome
Votos
Percentual
2
PFL
25
Jose Kormann
4.407
30,66%
3
PTB
14
Mauro Mariani
3.856
26,82%
4
PSDB
45
Paulo Goncalo Ronconi
321
2,24%

A eleição de Albuquerque se deu principalmente com o apoio da classe popular, contra o apoio de grande parte da classe empresarial e do apoio aberto de um destacado padre local, dados a Kormann. Este padre numa pregação dominical ameaçou que se o candidato Albuquerque se elegesse ele iria embora da cidade. Com a vitória de Albuquerque em 1993 este padre cumpriu a promessa, solicitou e foi transferido da cidade.
Quanto a apresentação da candidatura de Paulo Ronconi no pleito municipal de 1992, segundo comentários à época, somente foi lançada como uma alternativa a uma possível cassação da candidatura de Albuquerque, fato que não ocorreu.
A surpresa ficou por conta da prestigiosa votação recebida pelo jovem empresário Mauro Mariani, ficando apenas 551 votos do segundo colocado, preparando a sua trajetória as próximas eleições.


Candidatos a prefeito e vice - Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque e Antonio Zaleski - nas eleições de 1992 em Rio Negrinho

Candidatos a prefeito e vice - Paulo Gonçalo Ronconi e Luis Eusebio Stoeberl - nas eleições de 1992 em Rio Negrinho

 
Candidatos a prefeito e vice - Mauro Mariani e Abel Schroeder - nas eleições de 1992 em Rio Negrinho


Candidatos a prefeito e vice - José Kormann e Otávio Collodel Possamai - nas eleições de 1992 em Rio Negrinho


Propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vice - Kormann e Possamai - nas eleições de 1992 em Rio Negrinho


Convite ao comício eleitoral no bairro Vila Nova nas eleições de 1992 em Rio Negrinho, mostra o clima de açodamento entre as campanhas de Kormann/Possamai e Romeu/Zaleski

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog Osmair. Relembrar o passado é fantástico, principalmente quando meu saudoso e querido pai estava entre as pessoas que protagonizaram a história.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Wikipedia e Memória Política do Mauro não informam a respeito de sua candidatura a prefeito pelo PTB.

    ResponderExcluir