sexta-feira, 25 de junho de 2021

NOSSA HISTÓRIA: VISITA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA A RIO NEGRINHO EM ABRIL DE 1966

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 18/06/2021, na edição nº 5.377, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município. 

------------------------------------------------------------

A devoção a Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo, como mediadora universal de todas as graças, é especial para nós cristãos. Esse costume de recorrer a Santíssima Virgem vem desde os primórdios da Igreja até nossos dias. A invocação de Nossa Aparecida como padroeira oficial do Brasil ocorreu no 16 de julho de 1930, através de um decreto do Papa Pio XI. O ato apenas legitimou algo que os brasileiros já levavam no coração. Em 31 de maio de 1931, a imagem foi em romaria até o Rio de Janeiro, então capital federal, onde foi realizada uma Missa Solene na qual se oficializou o decreto papal.
 
__________________________________
 

Como forma de comemorar o jubileu dos 250 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por 3 pescadores no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, em outubro de 1717, na cidade de Aparecida do Norte, foi realizada uma peregrinação nacional, festejado em 1967. A peregrinação era dirigida pelo arcebispo auxiliar de Aparecida, Dom Antonio Ferreira Macedo.


Aspectos da despedida em frente a Igreja Santo Antonio na visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida a Rio Negrinho, ocorrido em 20/04/1966


Entre 1966 e 1968, 1.300 localidades foram visitadas, durante mais de 500 dias, chegando a 23 arquidioceses, 174 dioceses e 8 prelazias. A etapa nacional ocorreu antes do Ano Jubilar, de 3 de maio de 1965 a 14 de dezembro de 1966. A segunda etapa, pós-Ano jubilar, foi de 29 de fevereiro a 30 de outubro de 1968 em caráter regional.


Rio Negrinho foi escolhida dentre as cidades catarinenses para receber a Sagrada Imagem, na 4ª Peregrinação, dentre as 152 localidades dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Aspectos da recepção da Imagem de Nossa Senhora Aparecida a Rio Negrinho, defronte a Igreja Santo Antonio, ocorrido em 20/04/1966

Assim se expressa o Padre Irineu Bertoldo Decker, então Pároco da Paróquia Santo Antonio, quando da visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida:

“20 DE ABRIL (DE 1966) – A Paróquia recebeu a visita da verdadeira imagem de N. Sª Aparecida do Santuário de Aparecida do Norte acompanhada por uma comitiva sob a chefia de Dom Antonio Macedo D.D. Arcebispo de Aparecida. A recepção revestiu-se de verdadeira apoteose graças a uma colaboração conjunta das autoridades e do povo. Uma interminável fila de carros e caminhões vinha acompanhando a Imagem desde a altura do Rio Preto até a matriz. A imagem permaneceu na matriz durante a virada do dia 20 para 21. Várias missas foram celebradas estando a igreja sempre tomada por numerosos fiéis”. (Texto extraído do Livro Tombo (pág. 39) da Igreja Matriz Santo Antônio).

Portanto, vindo de Mafra, a Imagem teve uma recepção ao final da tarde, permaneceu durante noite do dia 20 para 21 de abril de 1966 e seguiu rumo a São Bento do Sul. Um dos pontos altos da recepção da Imagem foi a entrega da chave da cidade pelo então prefeito municipal Vagemiro Jablonski.

Aspectos da visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida a Rio Negrinho, ocorrido em 20/04/1966, onde na entrada da Igreja Santo Antonio, se vê o Prefeito Vagemiro Jablonski, o bispo Dom Antonio Ferreira Macedo (com as chaves da cidade), o padre Teobaldo Blume e o padre Irineu Bertoldo Decker


A comunidade de Vila Nova quando da construção de sua capela católica, em outubro de 1966, batizou-a com a denominação de Nossa Senhora Aparecida.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário