sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RIO NEGRINHO: FEVEREIRO DE 2004, COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA !


Rio Negrinho percorreu quase 30 anos entre a elevação à categoria de Distrito de São Bento do Sul, em 1925, e a sua emancipação política-administrativa como municipio em 30 de dezembro de 1953, numa trajetória bastante vertiginosa.
No dia 27 de fevereiro de 1954 assume Henrique Liebl, nomeado pelo Governador Estadual como o primeiro prefeito municipal, permanecendo no cargo até as primeiras eleições municipais ocorridas em 15/11/1954, quando assumiu o primeiro prefeito eleito Frederico Lampe.
Com objetivo de comemorar o cinquentenário deste fato histórico ao final de 2003 o então Prefeito Municipal constituiu uma comissão especial de preparação e organização dos festejos, que se realizaram em fevereiro de 2004, ao qual me foi incumbido de dirigir os trabalhos, na qualidade de Secretário Municipal de Administração. 
Fizeram parte desta comissão a Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura Marlene Maria de Souza Freitas, o Diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal Silvio Armando Brigoni, a Secretária Municipal de Educação Braulia Dazilma Neitzke, a Secretária da Ind. Comércio e Turismo Maria Alcionete Neves Batista e o Assessor de Imprensa Michel Linke.
Mesas das autoridades na solenidade comemorativa dos 50 anos da emancipação política de Rio Negrinho, realizada ao final de fevereiro de 2004, realizada na Sociedade Musical, onde se vê a partir da esq.: Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura Marlene Maria de Souza Freitas, Deputado Estadual Mauro Mariani, Representante do Fórum da Comarca Wagner Luiz Boing, Prefeito Municipal Almir José Kalbusch, Presidente da Câmara de Vereadores Cleverson J. Vellasques, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional em Mafra Lourenço Schreiner e Secretário Municipal de Administração Osmair Bail.
Três fatos marcaram a história nesta comemoração. Uma delas foi a revitalização da Praça 30 de Dezembro, mais conhecida como a praça redonda, situada numa das ruas transversais da rua Willy Jung. Outra foi a comemoração realizada na Sociedade Musical Rio Negrinho, presidida pelo então prefeito municipal Almir José Kalbusck, com a presença de várias autoridades. Naquela ocasião foram homenageados com um diploma todos os ex-prefeitos e ex-vereadores municipais por seus trabalhos dedicados à comunidade. Por fim este evento foi marcado pelo lançamento do livro "RIO NEGRINHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 50 ANOS", que foi realizado sob a coordenação de Silvio Armando Brigoni e elaborado primordialmente pela professora Maria da Graça Machado, digitação de Adriana Lang, com a colaboração especial do assessor de imprensa Michel Linke.
Capa do livro RIO NEGRINHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 50 ANOS,
lançado em fevereiro de 2004
Professora Maria da Graça Machado, Chefe do Museu Municipal e principal
 elaboradora do livro RIO NEGRINHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 50 ANOS,
 lançado em fevereiro de 2004
Comissão Especial de Preparação e Organização dos Festejos do
 Cinquentenario de Emancipação do Município de RIO NEGRINHO 
Membro da Comissão: Dazilma Neitzke, então Secretária Municipal de Educação

Membro da Comissão: Michel Linke, então Assessor de Imprensa
Membro da Comissão: Alcionete Neves Batista, então Secretária
de Ind., Comércio e Turismo
Membro da Comissão: Silvio Armando Brigoni, então Diretor do
Museu e Arquivo Histórico Municipal
Membro da Comissão: Marlene de Souza Freitas, então Diretora
 Presidente da Fundação Municipal de Cultura

Presidente da Comissão: Osmair Bail, então Secretário
 Municipal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário