Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

NOSSA HISTÓRIA: VINDA DAS PRIMEIRAS FAMÍLIAS DE LÍNGUA EUROPEIA A RIO NEGRINHO (1)

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 02/10/2020, na edição nº 5.341 (pág. 7), do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.


---------------------------------------

Teriam vindo em 1880 a Rio Negrinho as primeiras famílias de origem europeia? Seriam somente as famílias Brey, Scholz e Hantschel? Vamos a tratar desta matéria.

-----------------------------------------

Introdução

O ilustre professor e historiador Antonio Dias Mafra no seu livro “100 Anos da Guerra do Contestado” nos subsidia com aspectos inéditos dos primórdios de Rio Negrinho, muitos com dados dissonantes aos que são atualmente apresentados em nossos livros históricos. Muitos desde dados dissonantes são originados da “história oral” que muitas vezes diferem da história documentada. Neste sentido, propõe Prof. Mafra o “revisionismo histórico” para “se separar o mito, a lenda, a tradição, dos fatos históricos documentados”. (Livro 100 Anos da Guerra do Contestado, pág. 171). É com estes olhos que apresentamos a presente matéria.

Situação das terras de Rio Negrinho em 1880

Ainda, que genericamente as terras de Rio Negrinho, em 1880, estavam divididas em três grandes faixas: as terras dos descendentes do Brigadeiro Franco, as terras do dote da Princesa Isabel e as terras do Governo Imperial. Mais tarde, em outra oportunidade, vamos dissertar sobre essa matéria.

Análise da questão

Até a presente data não há estudo mais acurado por parte de nossos historiadores quanto a ocupação territorial das terras de nosso município ocorrido a partir do início da década de 1880, com a construção da Estrada Dona Francisca.

O certo que ao mesmo tempo em que ocorria a ocupação territorial das terras dos herdeiros do Brigadeiro Franco, agora com novos proprietários, na parte oeste, surge uma onda de colonos, ocupantes dessas terras. Esses novos ocupantes, entre 1880 e 1900, eram, principalmente de origem brasileira, em boa parte vindos do Paraná, salvo raras exceções. Estas exceções são os ocupantes de origem europeia. Portanto, estes imigrantes se estabeleceram em nossas terras, dentro deste contexto deste conjunto de novos ocupantes de nossas terras, isoladamente, sem um movimento articulado, pois vieram em épocas e momentos completamente diferente umas das famílias das outras.

A respeito da vinda dos nossos primeiros imigrantes de origem europeia ao nosso município os nossos registros históricos apresentam duas versões. A primeira delas, é que o fato aconteceu no “ano de 1880” com a construção da Estrada Dona Francisca, e, nesta ocasião, estritamente vieram as famílias de José Brey, Luiz Scholz, e a de Carlos Hantschel. A segunda versão, é que o fato ocorreu a partir de 1880, com a construção da Estrada Dona Francisca, na qual várias famílias alemães da Colônia de São Bento, se transferiram para RIO NEGRINHO, mencionando-se entre elas, as de José Brey, Luiz Scholz, e a de Carlos Hantschel”. (cfe. Edição Comemorativa ao 75º Aniversário de Fundação de São Bento Hoje Serra Alta, pág. 19; e, site oficial do IBGE)

O questionamento que se põe, teriam vindo somente as 3 famílias de origem europeia – Brey, Scholz e Hantschel - em 1880, ou a partir de 1880? Além dessas teriam vindo outras famílias de origem europeia a se fixarem em Rio Negrinho?

Segundo pesquisas recentes junto aos registros de casamento, nascimento e óbito da Igreja Católica e do cartório de registro civil de São Bento do Sul, constatou-se que entre as décadas de 1880 e 1900, os nossos primeiros moradores, salvo raras exceções, na sua grande maioria são de origem de migrantes brasileiros, vindos principalmente do Paraná. Dentro essas exceções estão os de origem europeia, que vamos passar a abordar.

Como veremos nas próximas matérias, nenhuma das famílias de origem europeia se estabeleceu em Rio Negrinho em 1880, e, sim, a partir de 1880, sendo elas as famílias de José Brey, Luiz Scholz, Carlos Hantschel, José Preisler e Francisco G. Kaminski, entre os Kms. 94 e 116 da Estrada Dona Francisca.

Na próxima edição, vamos continuar a tratar da vinda dos primeiros imigrantes de europeus a Rio Negrinho! Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário