segunda-feira, 7 de junho de 2021

Entrevista: Osni Schroeder diz ter deixado a cidade com 90% do esgoto

Nota do Blog: O Jornal PERFIL MULTI de Rio Negrinho, a quem agradecemos, publicou entre 12 de abril a 18 de maio de 2021 uma série de entrevistas especiais com os ex-prefeitos, em comemoração ao aniversário de Rio Negrinho de 2021. Por ser matérias de interesse histórico de nosso município o Blog Rio Negrinho no Passado apresenta os textos publicados na sua íntegra. Salientamos que o conteúdo da matéria expressa a opinião dos respectivos entrevistados, não refletindo, necessariamente, a opinião do administrador deste Blog.

---------------------------------------------------------------

Osni Schroeder diz ter deixado a cidade com 90% do esgoto

Ex-prefeito lembra ações realizadas durante os quatro anos na Prefeitura


04/05/2021

Autor(a): Pricila Pires da Maia


Ex-prefeito Osni José Schroeder na sede do Jornal Perfil Multi em 04/05/2021 (Foto: Pricila Pires da Maia)


Continuando com as entrevistas com os ex-prefeitos em homenagem aos 141 anos de Rio Negrinho, hoje trazemos a entrevista com Osni Schroeder, que por dois mandatos foi vereador e após, vencendo as eleições em 2008 para ser prefeito da cidade. Osni comenta que sempre foi ligado à política e que, quando terminou os estudos, voltou para Rio Negrinho porque sempre quis ser prefeito.

Perfil Multi - Como a política entrou na sua vida?

Osni - Eu sempre gostei de envolvimento com a comunidade, com associação de moradores, setor empresarial, escolas e tudo mais. Mas isso já quando fui estudar em Curitiba, ao final da década de 1980. Sempre tinha um desejo muito forte, além de me formar como engenheiro civil. Eu sempre quis voltar para Rio Negrinho e ser prefeito da cidade. Meus colegas de faculdade, todos de Curitiba, inclusive sabiam disso e vieram para cá para minha posse por conta da realização de um sonho. Tive sempre este envolvimento com a Associação Empresarial, com clube de serviço, hoje sou do Lions Clube. Participava sempre de reuniões de associação de moradores e era professor, tanto no Manuel da Nóbrega quanto no Colégio São José. Aos poucos, fui me familiarizando com a possibilidade e, em 2000, fui candidato a vereador e eleito como o terceiro mais votado. Em 2004 já houve a possibilidade de ser candidato a prefeito, mas pelas conjunturas da época fui novamente a vereador. Reeleito em 2004, em 2007 fui presidente da Câmara de vereadores e, assim, consegui adquirir uma grande bagagem e conhecimento, experiência na questão pública e meu nome saiu de forma natural para concorrer a prefeito em 2008, quando fomos vitoriosos nas eleições.

Perfil Multi - Como foi assumir a Prefeitura quando eleito em 2008?

Osni - Nós assumimos a Prefeitura em uma condição bastante precária, porque na época vivenciamos o desemprego. No ano de 2007 e 2008, segundo dados do Caged, nós tínhamos mais de 1.500 vagas perdidas só nestes dois anos. Cada vaga perdida com carteira assinada representa três outras que se perdeu de trabalho informal. Na época, tinha uma quantidade de desempregados, e era um desafio de reverter este quadro econômico de Rio Negrinho. Nosso trabalho foi muito focado para reverter a situação econômica da nossa cidade, que estava em uma crise que se abateu muito forte e nós tínhamos que fazer algo diferente para que a cidade voltasse a ter empregos. O desafio maior nosso foi viabilizar economicamente nossa cidade, enfrentamos um período muito triste de economia de recessão e muitos desempregados. Então, nosso foco primordial foi buscar a diversificação econômica e o fortalecimento de setores econômicos de Rio Negrinho. Ou seja, uma cidade só tem desenvolvimento sólido, firme e próspero quando três setores econômicos funcionam bem, que é a indústria, e esta é diversificada. Nós tínhamos na época muita indústria de móveis, e a tendência era de diversificar essa economia para que não dependêssemos tanto dos móveis. Fizemos isso buscando empresas para Rio Negrinho. Fortalecemos o setor agrícola, criamos a feira da agricultura familiar, para ajudar os produtores, e movimentamos a questão turística, desenvolvendo projetos de turismo para a cidade. E deu certo. Terminamos nosso mandato no saldo positivo de empregos, e muitas indústrias novas na cidade e o Natal Encantado forte.

Perfil Multi - O que você avalia que em sua gestão deixou para a cidade em questão de benefícios para os munícipes?

Osni - A diversificação econômica que nós fizemos e as indústrias diria que foram as nossas maiores obras, trazendo a diversidade para Rio Negrinho, como malharias, setor de fibras, papel, setor de tecnologia, que estão há mais de 10 anos no município, gerando emprego e renda. Sem dúvida, uma das maiores conquistas da nossa gestão, demonstrando que, se hoje não tivéssemos estas empresas com diversificação, poderíamos estar bem menos prósperos como estamos. A segunda grande obra nossa foi fazer com que a população olhasse o setor turístico com outros olhos. Implantamos o Natal Encantando que sempre dizia que era um projeto de desenvolvimento econômico para Rio Negrinho. O Natal Encantado começou aqui junto com a festa em Pomerode. Lá é gigante hoje porque teve continuidade, e aqui o pecado foi não ter continuidade. E, junto a isso, trouxemos a implantação do cicloturismo, que hoje é muito visitado até pelos rio-negrinhenses que aderiram o ciclismo. E a copa do laço, grandes shows, para que as pessoas olhassem e percebessem que era uma fonte de receita para a cidade. E a terceira grande obra nossa foi deixar Rio Negrinho com 90% da rede de esgoto, que na época tínhamos apenas 12%. Nós construímos ela 60% em quatro anos e deixamos R$ 12 milhões no caixa da Prefeitura para concluir ela e atingíssemos 90%. Executamos 60% e viabilizamos até 90% de esgoto implantando em Rio Negrinho. Na área de educação praticamente demos um salto. Fizemos cinco novas escolas, e na saúde construímos três postos de saúde.


Osni frisa que deixou a cidade com 90% do esgoto implantando

"Meus colegas de faculdade, todos de Curitiba, vieram para minha posse por saberem do meu sonho em ser prefeito"

"Nosso maior desafio foi viabilizar economicamente nossa cidade, pois enfrentávamos um período de recessão e desemprego"

"Implantamos o Natal Encantando e sempre disse que era um projeto de desenvolvimento econômico para Rio Negrinho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário