domingo, 28 de fevereiro de 2021

NOSSA HISTÓRIA: QUEM FOI OLDEGARD OLSEN SAPUCAIA?

Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 19/02/2021, na edição nº 5.360, pág. 8, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.

_________________________________


Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia o 1º Tenente Aviador Oldegard Olsen Sapucaia, rionegrinhense, que morreu em luta na 2ª Guerra Mundial, com a denominação da praça central de nossa cidade, mais conhecida como a “Praça do Avião”. O presente texto foi redigido com base no texto, com adequações, do site ‘SENTANDO A PUA” – A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA NA SEGUNDA GERRA MUNDIAL – 1943/1945, e no livro “RIO NEGRINHO – SC RAÍZES DA COMUNIDADE” de autoria do ex-prefeito Nivaldo Simões de Oliveira, aos quais agradecemos.

__________________________________


Oldegard Olsen Sapucaia (Fonte: Redes Sociais)

OLDEGARD - Nascido em Rio Negrinho/SC, em 09/06/1924, Oldegar, era filho de Elvira Olsen Sapucaia e do médico General Alfredo Gomes Sapucaia, e tinha 5 irmãos: Orlando, Djalma, Glicia, Almir e Dirce. Sua mãe Elvira era filha de Adolfo Olsen, tradicional patriarca de nossa terra. De família militar, filho do general médico Alfredo Gomes Sapucaia, herdou o apelido de “Cocinha” de seu irmão, Orlando Olsen Sapucaia, o “Coça” da Arma de Cavalaria.

Oldegard era o caçula da Turma de Aspirantes de 1942 da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos. Não havia atingido ainda os 20 anos. Ao receber sua estrela de Aspirante a Oficial Aviador foi convidado a permanecer na Academia como instrutor até seu voluntariado na Unidade Expedicionária. Foi piloto de combate da esquadrilha amarela. Era instrutor na Escola de Aeronáutica quando se voluntariou para integrar o 1º Grupo de Caça. Se preparava, em Tarquínia, para a sua 1º missão de combate, fazendo um rápido vôo de treinamento em seu avião P-47.

Em 07/11/1944, o “Cocinha” decolou para cumprir sua missão de ataque a elementos motorizados em Bologna. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas quando em alta velocidade e baixa altura, o avião trancou os comandos, Oldegard ainda tentou saltar de paraquedas mas a pouca altitude não permitiu que ele abrisse vindo o piloto a chocar-se mortalmente contra o solo.

Faleceu em Tarquínia (Itália) em 07/11/1944. Seus restos mortais hoje repousam no Monumento dos Pracinhas no Rio de Janeiro, RJ. Foi promovido post-mortem a 1º Tenente Aviador.

Com a morte de Oldegard já está na história, foi homenageado com o nome de Rua, Praças, Escolas e em diversas cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, RJ: Rua TEN. Oldegard Sapucaia, no Méier; em Blumenau, SC: Rua TEN Oldegard; em Florianópolis, SC: Rua TEN. Oldegard Sapucaia; em Ijuí, RS: Colégio TEN. Oldegard; em Rio Negrinho, SC: Praça TEN. Oldegard Olsen Sapucaia, onde está colocado um NA T-6, num belo pedestal e uma placa de bronze com o seu nome; em Rio Negrinho, SC: Sala TEN. Oldegard - Ginásio Local.

Monumento da Praça Oldegard Olsen Sapucaia, em Rio Negrinho (Fonte: Acervo Glicia Neidert)


Imagem da inauguração, em 1944, da Praça Tenente Aviador Oldegard Olsen Sapucaia


INAUGURAÇÃO EM 1944 DA PRAÇA OLDEGARD OLSEN SAPUCAIA - Situada na área central junto ao prédio da intendência, quando Rio Negrinho ainda era Distrito de São Bento do Sul, sob a administração local do então Intendente Distrital Péricles Porto Virmond, numa justa homenagem pelo gesto de heroísmo ao abnegado jovem piloto de caça, foi inaugurada a PRAÇA TENENTE AVIADOR OLDEGARD OLSEN SAPUCAIA, ainda em 1944, com a presença de autoridades e de familiares.

Praça Oldegard Olsen Sapucaia, com destaque ao avião ali instalado (Fonte: Redes Sociais)

INSTALAÇÃO DO AVIÃO EM 23 DE OUTUBRO DE 1975 - A instalação do avião na Praça Tenente Aviador Oldegard Olsen Sapucaia, atualmente mais conhecida como PRAÇA DO AVIÃO, aconteceu em 23 de outubro de 1975 (Dia do Aviador), numa feliz iniciativa do então prefeito Nivaldo Simões de Oliveira. Este avião foi conseguido com o Ministério da Aeronáutica, para distinguir as homenagens da comunidade ao jovem herói rionegrinhense, similar a aeronave pilotada pelo tenente. A inauguração realizada pelo prefeito Nivaldo Simões de Oliveira e contou com a presença de familiares do homenageado, de autoridades militares e civis e ainda da miss Brasil/1975 Ingrid Budag.

Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário