Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 17 de janeiro de 2015

ANCESTRAIS DO IMIGRANTE BENEDICTO BAIL !


Benedicto Bail, imigrante alemão, nascido em 30/11/1854,
chegou em São Bento do Sul em 1874, e ali faleceu
em 28/02/1928 (Foto: acervo do autor deste Blog) 

Nota do Blog: O presente texto é de autoria do pesquisador histórico Henrique Fendrich, publicado originalmente no jornal “Folha do Norte" de São Bento do Sul, publicado em 06/01/2015, a quem agradecemos, vem complementar um texto publicado neste Blog, em 08/12/2014, com o título "80 Anos do Falecimento do Imigrante Benedicto Bail".

Resuminho do que descobri sobre a família do Benedicto Bail, publicado na Folha do Norte de 06/01/2015. 
_______

Recentemente, com a disponibilização on line dos registros paroquiais da antiga Boêmia, foi possível descobrir as origens da família de Benedikt Bail, o noivo do primeiro casamento “alemão” de São Bento. Diz a história que Benedikt ficou órfão muito cedo, informação que ainda não foi possível confirmar. Já se sabe, no entanto, a origem do seu sobrenome “Bail”, grafia que parece ter sido adotada apenas após a sua vinda ao Brasil, pois em todos os registros europeus ele aparece como “Bayerl”. Este era o sobrenome da sua mãe, Maria Anna Bayerl, nascida na aldeia de Haidl am Ahornberg, atual Zhŭří, na República Tcheca. Maria não chegou a se casar com o pai de Benedikt, razão pela qual os filhos passaram a adotar o sobrenome materno.
O pai de Benedikt chamava-se Peter Haderer, possivelmente natural de Stadl, na Baviera. Trabalhava como amolador e era filho de Georg Haderer e Margaretha Hendl, também bávaros. Peter Haderer morou com Maria Anna Bayerl em um terreno na aldeia de Holzchlag, atual Paseka, justamente onde Benedikt veio ao mundo aos 30.11.1854, sendo batizado em Gutwasser, atual Dobrá Voda. Na ocasião seus pais já haviam tido a filha Barbara Bayerl, que imigraria ao Brasil casada com Franz Pöschl. Posteriormente, tiveram uma filha chamada Margaretha Bayerl, que morreu ainda bebê.
A mãe de Benedikt era filha de Wenzel Bayerl e Barbara Schreiner, também naturais de Haidl am Ahornberg, neta paterna de Joseph Bayerl e Theresia Schmid, e neta materna de Georg e Theresia Schreiner, esses últimos moradores de Rathgebern, atual Radkov. O último Bayerl que se tem conhecimento é o pai de Joseph, chamado Johann Georg Bayerl, que foi casado com Katharina Löffelmann e faleceu em Haidl am Ahornberg com cerca de 60 anos em 1793. Theresia Schmid, a esposa de Joseph Bayerl, era filha de Mathias Schmid e Anna Maria Schwarz.
São esses os ancestrais descobertos até o momento. Abaixo, uma antiga imagem de Haidl am Ahornberg, a terra de origem dessa família Bail/Bayerl.

3 comentários:

  1. Boa tarde meu nome é Fernando Cesar Bail, meu Pai é Antonio Anivaldo Bail , o nomo do pai do meu pai é Emanoel Bail e minha biza se chamava Marta Bail. eu gostaria de saber tudo sobre e minha descendência Obrigado Meu Email é fer_dinhofama@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu nome é Fernando Cesar Bail, meu Pai é Antonio Anivaldo Bail , o nomo do pai do meu pai é Emanoel Bail e minha biza se chamava Marta Bail. eu gostaria de saber tudo sobre e minha descendência Obrigado Meu Email é fer_dinhofama@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde meu nome é Ana Regina Bail meu avô eraPhudolfh Bail. Minha avó Margarida Bail gostaria de mais informações de minha Família meu pai Bráulio Bail

    ResponderExcluir