Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 16 de outubro de 2021

NOSSA HISTÓRIA: SOCIEDADE DE CANTORES DE RIO NEGRINHO (2)

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 1º/10/2021, edição nº 5.392, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

__________________________________

Nota do Autor: O presente artigo, com adaptações, foi publicado originalmente no Blog Rio Negrinho no Passado, em 14/03/2010. Na próxima edição pretendemos apresentar alguns aspectos do Men Chor de Rio Negrinho – MCRN (Sociedade de Cantores de Rio Negrinho).

-------------------------------------

Membros do Men Chor de Rio Negrinho (MCRN), em 1937 (Foto e identificação de Bibi Weick)


Nos moldes de outras colônias com imigração alemã, como vimos no artigo anterior, a exemplo de Joinville, Blumenau e de São Bento do Sul, em 28 de junho de 1928, foi fundada a Men Chor de Rio Negrinho (Sociedade de Cantores de Rio Negrinho).

A finalidade desta entidade era a de incentivar o canto, as festas, a camaradagem, a alegria e a diversão, funcionando também, entre os sócios uma pequena orquestra, proporcionando e organizando boas festividades ao longo dos anos.

Nos dias 1 e 2 de fevereiro de 1936 foram realizados a solenidade e comemoração do lançamento da pedra fundamental no local a ser construída sua nova sede, contando com a presença de um grupo de Joinville, que consistia da Seção de Canto “Sängerbund-Concordia” (da Liga de Sociedades) e a Sociedade de Canto “Liederkranz”, se organizaram, juntamente com as três Sociedades de canto de Blumenau, “Concordia”, “Liederkranz” e “Eintracht”. Esta sede oficial da MNRN foi inaugurada em 1937.


Sede do Men Chor de Rio Negrinho (MCRN) (Foto: acervo de José Luimar Meyer)


A entidade foi fechada durante a 2ª Guerra Mundial, pois o Governo Federal, a exemplo de outras entidades, com associados alemães, temia que pudessem ter alguma ligação com o nazismo.

Este prédio mais tarde foi utilizado, a partir de 1947, pelas irmãs da “Congregação das Irmãs de São José de Chambéry”, na implantação das primeiras turmas do Educandário Santa Terezinha e posteriormente sede do Sociedade Esportiva Ipiranga.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nosso município! Obrigado!

2 comentários:

  1. Com referência ao prédio utilizado na implantação das primeiras turmas, consta do m/ diário que: "Em 14 de dezembro (sexta-feira) de 1950, obtive aprovação no 2º ano do curso Primário.
    A convite do Pe. Celso Michels, a Congregação das Irmãs de São José de Chambery se estabeleceram em RN, à rua Luiz Scholz, num imóvel de madeira adquirido a partir de 1947, na criação de um Jardim de Infância e do Curso Primário, onde frequentei até o segundo ano, após passamos para o novo prédio “Educandário Santa Terezinha. Portanto sou um dos primeiros a frequentar como aluno o local. A foto onde apareço já foi postada em outra ocasião e que no momento não foi possível apresentar.




    ResponderExcluir
  2. Parabéns as pessoas que resgatam a história de Rio Negrinho.

    ResponderExcluir