Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 23/07/2021, na edição nº 5.382, pág. 4, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.
__________________________________
Apresentamos alguns aspectos da eleição municipal ocorrida em 03/10/1992 a prefeito em Rio Negrinho. Obviamente muitos outros aspectos num estudo futuro devem merecer a atenção.
__________________________________
A eleição municipal em Rio Negrinho de 1992 se apresentou como um puro embate comparativo entre a Administração 1989/1992 do Prefeito Guido Ruckl e a Administração 1983/1988 do Prefeito Romeu Albuquerque.
Vivendo ainda num período em que a legislação eleitoral, ainda não previa o instituto da reeleição, o professor, ex-vereador e então vice-prefeito José Kormann se apresentou como o candidato do prefeito à época Guido Ruckl.
Guido Ruckl que se elegeu em 1988 como uma figura nova na política, não conseguiu deslanchar a sua administração, marcado principalmente pela forte influência do empresariado local e por suas repetidas lembranças do seu antecessor Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque, chegando inclusive a mover uma ação judicial ao seu antecessor com uma série de acusações, que se arrastou ao longo de vários anos na justiça.
Dentro deste clima político na disputa ao cargo de prefeito se apresentaram a eleição como candidatos: o professor, ex-vereador e então vice-prefeito José Kormann pela coligação “ALIANCA TRABALHO E ACAO POR RIO NEGRINHO”, composta pelos partidos PFL/PRN (Partido da Frente Liberal/Partido da Reconstrução Nacional), sendo o seu a vice o empresário Octavio Collodel Possami; o médico, ex-vereador e ex-prefeito Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque pela coligação “ALIANCA TRABALHO E ACAO POR RIO NEGRINHO” composta pelos partidos PDS/PMDB (Partido Democrático Social/Partido do Movimento Democrático Brasileiro), tendo como vice o escriturário e então vereador Antonio Zaleski; o jovem empresário Mauro Mariani pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo como vice o professor Abel Schroeder; e o advogado e ex-assessor municipal Paulo Gonçalo Ronconi pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tendo como vice o empresário Luiz Eusébio Stoeberl.
Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário