Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 14 de fevereiro de 2021

PADRE THOMAZ GASSER

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 29/01/2021, na edição nº 5.357, pág. 8, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

_________________________________


Nosso município de Rio Negrinho homenageia o Padre Doutor Thomaz Gasser com a denominação de uma escola pública municipal na localidade de Serro Azul, distrito de Volta Grande. O presente texto, com adaptações, tem por base a publicação de 23/12/2017 do Blog Rio Negrinho no Passado. 

__________________________________ 


Nascido na Alemanha, Heinrich Nikolaus Gasser, em 26 de fevereiro de 1906. Segundo o que nos consta, foi soldado pela Alemanha na 1ª Guerra Mundial. Até a presente data não temos informações de quando migrou para o Brasil.

Durante 15 anos, padre Thomaz, percorreu as comunidades, evangelizando o interior de Rio Negrinho


Ordenou-se sacerdote já aqui no Brasil, em 21 de janeiro de 1930, pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), adotando um novo nome como Padre Thomaz Gasser. "A mudança de nome significa assumir uma missão específica, uma função. Deste modo, muitos padres e religiosos passam a assumir um novo nome também quando entram na vida religiosa". 

Assumiu em Rio Negrinho, como padre coadjutor – vigário paroquial – em 12 de dezembro de 1951, onde permaneceu nesta função até 14 de outubro de 1966, quando sofreu um acidente vascular cerebral – AVC. 

Durante mais de 15 anos percorreu o nosso interior, evangelizando e atendendo as nossas capelas. 

Assim se manifestou o então pároco interino padre José Schmitt, segundo consta no Livro do Tombo da Igreja Matriz Santo Antonio de Rio Negrinho: “14 outubro de 1966 – Rev. Pe. Tomaz Gasser S.C.J. coadjutor desta paróquia, que visita há mais quinze anos as numerosas capelas rurais sofreu um derrame cerebral com paralisia do lado direito. Ás 11,00 horas o Pe. José Schmitt S.C.J. administrou-lhe a Sagrado Unção. Está no Hospital local sob cuidado dos três médicos recebendo os recursos possíveis. Dia e noite é assistido pelos nossos irmãos e alunos da Escola Apostólica São José e visitado amiúde pelos sacerdotes. A partir de 16 de outubro já pode comungar diariamente. Hoje, 17 de outubro, o seu estado se apresenta animador; mas pela noite sentindo-se abatido, com pressão alta e dores no coração. Foi sempre zelosíssimo na cura das almas, visitando mensalmente as mais distantes capelas, administrando os sacramentos e instruindo com muito tino e grande amor os fiéis nas verdades da Religião e na renovação do Concílio Vaticano II.”

Primeira comunhão em 1961 ministrada pelo Padre Thomaz na comunidade de Colônia Olsen


Do Hospital de Rio Negrinho posteriormente foi transferido para o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul, onde permaneceu internado durante 12 anos, onde veio a falecer em 07 de outubro de 1979, vítima de infarto do miocárdio e trombose cerebral. O seu enterro ocorreu no dia seguinte, com grande concorrência popular, e foi sepultado no Cemitério Municipal de São Bento do Sul. 

Em sua homenagem o então Prefeito Municipal de Rio Negrinho – Guido Ruckl – através da Lei Municipal nº 460, de 09 de outubro de 1991, denominou a Escola Reunida Municipal, criada pela Lei nº 22, de 24 de setembro de 1971, na localidade de Serro Azul, distrito de Volta Grande, como "ESCOLA REUNIDA MUNICIPAL PADRE DR. TOMAS GASSER", atualmente EMEBI PADRE DR. TOMAS GASSER.

Na próxima edição continuaremos a tratar de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário