Nota do Blog: Apresentamos o texto publicado originalmente na coluna "Nossa História" em 24/04/2021, na edição nº 5.369, pág. 12, do Jornal Perfil Multi de Rio Negrinho. O Administrador deste Blog, a partir de 07/08/2020, passou a integrar a equipe de colaboradores daquele jornal, na apresentação de uma coluna semanal de abordagem de aspectos históricos do nosso município.
__________________________________
Cada País, Estado ou Município tem os seus símbolos que o identificam. Mesmo os clubes e entidades tem as marcas. Não raro, até famílias mais tradicionais tem os seus brasões. Assim é Rio Negrinho. Tem o seu brasão, bandeira, hino e datas comemorativas próprias, estabelecidas a mais de 50 anos, ainda no governo do Prefeito Alvaro Spitzner. É o que vamos tratar, ainda que de modo bem sintético.
__________________________________
Bandeira Oficial de Rio Negrinho (Fonte: acervo de Bibi Weick)
Brasão e Bandeira – Nosso município de Rio Negrinho começou a adotar sua própria identidade através da lei nº 30, de 15 de setembro de 1970, quando oficialmente assumiu como símbolos municipais o seu brasão de armas e bandeira. As cores adotadas foram o verde, a faixa prateada simboliza a paz, trabalho, prosperidade, amizade e pureza. E o azul da 3ª faixa sintetiza a Justiça, e a beleza do Município.
Brasão Oficial de Rio Negrinho (Fonte: acervo de Bibi Weick)
Bibi Weick (Fonte: Redes Sociais)
A escolha do brasão e da bandeira ocorreu através de concurso público por uma comissão julgadora, sagrando-se vencedor Siegmar Erico Weick, conhecido em nosso meio como Bibi Weick.
Data comemorativa – A 50 anos atrás, através da lei nº 7, de 15 de junho de 1971, a Municipalidade de Rio Negrinho adotava oficialmente o dia comemorativo à sua fundação.
Prefeito Alvaro Spitzner (Fonte: site oficial da Prefeitura de Rio Negrinho)
Buscando formar a sua identidade, um projeto de lei foi remetido à Câmara de Vereadores pelo então Prefeito Municipal Alvaro Spitzner, por sugestão de um clube de serviço de nossa cidade.
A Câmara de Vereadores era então composta por 7 vereadores: Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque, Walcir Vidal Senna, Edmundo Teifke, Carlos Wantowsky, José Tureck, José Cavalheiro Filho e Paulo Gustavo Meyer.
Sede da Câmara de Vereadores, em 1971, situada na Praça do Avião (Fonte: Rede Sociais)
Na tramitação do projeto de lei, que se apresentou bastante polêmico, mas ao final foi aprovado, cujo teor, singelamente estabeleceu o dia 24 de abril como sendo o "Dia Comemorativo à Fundação de Rio Negrinho", e também oficializou o ano de 1880, como sendo o ano de Fundação de Rio Negrinho.
Segundo fundamentação ao projeto de lei, o dia 24 de abril, era a data de nascimento de Jorge Zipperer, um dos pilares da fundação da futura Móveis Cimo, e o ano de 1880, a data da passagem da construção da Imperial Estrada Dona Francisca, pelo centro da cidade de Rio Negrinho.
Imagem da comemoração, em 1980, do centenário de Rio Negrinho (Fonte: acervo de Maria Estela Tavares)
Anualmente na semana do dia 24 de abril são realizadas várias festividades alusivas, mas sem dúvidas a maior delas foi a realização de abril de 1980, por ocasião do centenário de nossa terra, no governo do prefeito Paulo Beckert.
Hino Municipal – Resolvido a questão do Brasão, da Bandeira e da Data Comemorativa, o município procedeu a escolha do seu hino oficial, através de uma comissão julgadora, a partir de junho de 1971.
José Testoni (Fonte: Redes Sociais)
Wilson Glelepi (Fonte: acervo de Marli Pillati)
A escolha da letra e da música foram oficializadas através da lei nº 25, de 3 de novembro de 1971, e os autores foram Wilson Glelepi e José Testoni.
HINO DE RIO NEGRINHO
I
SOB A BRISA SUAVE DA SERRA,
ENTRE CAMPOS DE VERDE ESPLENDOR.
SOB A LUZ QUE ILUMINA ESSA TERRA,
ESTE MUNDO ENCANTADO EM FLOR.
II
LINDOS CAMPOS DE ALTIVOS PINHEIROS,
QUANDO O SOL ORNAMENTA O POENTE.
ESTE AR, ESTE CÉU BRASILEIROS,
DEUS CRIOU E NOS DEU DE PRESENTE.
III (ESTRIBILHO)
SALVE, SALVE, RIO NEGRINHO:
ÉS UM NINHO DE PAZ E AMORES.
SALVE, SALVE, RIO NEGRINHO:
SALVE, SALVE, CIDADE DE FLORES.
IV
MAJESTOSO CEPILHO DESLIZA,
SOBRE O PINHO CRIADO POR TI.
DA CERÂMICA A ARTE REPRISA,
RIO NEGRINHO DISTANTE DAQUI.
V
ESCOLHESTE ESTA TERRA IMPONENTE,
PIONEIRO VALENTE E SAGAZ,
JÁ PLANTASTE A FÉRTIL SEMENTE
E COLHESTE O FRUTO DA PAZ.
VI
ESTRIBILHO (III)
Na próxima edição vamos continuar a publicação de aspectos da história de nossa terra! Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário