Quem não lembra de nossas Bandas Marciais ou fanfarras de nossa cidade, principalmente oriundas e formadas nas escolas municipais. Ficaram famosas e reconhecidas a nível municipal, estadual ou nacional. Quem não lembra dentre elas as Bandas Marciais ou fanfarras das Escolas do Ricardo Hoffmann, Selma T. Graboski, Profª Marta Tavares, Jorge Zipperer, Colégio São José e Manoel da Nóbrega, que se rivalizavam com suas belas apresentações.
Dentre os destaques municipais mencionamos a Banda Marcial do Colégio São José sagrou-se bi-campeã nacional, por duas vezes consecutivas, no Concurso de Bandas e Fanfarras em São Paulo (1992/1993) e em 1995 e 2004 o Colégio foi convidado e fez apresentações em terras chilenas.
Porém, ao longo dos últimos 10 anos elas começaram a definhar e praticamente se extinguiram, seja por falta de interesse ou por falta de incentivo das autoridades.
Com satisfação, tomamos conhecimento esta semana da notícia que o prefeito municipal de Rio Negrinho homologou a licitação para aquisição de instrumentos musicais destinados a formação de fanfarras das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Serão adquiridos vários instrumentos musicais destinados ao projeto Resgate das Fanfarras inicialmente com as Escolas Municipais de Educação Básica Professor Ricardo Hoffmann, do bairro Industrial Norte e Professora Selma Teixeira Graboski do bairro São Rafael, para novamente as fanfarras animarem os desfiles do aniversário e do dia da Pátria.
É lamentavél que não tenhamos mais estas atividades nas escolas.....
ResponderExcluirparticipei de uma fanfarra.... na escola Selma e da Banda Marta Tavares... a banda do papai noel....saudade deste tempo que não volta, mas que bom que participei disso
Francine, tomara que se recomesse as fanfarras! Se vc. tem fotos desse tempo me mande, que com todo gosto vou publicar.
Excluir