Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Time da AABB de futsal de Rio Negrinho, em 1986!


Foto do time de futsal da AABB Rio Negrinho, provavelmente 1985 ou 86, da esquerda para a direita: em pé - Norberto Reeck, Ruy Alfredo Milchesky, Pedro Paulo e Jose Eladio Hubner; agachados: Aldo Muhlbauer, Airton Oliveira, Jaime e Lelo. (Foto: acervo de Luiz Valério Silva)
"A partir da década de 1960, os processos mecânicos das agências bancárias foram melhorados com a inclusão de máquinas de contabilidade que passaram a modificar os sistemas de escrituração contábil bancária. Esta fase se manteve por poucos anos, até que os bancos começaram a utilizar-se dos primeiros grandes computadores, que conseguiram centralizar o processamento de papéis em algumas capitais. Destes esforços surgiram as grandes CPDs (Centrais de Processamento de Dados) na década de 1970, que processavam  à noite os documentos tratados pelos empregados das instituições bancárias durante o dia".
"A partir da década de 1980, as agências bancárias começaram a utilizar-se de mais computadores, mas com algumas deficiências. A partir da década de 1990, as agências começaram a ter o “sistema on-line”, interligando todas as unidades de cada Banco, e as operações passaram a ser produzidas em tempo real, com os clientes podendo obter o saldo de suas contas no horário que quisessem".
"Após o Plano Real (1994), os bancos mudaram suas estratégias com referência ao atendimento bancário. Saques e depósitos, que eram as maiores transações das agências na década de 1980, foram considerados de menor prioridade nas atividades bancárias, sendo transferidos para os canais alternativos, de menores custos unitários. Outras atividades, como o crédito e a fidelização, passaram a ser atividades mais rentáveis para as instituições bancárias". (Excerto do texto: AUTOMAÇÃO BANCÁRIA E ATENDIMENTO A CLIENTES: ALGUMAS REFLEXÕES" - setembro/2004 - de autoria de MÔNICA DESIDERIO - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO; BRÁULIO NEVES - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ)
Nossa cidade ao final da década de 1970 começou a receber as agências bancárias estatais, com a inauguração do BESC - Banco do Estado de SC, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vieram a se somar as agências do Bradesco e ao Sulbrasileiro, já instaladas anteriormente. 
Estas agências, salvo a exceção do Sulbrasileiro, no período anterior ao Plano Real (1994), em que o país vivia um contexto de alta inflação, acompanhando o sistema bancário brasileiro, cresceu bastante em termos de dimensão (estrutura física-operacional), ao mesmo tempo em que obteve elevados índices de rentabilidade, se apropriando das receitas obtidas através dos ganhos com a “arbitragem inflacionária do dinheiro".  Para se ter uma idéia, segundo informações de servidores atualmente aposentados, a agência do Banco do Brasil, chegou a empregar cerca de 35 servidores, um número bastante expressivo para o porte de nossa cidade nas décadas de 1980 e 1990. 
Como na sua maioria dos servidores bancários eram jovens, a sua participação e integração nos meios esportivos e sociais foi bastante concorrida. Na foto acima se apresenta num destes momentos, num time da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Rio Negrinho, na modalidade de futsal, no campeonato municipal de 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário