Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 19 de julho de 2014

VIAS PÚBLICAS DE NOSSA CIDADE: QUEM FOI NEREU RAMOS ?

Dr. Nereu Ramos, Governador de SC e Presidente Interino do Brasil (Imagem oficial da Presidencia de República)
Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia com a denominação de importantes ruas, três ilustres políticos catarinenses, que foram atingidos por uma fatalidade de um acidente aéreo em 16/06/1958. Este acidente que vitimou Jorge Lacerda, então governador de SC, o senador Nereu Ramos e o deputado federal Leoberto Leal, mudou o panorama política de Santa Catarina. O presente texto tem por base o site "Wikipédia, a enciclopédia livre" e em pesquisas do autor do Blog.

Filho de Vidal Ramos, governador de Santa Catarina entre 1910 a 1914, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1909. Foi deputado estadual na7ª legislatura (1910-192 e na 10ª legislatura (1919-1921). Em 1927 foi fundador e primeiro presidente do Partido Liberal Catarinense. Em 1930 foi eleito deputado federal, mas com o fechamento do congresso teve seu mandato extinto. Apoiou a Revolução Constitucionalista de 1932 e em 1933 foi eleito deputado constituinte com a maior votação do Estado de SC. Foi um dos 26 deputados integrantes da comissão encarregada de examinar o anteprojeto de constituição preparado pelo Governo Provisório da Revolução de 1930. Em 1935 foi eleito Governador de SC, sendo nomeado interventor em 1937, permanecendo neste cargo até 1945. Foi eleito simultaneamente deputado e senador pelo PSD em 1946. Presidente da Câmara de Deputados, em 1951, e vice-presidente do Senado, em 1955.
Como 1º Vice-presidente do Senado Federal, Nereu Ramos assumiu a presidência após o suicídio do titular, Getúlio Vargas, e o impedimento do vice-presidente, Café Filho, e do impedimento do presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz, liderados pelo General Henrique Lott no Movimento 11 de Novembro.
Coube a Nereu Ramos, em sua breve passagem pela presidência do Brasil, de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956, sob estado de sítio, completar o quinquênio presidencial.
A crise política em que mergulhara o país, após o suicídio de Getúlio Vargas, projetou a figura do Ministro da Guerra Henrique Lott, por ter assegurado tanto a posse de Juscelino Kubitscheck e de João Goulart, eleitos em 1955, como a continuidade democrática. Com a posse de Juscelino Kubitschek, Nereu assumiu o Ministério da Justiça. Em 1957 voltou ao Senado, demitindo-se do ministério.
Faleceu em 16 de junho de 1958, em desastre aéreo. O avião, um Convair CV-440 de matrícula PP-CEP da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis, acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes. Também faleceram no acidente os políticos catarinenses Jorge Lacerda, governador de Santa Catarina na ocasião, e Leoberto Leal, então deputado federal por Santa Catarina.
Foi sepultado no Rio de Janeiro. Seus restos mortais foram depois transladados para Lages, sua cidade natal, sendo resguardados no Memorial Nereu Ramos, juntamente com um acervo de documentos e fotografias, e também partes do avião acidentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário