"A partir da década de 1960, os processos mecânicos das agências bancárias foram
melhorados com a inclusão de máquinas de contabilidade que passaram a modificar
os sistemas de escrituração contábil bancária. Esta fase se manteve por poucos
anos, até que os bancos começaram a utilizar-se dos primeiros grandes
computadores, que conseguiram centralizar o processamento de
papéis em algumas capitais. Destes esforços surgiram as grandes CPDs (Centrais
de Processamento de Dados) na década de 1970, que processavam à noite os documentos tratados pelos
empregados das instituições bancárias durante o dia".
"A partir da década de 1980, as agências bancárias começaram a utilizar-se de mais
computadores, mas com algumas deficiências. A partir da década de 1990, as
agências começaram a ter o “sistema on-line”, interligando todas as unidades de
cada Banco, e as operações passaram a ser produzidas em tempo real, com os
clientes podendo obter o saldo de suas contas no horário que quisessem".
"Após o Plano Real (1994), os bancos mudaram suas estratégias com referência ao
atendimento bancário. Saques e depósitos, que eram as maiores transações das
agências na década de 1980, foram considerados de menor prioridade nas atividades
bancárias, sendo transferidos para os canais alternativos, de menores custos
unitários. Outras atividades, como o crédito e a fidelização, passaram a ser
atividades mais rentáveis para as instituições bancárias". (Excerto do texto: AUTOMAÇÃO BANCÁRIA E ATENDIMENTO A CLIENTES: ALGUMAS REFLEXÕES" - setembro/2004 - de autoria de MÔNICA
DESIDERIO - ASSOCIAÇÃO
EDUCACIONAL DOM BOSCO; BRÁULIO
NEVES - UNIVERSIDADE
ESTÁCIO DE SÁ)
Nossa cidade ao final da década de 1970 começou a receber as agências bancárias estatais, com a inauguração do BESC - Banco do Estado de SC, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vieram a se somar as agências do Bradesco e ao Sulbrasileiro, já instaladas anteriormente.
Estas agências, salvo a exceção do Sulbrasileiro, no período anterior ao Plano Real (1994), em que o país vivia um contexto de alta inflação, acompanhando o sistema bancário brasileiro, cresceu bastante em termos de dimensão (estrutura física-operacional), ao mesmo tempo em que obteve elevados índices de rentabilidade, se apropriando das receitas obtidas através dos ganhos com a “arbitragem inflacionária do dinheiro". Para se ter uma idéia, segundo informações de servidores atualmente aposentados, a agência do Banco do Brasil, chegou a empregar cerca de 35 servidores, um número bastante expressivo para o porte de nossa cidade nas décadas de 1980 e 1990.
Como na sua maioria dos servidores bancários eram jovens, a sua participação e integração nos meios esportivos e sociais foi bastante concorrida. Na foto acima se apresenta num destes momentos, num time da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Rio Negrinho, na modalidade de futsal, no campeonato municipal de 1986.
Como na sua maioria dos servidores bancários eram jovens, a sua participação e integração nos meios esportivos e sociais foi bastante concorrida. Na foto acima se apresenta num destes momentos, num time da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Rio Negrinho, na modalidade de futsal, no campeonato municipal de 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário