sábado, 23 de dezembro de 2017

PERSONAGENS DE NOSSA HISTÓRIA: PADRE THOMAZ GASSER


Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia o Padre Thomaz Gasser com a denominação de uma escola pública na localidade de Serro Azul, distrito de Volta Grande.


QUEM FOI O PADRE THOMAZ GASSER ?

Nascido na Alemanha, Heinrich Nikolaus Gasser, em 26 de fevereiro de 1906. Segundo o que nos consta, foi soldado pela Alemanha na 1ª Guerra Mundial.  Até a presente data este Blog não tem informações de quando migrou para o Brasil.

Ordenou-se sacerdote já aqui no Brasil, em 21 de janeiro de 1930, pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, adotando um novo nome como Padre Thomaz Gasser.  "A mudança de nome significa assumir uma missão específica, uma função. Deste modo, muitos padres e religiosos passam a assumir um novo nome também quando entram na vida religiosa".


Padre Thomaz com sua charrete e seu inconfundível cachimbo


Assumiu em Rio Negrinho, como padre coadjutor – vigário paroquial – em 12 de dezembro de 1951, onde permaneceu nesta função até 14 de outubro de 1966, quando sofreu um acidente vascular cerebral – AVC.

Durante mais de 15 anos percorreu o nosso interior, evangelizando e atendendo as nossas capelas.

Durante 15 anos, padre Tomaz, percorreu evangelizando as comunidades
do interior de Rio Negrinho


Assim se manifestou o então pároco interino padre José Schmitt, segundo consta no Livro do Tombo da Igreja Matriz Santo Antonio de Rio Negrinho: “14 outubro de 1966 – Rev. Pe. Tomaz Gasser S.C.J. coadjutor desta paróquia, que visita há mais quinze anos as numerosas capelas rurais sofreu um derrame cerebral com paralisia do lado direito. Ás 11,00 horas o Pe. José Schmitt S.C.J. administrou-lhe a Sagrado Unção. Está no Hospital local sob cuidado dos três médicos recebendo os recursos possíveis. Dia e noite é assistido pelos nossos irmãos e alunos da Escola Apostólica São José e visitado amiúde pelos sacerdotes. A partir de 16 de outubro já pode comungar diariamente. Hoje, 17 de outubro, o seu estado se apresenta animador; mas pela noite sentindo-se abatido, com pressão alta e dores no coração. Foi sempre zelosíssimo na cura das almas, visitando mensalmente as mais distantes capelas, administrando os sacramentos e instruindo com muito tino e grande amor os fiéis nas verdades da Religião e na renovação do Concílio Vaticano II.”

Primeira comunhão em 1961 ministrada pelo Padre Thomaz na
comunidade de Colônia Olsen

Do Hospital de Rio Negrinho posteriormente foi transferido para o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul, onde permaneceu internado durante 12 anos, onde veio a falecer em 07 de outubro de 1979, vítima de infarto do miocárdio e trombose cerebral. O seu enterro ocorreu no dia seguinte, com grande concorrência popular, e foi sepultado no Cemitério Municipal de São Bento do Sul.


Escola Municipal Padre Tomaz Gasser, situada na localidade de Serro Azul


Em sua homenagem o então Prefeito Municipal de Rio Negrinho – Guido Ruckl – através da Lei Municipal nº 460, de 09 de outubro de 1991, denominou a Escola Reunida Municipal, criada pela Lei nº 22 de 24 de setembro de 1971, na localidade de Serro Azul, distrito de Volta Grande, como "ESCOLA REUNIDA MUNICIPAL PADRE DR. TOMAS GASSER", atualmente EMEBI PADRE DR. TOMAS GASSER.


domingo, 9 de abril de 2017

PERSONAGENS DE NOSSA HISTÓRIA: QUEM FOI OLDEGAR OLSEN SAPUCAIA


Nota do Blog: Nossa cidade de Rio Negrinho homenageia o 1º Tenente Aviador Oldegar Olsen Sapucaia, rionegrinhense, que morreu em luta na 2ª Guerra Mundial, com a denominação da praça central de nossa cidade, mais conhecida como a “Praça do Avião”. O presente texto foi redigido com base no texto, com adequações, do site ‘SENTANDO A PUA” – A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA NA SEGUNDA GERRA MUNDIAL – 1943/1945, e no livro “RIO NEGRINHO – SC RAÍZES DA COMUNIDADE” de autoria do ex-prefeito Nivaldo Simões de Oliveira, aos quais agradecemos pela gentileza.

QUEM FOI OLDEGAR OLSEN SAPUCAIA

Nascido em Rio Negrinho/SC, em 09/06/1924, Oldegar, era filho de Elvira Olsen Sapucaia e do médico General Alfredo Gomes Sapucaia, e tinha 5 irmãos: Orlando, Djalma, Glicia, Almir e Dirce. Sua mãe Elvira era filha de Adolfo Olsen, tradicional patriarca de nossa terra. De família militar, filho do general médico Alfredo Gomes Sapucaia, herdou o apelido de “Cocinha” de seu irmão, Orlando Olsen Sapucaia, o “Coça” da Arma de Cavalaria.

Oldegard era o caçula da Turma de Aspirantes de 1942 da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos. Não havia atingido ainda os 20 anos. Ao receber sua estrela de Aspirante a Oficial Aviador foi convidado a permanecer na Academia como instrutor até seu voluntariado na Unidade Expedicionária. Foi piloto de combate da esquadrilha amarela. Era instrutor na Escola de Aeronáutica quando se voluntariou para integrar o 1º Grupo de Caça. Se preparava, em Tarquínia, para a sua 1º missão de combate, fazendo um rápido vôo de treinamento em seu avião P-47

Em 07/11/1944, o “Cocinha” decolou para cumprir sua missão de ataque a elementos motorizados em Bologna. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas quando em alta velocidade e baixa altura, o avião trancou os comandos, Oldegard ainda tentou saltar de paraquedas mas a pouca altitude não permitiu que ele abrisse vindo o piloto a chocar-se mortalmente contra o solo.  Faleceu em Tarquínia (Itália) em 07/11/1944. Seus restos mortais hoje repousam no Monumento dos Pracinhas no Rio de Janeiro, RJ. Foi promovido post-mortem a 1º Tenente Aviador.

O nome de Oldegard já está na história. Hoje é nome de Rua, Praças, Escolas e em diversas cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, RJ: Rua TEN. Oldegard Sapucaia, no Méier; em Blumenau, SC: Rua TEN Oldegard; em Florianópolis, SC: Rua TEN. Oldegard Sapucaia; em Ijuí, RS: Colégio TEN. Oldegard; em Rio Negrinho, SC: Praça TEN. Oldegard Olsen Sapucaia, onde está colocado um NA T-6, num belo pedestal e uma placa de bronze com o seu nome; em Rio Negrinho, SC: Sala TEN. Oldegard - Ginásio Local

 INAUGURAÇÃO EM 1944 DA PRAÇA OLDEGAR OLSEN SAPUCAIA

Situada na área central junto ao prédio da intendência, quando Rio Negrinho ainda era Distrito do Município de São Bento do Sul, sob a administração local do então Intendente Distrital, Péricles Porto Virmond, numa justa homenagem pelo gesto de heroísmo ao abnegado jovem piloto de caça, foi inaugurada a PRAÇA TENENTE AVIADOR OLDEGAR OLSEN SAPUCAIA, ainda em 1944, com a presença de autoridades e de familiares. 













Na placa está gravada a seguinte mensagem:



PRAÇA TENENTE AVIADOR OLDEGAR OLSEN SAPUCAIA


Homenagem do povo de Rio Negrinho. Àquele que tudo deu pela Pátria, a mocidade e a própria vida. Itália - 1944









INSTALAÇÃO DO AVIÃO EM 23 DE OUTUBRO DE 1975

A instalação do avião na Praça Tenente Aviador Oldegar Olsen Sapucaia, atualmente mais conhecida como PRAÇA DO AVIÃO aconteceu em 23 de outubro de 1975, numa bela iniciativa do então prefeito Nivaldo Simões de Oliveira.





Esta aeronave foi instalada em Rio Negrinho depois de solicitação dirigida pelo então prefeito, em 11 de fevereiro de 1975, ao então Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Joelmir de Campos Araripe Macedo, que atendeu o pedido, determinando a concessão do monomotor da Força Aérea Brasileira, um T-6 North American P-47, que estava a disposição no município de Lagoa Santa (MG). Coube ao servidor municipal José Elso Nunes (Zéca), representando a municipalidade trazer esta aeronave daquela cidade até nosso município.

Esta feliz iniciativa de providenciar a instalação na Praça Tenente Aviador Oldegar Olsen Sapucaia de uma réplica do então potente e extraordinário monomotor da Força Aérea Brasileira, um T-6 North American P-47, que foi solenemente entronizado em 23 de outubro de 1975, exatamente no Dia do Aviador. 







Este avião foi conseguido com o Ministério da Aeronáutica, para distinguir as homenagens da comunidade ao jovem herói rionegrinhense, similar a aeronave pilotada pelo tenente. A inauguração realizada pelo prefeito Nivaldo Simões de Oliveira contou com a presença de familiares do homenageado, de autoridades militares e civis e ainda da miss Brasil Ingrid Budag.
(Foto: Ex-prefeito Nivaldo Simões de Oliveira)

sábado, 1 de abril de 2017

NOSSOS CANDIDATOS REGIONAIS A SENADOR, DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL DE 1947 A 2014 (PARTE 4)


Nota do Blog: Continuamos com a publicação do texto apresentando uma visão panorâmica dos nossos candidatos regionais, aos cargos de senador, deputado federal e estadual, a partir de 1947 até as eleições de 2014, a partir dos candidatos dos municípios de Canoinhas, Mafra, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre. Certamente é um trabalho incompleto, que deverá ser complementado com novos dados e informações.

ELEIÇÕES DE 1998 – CANDIDATOS REGIONAIS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL
Cargo
Partido
Nome do Candidato
Nº Votos
Situação
Origem
Dep. Federal
PSDB
MAURO LAUDEMIR ORIBKA
7.861
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PFL
ANTONIO MAURO RODRIGUES DE AGUIAR
20.770
SUPLENTE
CANOINHAS
Dep. Estadual
PPB
IVAN CESAR RANZOLIN
24.471
ELEITO
LAGES
Dep. Estadual
PMDB
LUIZ ROBERTO HERBST
22.380
ELEITO
MAFRA
Dep. Estadual
PL
SEBASTIÃO BAZILIO CASSIAS
2.551
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Estadual
PMDB
HEBE TEREZINHA NOGARA
15.152
SUPLENTE

RIO NEGRINHO
Dep. Estadual
PTB
PEDRO ALBERTO SKIBA
1.143
SUPLENTE

SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PSDB
NELSON BOGO
4.471
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PT
TADEU DO NASCIMENTO
7.127
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PFL
BRAULIO HANTSCHEL
1.701
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL


ELEIÇÕES DE 2002 – CANDIDATOS REGIONAIS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL
Cargo
Partido
Nome do Candidato
Nº Votos
Situação
Origem
Dep. Federal
PPB
IVAN CESAR RANZOLIN
62.374
ELEITO
LAGES
Dep. Federal
PL
CASIMIRO KONKEL
14.387
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Federal
PMDB
OTAIR BECKER
55.374
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Federal
PL
IVANOR VARELLA
228
DESISTENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PFL
ANTONIO MAURO RODRIGUES DE AGUIAR
31.189
SUPLENTE
CANOINHAS
Dep. Estadual
PMDB
ALVARO JOSE WEBER
2.184
NÃO ELEITO
MAFRA
Dep. Estadual
PMDB
ILDEMAR CASSIAS PEREIRA
905
NÃO ELEITO
MAFRA
Dep. Estadual
PMDB
MAURO MARIANI
44.836
ELEITO
RIO NEGRINHO
Dep. Estadual
PPB
LANDIVIO STOEBERL
18.574
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PT
TADEU DO NASCIMENTO
18.267
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL


ELEIÇÕES DE 2006 – CANDIDATOS REGIONAIS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL
Cargo
Partido
Nome do Candidato
Nº Votos
Situação
Origem
Dep. Federal
PFL
IVAN CESAR RANZOLIN
32.344
SUPLENTE
LAGES
Dep. Federal
PMDB
MAURO MARIANI
171.139
ELEITO
RIO NEGRINHO
Dep. Estadual
PMDB
ANTONIO MAURO RODRIGUES DE AGUIAR
46.831
ELEITO
CANOINHAS
Dep. Estadual
PDT
CARLINHOS DA FARMACIA
16.401
NÃO ELEITO
MAFRA
Dep. Estadual
PP
SILVIO DREVECK
42.551
ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PT
TADEU DO NASCIMENTO
6.008
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PSDB
GERALDO WEIHERMANN
4.009
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PPS
LOURIVAL CASTILHO
1.560
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL

ELEIÇÕES DE 2010 – CANDIDATOS REGIONAIS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL
Cargo
Partido
Nome do Candidato
Nº Votos
Situação
Origem
Dep. Federal
PMDB
MAURO MARIANI
186.733
ELEITO
RIO NEGRINHO
Dep. Federal
PV
LEANDRO INÁCIO DE ARAÚJO
992
NÃO ELEITO
RIO NEGRINHO
Dep. Federal
PMN
ALAN ALVES MOREIRA
764
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PMDB
ANTONIO MAURO RODRIGUES DE AGUIAR
41.946
ELEITO
CANOINHAS
Dep. Estadual
PSDB
EDMILSON LUIZ VERKA
7.057
SUPLENTE
CANOINHAS
Dep. Estadual
PMDB
ALCEU GAIO
18.603
SUPLENTE
ITAIOPOLIS
Dep. Estadual
PT
CASIMIRO KONKEL
4.575
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Estadual
PR
HEBERT GILSO WERKA
16.601
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Estadual
PDT
VICENTE DE PAULO BEZERRA SALIBA
12.808
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Estadual
PSDB
LUIZ GONÇALVES JUNIOR
4.163
SUPLENTE
RIO NEGRINHO
Dep. Estadual
PDT
ALDO PACKER
71
SUPLENTE
RIO NEGRINHO
Dep. Estadual
PP
SILVIO DREVECK
42.143
ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PT
TADEU DO NASCIMENTO
7.075
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PSB
MARCO AURELIO VILICZINSKI
4.849
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL


ELEIÇÕES DE 2014 – CANDIDATOS REGIONAIS A SENADOR, DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL
Cargo
Partido
Nome do Candidato
Nº Votos
Situação
Origem
Senador
PMN
ALAN ALVES MOREIRA
23.436
NÃO ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Federal
PMDB
MAURO MARIANI
195.942
ELEITO
RIO NEGRINHO
Dep. Federal
PT
CLAUDIA MARIA BUS
4.631
SUPLENTE
SUPLENTE
Dep. Estadual
PMDB
ANTONIO MAURO RODRIGUES DE AGUIAR
39.714
ELEITO
CANOINHAS
Dep. Estadual
PT
GILBERTO DOS PASSOS
17.928
SUPLENTE
CANOINHAS
Dep. Estadual
PTB
VICENTE DE PAULO BEZERRA SALIBA
12.808
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Estadual
PR
HEBERT GILSO WERKA
16.601
SUPLENTE
MAFRA
Dep. Estadual
PSB
JULIO CESAR RONCONI
10.587
SUPLENTE
RIO NEGRINHO
Dep. Estadual
PP
SILVIO DREVECK
40.518
ELEITO
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PT
MAURÍCIO MAIA
2.388
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL
Dep. Estadual
PSDB
JOSÉ CLEMIR SPINELLI
4.685
SUPLENTE
SÃO BENTO DO SUL

NOTAS:

HEBE TEREZINHA NOGARA, nascida em Caçador, advogada, foi Secretária de Estado de Administração no período de 01/01/1995 a 31/03/1998, filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi candidata, não eleita, a deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 14ª legislatura (1999/2002).








TADEU DO NASCIMENTO, nascido em Curitibanos em 09/01/1955, foi assessor da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi vereador em São Bento do Sul. Foi candidato, não eleito, a deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina nas eleições de 1998, 2002, 2006 e 2010.








ANTONIO MAURO RODRIGUES DE AGUIAR, nascido em Canoinhas em 31/10/1952, médico, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi vereador em Canoinhas. Foi candidato deputado, não eleito, à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 14ª legislatura (1999/2003) e na 15ª legislatura (2003/ 2007), pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Elegeu-se deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 16ª legislatura (2007/2011), na 17ª legislatura (2011/2015) e nas eleições de 2014, foi reeleito deputado estadual para a 18ª legislatura (2015/2019).


SILVIO DREVECK, nascido em Campo Alegre em 21/04/1953,  administrador de empresas, é filiado ao Partido Progressista (PP). Já exerceu os cargos de prefeito por dois mandatos, vereador e Secretário Municipal de Saúde em São Bento do Sul. Foi eleito deputado estadual em 2006 para a 16ª legislatura (2007/2011), pelo Partido Progressista. Em 2010 foi reeleito para 17ª legislatura (2011/2015) e reeleito nas eleições de 2014, para deputado estadual para a 18ª legislatura (2015/2019). Em 1 de fevereiro de 2017 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.





ALAN ALVES MOREIRA, nascido em São Bento do Sul em 18/02/1979, empresário, é filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN). Foi candidato, sem sucesso, a deputado federal nas eleições de 2010 e ao cargo de senador nas eleições de 2014.










JULIO CESAR RONCONI, nascido em Rio Negrinho em 22/12/1977advogado, é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Já foi presidente do sindicato dos servidores municipais e exerceu o cargo vereador municipal em Rio Negrinho. Foi suplente de deputado estadual em 2014 para a 18ª legislatura (2015/2019), pelo Partido Progressista. É o atual prefeito municipal de Rio Negrinho.