Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

NOSSA HISTÓRIA: NOSSA MÃE APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL E DA COMUNIDADE DA IGREJA CATÓLICA DE VILA NOVA!

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 09/10/2020, na edição nº 5.342 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

Reprodução parcial da coluna "Nossa História" de 09/10/2020 do Jornal Perfil Multi

-------------------------------------------------------

Nesta semana especial dedicado às crianças e à nossa Mãe Aparecida, vamos tratar do início da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Comunidade do Bairro Vila Nova. O Jornal Perfil (edição de 12/10/2016) publicou um encarte especial sobre os 50 anos da Igreja daquela comunidade, no qual o Autor desta coluna foi o coordenador da Equipe de Pesquisa, Redação e Edição.

-----------------------------------------

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

No Brasil inteiro se venera Nossa Senhora de Aparecida como sua Padroeira. Com um imenso território, solo fértil, mil e uma riquezas, nada faltou de recursos naturais a esse nosso imenso País. Por desígnios Divinos, nosso País adotou a invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, como nossa padroeira. Da origem da imagenzinha nada se sabe. Apenas que, foi encontrada milagrosamente, em 1717, no rio Paraíba do Sul, reconstituída e venerada desde aquela época.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16/07/1930, pelo Papa Pio XI. Em 30/06/1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à sua devoção, e oficialmente a República Federativa do Brasil reconhece Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. (Consulta: Revista Arautos do Evangelho, outubro/2019 e Wikipédia)

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira da Comunidade do Bairro Vila Nova

Nosso município de Rio Negrinho aos meados da década de 1960 contava com uma população estimada de 10.800 habitantes, dos quais 7.500 habitantes residentes na cidade e 3.300 habitantes no interior.

Para atendimento das comunidades católicas do nosso município havia até 1965 cerca de 11 igrejas, sendo 10 capelas no interior e apenas 01 Igreja, na área urbana, situada no centro da cidade, a Matriz Santo Antônio.

Igreja Nossa Aparecida do Bairro Vila Nova, recém construída, em setembro de 1969

Diante do aumento crescente da população do município e principalmente da cidade, surge o caminho de se construir capelas nos bairros, e a primeira construída foi a da comunidade de Vila Nova.

O terreno com 5.000 metros quadrados foi doado pelo casal Romédio e Paulina Pillati, situado à rua Antônio Alves de Araújo e para a construção foi constituída uma comissão para busca de recursos financeiros, no qual fizeram os preparativos da missa campal e da primeira festa, que ocorreu em 16/10/1966.

Em 1967 iniciaram-se as obras com a preparação do terreno, fundamento e levantamento das paredes. A segunda festa popular acontece em outubro de 1967 onde se dá o lançamento e a benção da pedra fundamental.

Erguidas as paredes e feito a sua cobertura, com a construção semiacabada, as missas já começaram a ser celebradas, mesmo antes desta inauguração, na nova Igreja, havendo registros desde 1969. Nas obras contou enormemente com o auxílio de voluntários.

Com as obras prontas a comunidade, a inauguração oficial da nova Igreja deu-se pelas mãos do então Bispo Diocesano Dom Gregório Warmeling em 25/04/1971.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada a nova Igreja, pelo agricultor e pecuarista Antonio Woehl, então morador da localidade de Bituva, município de Mafra.

Desde então diversas obras de melhorias e ampliações foram realizadas, assim como o desenvolvimento espiritual e religioso.

A festa popular comemorativa de Nossa Senhora Aparecida foi se aperfeiçoando ao longo dos anos, com a procissão e bênçãos dos veículos, e desfile dos anjinhos, constituiu-se uma tradição dos primeiros anos, a partir de 1971.


Comemoração em outubro de 2016 do jubileu da Igreja Nossa Aparecida do Bairro Vila Nova

A escolha do nome de Nossa Senhora Aparecida, segundo versões aceitas, é dado as visitas das Capelinhas na década de 1960 e a vinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, ocorrida em 20/04/1966, certamente veio na lembrança quando da escolha da invocação da nova capela, a de NOSSA SENHORA APARECIDA.

Na próxima edição voltaremos a tratar da vinda dos primeiros imigrantes de língua europeia a Rio Negrinho! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário