Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 7 de março de 2021

NOSSA HISTÓRIA: “HOTEL E SALÃO LAMPE”

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 05/03/2021, na edição nº 5.362, pág. 6, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

Publicado em 07/03/2021 - Atualizado em 16/05/2021

______________________________


Nota do Autor: Texto com base no livro “Rio Negrinho que Eu Conheci” de autoria do ilustre professor José Kormann e informações de Braulio Lampe (em memória), Elli Norma Olsen e Florinda Almira da Silva (Dona Flori), a quem agradecemos.

--------------------------------------------------

Quem passa na Avenida dos Imigrantes vê com surpresa, o prédio da Prefeitura Municipal, inaugurada em 1996, construída no estilo country dos antigos saloon’s do velho oeste. De onde surgiu essa inspiração?

Roberto Lampe *22/01/1871 +11/05/1937


A fonte da inspiração do estilo do prédio é oriunda do edifício denominado primeiramente de “Hotel e Salão Lampe” e mais tarde de “Hotel e Salão Dettmer”, situado bem no centro da cidade de Rio Negrinho, defronte a Igreja Matriz Santo Antonio, exatamente onde encontra-se a agência do Bradesco.

Salão Lampe e Hotel Central (Acervo Leoni Tureck)


Este prédio foi construído Roberto Lampe, iniciado por volta de 1922, logo após a seu retorno dos Estados Unidos, onde morou e após 2 anos, retornou em virtude das baixas temperaturas. O prédio foi inaugurado em 15 de agosto de 1926, serviu de hotel, salão de bailes e ponto de irradiação artística, esportiva e cultural.

Na mesma data da inauguração do Salão, também foi inaugurado o campo de futebol do Rio Negrinho Foot Ball Club, localizado ao final da rua Willy Jung. O Salão Lampe foi sede deste clube, que além do futebol, mantinha uma biblioteca com centenas de livros, grupo teatral, ginástica e uma orquestra. Por curiosidade o Rio Negrinho Foot Ball Club tinha o seu próprio hino, que foi musicado pelo maestro Max Jakuch e letra de Carlos Schramm e tinha como cores o azul e branco.

Prédio da Prefeitura de Rio Negrinho (Fonte: Redes Sociais)


O Hotel e Salão Lampe foi sucessivamente administrado posteriormente à Roberto Lampe, por Frederico Lampe e Leopoldo Ribeiro, João Neumann, Afonso Olsen e por fim, Otto Dettmer.

O Hotel e Salão Dettmer (antes Salão Lampe) serviu por muitos anos de local de salão de bailes, treinamento e de exibições para esportistas de várias idades.

Imagem do incêndio do Hotel e Salão Dettmer, ocorrido em 08/12/1973 (Fonte: Redes Sociais)


Em 8 de dezembro de 1973 Rio Negrinho perde um dos ícones do seu patrimônio, o Hotel e Salão Dettmer, que foi totalmente consumido por um incêndio simplesmente aterrador. Mais tarde, o terreno foi adquirido pelo Bradesco, onde está sediado a sua agência local.

Nota complementar do Prof. Osny Zipperer:

Em 25 de junho de 1925, talvez num dos primeiros eventos que aconteceram no SALÃO LAMPE, foi o "banquete" servido em homenagem à inauguração do novo Distrito de Rio Negrinho, com a presença de parte da população e do Sr. Superintendente Luiz de Vasconcelos, deputado para o Congresso Estadual.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Um comentário:

  1. Em 25 de junho de 1925, talvez num dos primeiros eventos que aconteceram no SALÃO LAMPE, foi o "banquete" servido em homenagem à inauguração do novo Distrito de Rio Negrinho, com a presença de parte da população e do Sr. Superintendente Luiz de Vasconcelos, deputado para o Congresso Estadual.

    ResponderExcluir