Rio Negrinho percorreu quase 30 anos entre a elevação à categoria de Distrito de São Bento do Sul, em 1925, e a sua emancipação política-administrativa como municipio em 30 de dezembro de 1953, numa trajetória bastante vertiginosa.
No dia 27 de fevereiro de 1954 assume Henrique Liebl, nomeado pelo Governador Estadual como o primeiro prefeito municipal, permanecendo no cargo até as primeiras eleições municipais ocorridas em 15/11/1954, quando assumiu o primeiro prefeito eleito Frederico Lampe.
Com objetivo de comemorar o cinquentenário deste fato histórico ao final de 2003 o então Prefeito Municipal constituiu uma comissão especial de preparação e organização dos festejos, que se realizaram em fevereiro de 2004, ao qual me foi incumbido de dirigir os trabalhos, na qualidade de Secretário Municipal de Administração.
Fizeram parte desta comissão a Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura Marlene Maria de Souza Freitas, o Diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal Silvio Armando Brigoni, a Secretária Municipal de Educação Braulia Dazilma Neitzke, a Secretária da Ind. Comércio e Turismo Maria Alcionete Neves Batista e o Assessor de Imprensa Michel Linke.
Três fatos marcaram a história nesta comemoração. Uma delas foi a revitalização da Praça 30 de Dezembro, mais conhecida como a praça redonda, situada numa das ruas transversais da rua Willy Jung. Outra foi a comemoração realizada na Sociedade Musical Rio Negrinho, presidida pelo então prefeito municipal Almir José Kalbusck, com a presença de várias autoridades. Naquela ocasião foram homenageados com um diploma todos os ex-prefeitos e ex-vereadores municipais por seus trabalhos dedicados à comunidade. Por fim este evento foi marcado pelo lançamento do livro "RIO NEGRINHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 50 ANOS", que foi realizado sob a coordenação de Silvio Armando Brigoni e elaborado primordialmente pela professora Maria da Graça Machado, digitação de Adriana Lang, com a colaboração especial do assessor de imprensa Michel Linke.
Capa do livro RIO NEGRINHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 50 ANOS, lançado em fevereiro de 2004 |
Professora Maria da Graça Machado, Chefe do Museu Municipal e principal elaboradora do livro RIO NEGRINHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 50 ANOS, lançado em fevereiro de 2004 |
Comissão Especial de Preparação e Organização dos Festejos do Cinquentenario de Emancipação do Município de RIO NEGRINHO |
Membro da Comissão: Dazilma Neitzke, então Secretária Municipal de Educação |
Membro da Comissão: Michel Linke, então Assessor de Imprensa |
Membro da Comissão: Alcionete Neves Batista, então Secretária de Ind., Comércio e Turismo |
Membro da Comissão: Silvio Armando Brigoni, então Diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal |
Membro da Comissão: Marlene de Souza Freitas, então Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura |
Presidente da Comissão: Osmair Bail, então Secretário Municipal de Administração |