Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Procissão de Corpus Christi em Rio Negrinho !

Imagem acima reproduz uma procissão de Corpus Cristi, vinda da antiga Estrada Dona Francisca, cruzando a Estrada de Ferro, entrando na rua Jorge Zipperer, em direção a Igreja Matriz Santo Antonio (foto: acervo de José Luimar Meyer).
Imagem acima vê-se uma procissão de Corpus Cristi, na então Estrada Dona Francisca, nas proximidades das atuais ruas D. Pio de Freitas e Otilia V. Olsen (Foto: acervo de Glicia Neidert).
Imagem da procissão de Corpus Cristi, em frente ao prédio da Intendência Municipal.

Imagem acima, datada de 1949, mostra um altar da procissão de Corpus Cristi em frente ao prédio da antiga Intendência Municipal (depois Prefeitura), situada na Praça Oldegar Olsen Sapucaia (Praça do Avião) (Foto: acervo de Ana Alves de Andrade).
Rio Negrinho nasceu, cresceu e conta atualmente com uma grande maioria da população de culto católico. Dentre as festas maiores do culto católico destaca-se a destinada Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de "preceito", isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia. A procissão pelas vias públicas é "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo". Seguindo a tradição, a exemplo de outras cidades brasileiras, em nossa cidade é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Nas fotos acima espelham o fervor cristão que nossa cidade sempre teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário