Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 17 de outubro de 2020

NOSSA HISTÓRIA: VINDA DAS PRIMEIRAS FAMÍLIAS DE LÍNGUA EUROPEIA A RIO NEGRINHO (2)

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 09/10/2020, na edição nº 5.343 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

Reprodução parcial da coluna "Nossa História" de 16/10/2020 do Jornal Perfil Multi

--------------------------------------------------------

José Brey é a primeira família de imigrantes de língua europeia que vamos analisar resumidamente a sua vinda e sua vida a partir de 1880 em Rio Negrinho.

------------------------------------------------

Família de José Brey

Nascido em 30/11/1857, na localidade de Santa Catharina, Bohemia, José Brey, era filho de Carlos Brey e Theresia Altmann. Com a morte de seu pai, imigrou em julho de 1877, ao Brasil, com toda família Brey e Stuber, onde se estabeleceram na Estrada dos Banhados, posteriormente na Estrada Paraná, e mais tarde na localidade de Lençol, na Colônia São Bento.


Carolina Raab e José Brey

Em condomínio, ao início da década de 1880, com o padrasto Carlos Stueber e o seu irmão Carlos, adquiriram uma enorme gleba de terras dos descendentes da família do Brigadeiro Franco, tendo por limites “por um lado com a Estrada Dona Francisca, por outro lado com o rio Negrinho, por outro lado com o Ribeirão da Serra e por outro lado com a linha da Colônia São Bento”. Na divisão dessa gleba de terras, coube a Carlos Stuber a faixa divisando com a linha da Colônia São Bento, a José Brey, a faixa de terras divisando com o rio Negrinho, e a Carlos Brey, a faixa de terras entre as outras duas áreas.

José Brey, casou-se em 26/06/1882, ainda morador em Lençol, com Carolina Raab, natural de Rehberg, Bohêmia. Deste casamento resultou uma prole bem numerosa, 11 filhos, que são: Carlos, Rosália (casada com Carlos Pscheidt), José Filho, Teresa, Maria (casada com Luiz Doerlitz), Carolina (casada com João Tomachitz), Elisabeth (casada com José Zipperer Sobrinho), Ana (casada com Rodolfo Pillati), André, Jacob e Paulina (casada com Romédio Pillati).

Pelos registros dos filhos de José Brey, na localidade de Lençol, nasceram Carlos (1882), Rosália (1885), José Fº (1887) e Thereza (25/09/1888). O primeiro filho seu nascido em Rio Negrinho, claramente se verifica no registro de Maria, nascida em 22/09/1889, no qual José se declara como negociante. Já no ano seguinte, no registro de sua filha Carolina (07/07/1890), José, se declara, como lavrador, morador no Km. 102, da Estrada Dona Francisca.

Uma vez estabelecido em Rio Negrinho exerceu várias atividades, uma vez que naqueles tempos tudo tinha que ser feito em casa, como: agricultura, pecuária, engenhoca de farinha, hospedaria, beneficiamento de erva-mate e apicultor.

Fato já conhecido, 5 anos após a mudança para Rio Negrinho, José Brey teve que enfrentar a grandiosa enchente de 1891, semelhante as de 1983 e de 1992. Teve sérios prejuízos, levando toda a família para Lençol, perdendo praticamente todos os apiários.

Vendeu em 1918, para a firma Jung & Cia., predecessora da Móveis Cimo, uma área com 25 alqueires na região central da futura Rio Negrinho, onde foi instalado essa empresa.

Participou da comissão de construção da primeira Capela na região central da então Vila de Rio Negrinho. Doou a maior área para o Cemitério Municipal, em conjunto com a firma Jung & Cia.

De origem católica, pacato, nunca se enfronhou em política, o que influiu no modo de ser dos seus descendentes.

José Brey faleceu em 25/03/1929 e sua esposa Carolina em 04/02/1941. Seus corpos estão sepultados no Cemitério Municipal à rua Pedro Simões de Oliveira.

Conclusão: Tudo leva a crer, que o estabelecimento de José Brey, em Rio Negrinho, na Estrada Dona Francisca – Km 102, deu-se entre setembro de 1888 e setembro de 1889.

Em homenagem a este pioneiro imigrante encontra-se denominada uma via pública na região central de Rio Negrinho. (Texto com base em informações feitas pelos netos Antonio e João Brey, ao servidor municipal Osmair Bail, então Diretor do Museu Municipal, em 20/07/1984; e de posteriores pesquisas feitas pelo Autor da coluna Nossa História)

Na próxima edição, vamos tratar da vinda Luiz Scholz, imigrante de língua europeia a Rio Negrinho! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário