Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 26 de novembro de 2011

Personalidade esportiva de nossa história: Eugenio Walfrido Liebl, o Padeirinho !

Time do Ipiranga de 1960, no campo situado na região do trevo da rua Willy Jung, onde vê-se a partir da dir.: Odilon Vicente Thomaz (Nike), Gaspar Kerne, Alvino Ruckl, Campolin Bueno, Santo Campolin, Nezinho, Vital Fanes, Pedro Buchmann, Aldomiro Tavares, Padeirinho, Eda e Popo.
Equipe do Continental de 1970, onde vê-se, a partir da esq., agachados: Orlando Ribas, Alvino Maros, Ivo Linzmeyer (Ratinho), Pedro Tabalipa e Erico Duffeck; em pé: Nelson Munch, Alvino Vieira Martins, Francisco Ribas, Waldemiro Liebl, José Borges, Braulio Muller e Padeirinho.
Eugenio Walfrido Liebl, atleta de futebol do Ipiranga em 1960
Carteira de identidade de atleta expedido pela Liga Corupaense de Futebol em 1970 
Imagem recente de Eugenio W. Liebl, o Padeirinho (foto do autor do blog)
Eugenio Walfrido Liebl, conhecido popularmente como Padeirinho, nascido em 05/05/1936, em Rio Negrinho, é filho de Ricardo e Elza Liebl. Casado com Serzilia Oliveira, tem 5 filhos. Fez seus estudos no Grupo Escolar Marta Tavares e sua primeira professora foi Lucia Bail. Antes dos 18 anos fazia a entrega de pães para padaria pertencente a seu pai, situada no bairro Vila Nova, donde adveio o apelido carinhoso de "Padeirinho", que perdura até os nossos dias. Além da entrega de pães fazia fretes para os pequenos comércios à época de Jorge Quandt, Arlindo Carvalho, Carlos Kirschbauer e José Brusky Jr., todos situados ao longo da Estrada Irany, hoje Rua Pedro Simões de Oliveira. Trabalhou em 1952 na antiga "Fábrica B", filial da Móveis Cimo, situada defronte ao Cemitério Municipal da rua Pedro Simões de Oliveira. Em 1955 cumpriu o serviço militar obrigatório no 2º Batalhão Ferroviário em Rio Negro (Pr). Dispensado do serviço militar retornou a Rio Negrinho onde atuou novamente com a venda de pão, depois nos serviços de construção civil na firma de Erico Becker, a seguir na empresa de Ind. de Calçados Ruby de João dos Santos (João Teco), depois na Ceramarte, Celulose Luiz Olsen e por fim na Móveis Cimo, setor de estofaria, a partir de 17/01/1973, donde se aposentou em 1980. Apesar da aversão de seu pai pelo futebol, Padeirinho iniciou sua vida esportiva a partir dos 16 anos (1952) no campo do Vila Nova, até o serviço militar. Retornando do serviço militar em 1956, convidado por Nivaldo Salles, um dos líderes do então Vila Nova Esporte Clube, jogou neste clube durante o período de 2 anos, até 1957.  Incentivado por Alfredo Schwendner em 1957 transferiu-se para a Sociedade Esportiva Ipiranga, cujo campo era situado na região do trevo da rua Willy Jung, onde permaneceu até 1969. A partir de 1969 transferiu-se para o Esporte Clube Continental onde permaneceu até 1976, já então com a idade de 40 anos. Com um futebol envolvente marcou o futebol de Rio Negrinho por mais de 20 anos, nos três principais clubes da cidade, Vila Nova, Ipiranga e Continental. Conquistou respeito e consideração no mundo esportivo de nossa cidade e região. (fotos do acervo de Eugenio W. Liebl)

Nenhum comentário:

Postar um comentário