sábado, 12 de junho de 2021

NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO BAIRRO SÃO RAFAEL, EM NOSSA CIDADE

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 11/06/2021, na edição nº 5.376, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município. Grande parte das imagens constantes da presente publicação não fizeram parte da publicação original, pela exiguidade do espaço da coluna do Jornal.

_________________________________


Um de nossos bairros tem a denominação de São Rafael, situado na região sul de nossa cidade. Esse texto tem por base em entrevistas realizadas ao início de maio de 2014, com Everton Doerlitz, Marta Jantsch, Henrique Liebl, Luiz Schoeffel, Ivo Antonio Liebl e Evaldo Liebl, e de pesquisas do autor da coluna.

__________________________________


São Rafael – Situado na região sul de nossa cidade de Rio Negrinho, o bairro São Rafael, é uma homenagem ao arcanjo, que é considerado o chefe dos anjos da guarda, com sua data comemorativa em 29 de Setembro.

Mapa do território do Bairro São Rafael (Foto: Redes Sociais)


Imagem da Igreja Cristo Rei (Foto: autor do Blog - 16/04/2014)

Imagem da Escola Municipal Profª Selma Teixeira Graboski (Foto: autor do Blog - 07/05/2014)


Imagem da Escola Municipal Profª Selma Teixeira Graboski (Foto: autor do Blog - 07/05/2014)

Imagem do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 07/05/2014)


Imagem do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 07/05/2014)


Imagem do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 07/05/2014)


Imagem do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 07/05/2014)


Na busca de informações, sobre a origem da denominação do bairro São Rafael, estrevistou-se, ao início de maio de 2014, alguns moradores daquele bairro, entre os quais destacamos Everton Doerlitz, Marta Jantsch, Henrique Liebl, Luiz Schoeffel, Ivo Antonio Liebl e Evaldo Liebl, que são unânimes que nunca tiveram notícias donde se origina esta homenagem naquele bairro a São Rafael.

Luiz Schoeffel, hoje com 89 anos, um dos mais antigos moradores do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 26/12/2014)


Evaldo Liebl, hoje de saudosa memória, então com 87 anos, era um dos mais antigos moradores do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 26/12/2014)


Ivo Antonio Liebl, empresário e pesquisador histórico, morador do Bairro São Rafael (Foto: autor do Blog - 26/12/2014)


Na entrevista com Luiz Schoeffel (83 anos), morador da rua Carlos Lampe, afirma que desde 1955, quando veio a residir nesse bairro, este já era conhecido por aquela denominação. Já Evaldo Liebl (87 anos), já não faz esta afirmação. Morador da rua São Rafael, esquina com a rua Carlos Lampe, comprou o seu lote em 1948, mas veio a residir por volta de 1951.

Porém, eles são unânimes que adquiriram os seus terrenos de Jacob Brey, que em parceria de Eugenio Doerlitz, lotearam uma faixa de terras, naquele bairro. Jacob Brey e Eugenio Doerlitz haviam adquirido estas terras de Willy Beckert.

Evaldo Liebl testemunha que veio residir no local onde reside atualmente residia apenas Willy Jantsch, e no “morro do Kaminski”, era morador Francisco Gery Kaminski, cartorário de então, e mais aos fundos a família Duffeck. 

O acesso do bairro era pela atual rua Francisco Gery Kaminski seguindo pela rua Frederico Voght, rumo a localidade de Rio dos Bugres. A atual rua São Rafael ainda não era existente, construída mais tarde, por força de Fridel Olsen, que encontrou muitas resistências dos moradores no trecho, logo após a ponte no rio dos Bugres, que por coincidência leva o seu nome.

As terras de Jacob Brey confrontavam, ao norte, com as terras de Paulo Hatschbach, futuro bairro Ceramarte, e de outro lado terras de Francisco Gery Kamienski, entre outros.

Com base nas informações de Luiz Schoeffel, Henrique Liebl e Evaldo Liebl é de se supor que a efetiva povoação do bairro se deu a partir de 1950.

Denominação – Talvez explicação da origem desta denominação encontra-se num requerimento, de 05/10/1903, de autoria de Antonio Martins Ferreira Emygdio, na qual peticiona ao Governo de SC, uma extensa faixa de terras “parte da Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael, que houve por compras feitas ao Coronel Jose Correa de Bittencourt e sua mulher Dona Escolastica Ribas Franco de Bittencourt e ao Capitão Jose Bley e sua mulher Dona Maria Bley”..... (grifo meu).

Nesta Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael, está incluída a localidade de Rio dos Bugres, os atuais bairros São Rafael, Ceramarte, Cruzeiro, e parte do bairro Alegre. Uma das vendedoras desta Fazenda, Escolástica Ribas Franco de Bittencourt, é uma filha do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco, falecido em 1875, que foi o primeiro dono de grande parte das terras da cidade de Rio Negrinho.

Terá sido a denominação Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael para a origem da denominação do bairro São Rafael. Fica aí levantada esta tese, respeitadas futuras explicitações. Onde era a sede desta Fazenda e como foi partilhada, são explicações que futuramente deverão ser encontradas.

Antonio Martins Ferreira Emygdio - Personagem ainda desconhecido de nossa história, trata-se de um paranaense, falecido em 15/10/1905, aos 77 anos de idade, nesta Fazenda do Rio dos Bugres de São Raphael, motivado pela influenza, e foi sepultado no Cemitério do Lençol. Sua esposa Maria Ferreira Santana Emydio, paranaense, faleceu em 25/07/1908, com 69 anos de idade, e foi sepultada também no Cemitério do Lençol.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário