Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Um pouco da história do E.C. Continental de Rio Negrinho!



Nota do Blog: O texto ora reproduzido é de autoria de Edimar Salomon (Edi), vereador e pesquisador histórico de São Bento do Sul, publicado originalmente no Jornal A Gazeta de SBS, em 30/11 e 01/12 de 2013, na coluna Recordar é Viver, Nossa História, Nossa Identidade.

Hoje vamos viajar no tempo e mostrar a forte equipe de futebol de campo do Esporte Clube Continental, do vizinho município de Rio Negrinho. Nela podemos ver nosso grande amigo Geraldo Hoffmann, que era o goleiro dessa equipe, pela qual atuou durante um ano. Em nosso município, o Geraldo foi goleiro do Figueirense, Bandeirantes e 7 de Novembro. 
O Geraldo foi nosso professor quando éramos piás. Ele nos ensinou a fazer aqueles "laços de capim" no caminho do cemitério velho, dos quais já falei em outra ocasião. Passar por esse caminho cheio de laços era "tombo na certa". 
O meu amigo Geraldo, até hoje, não fala para ninguém, mas o verdadeiro motivo que o levou a jogar em Rio Negrinho se chamava "Juraci", que até hoje é a grande paixão da vida dele. 
Em meados dos anos 60, quando formamos a famosa equipe de futebol de campo da Sociedade Desportiva Bandeirantes, jogamos diversas vezes contra a forte equipe do Esporte Clube Continental. Nessa época, o Continental tinha seu campo no alto do morro, na Rua Carlos Pscheidt. Esse campo ainda existe e pertence à Empresa Ceramarte Ltda. e é usado pelo Clube do Caneco. 
Só para recordar. A Estrada Carlos Pscheidt, de acesso ao campo, era tão íngreme que no último tope do morro o ônibus "grande” do Willy Uhlig não conseguia subir. Já estávamos acostumados: naquela altura da rua, só esperávamos o seu Willy, que era o motorista e proprietário do ônibus, gritar "pulem", para pularmos do ônibus para ele poder subir até o final da rua. Isso acontecia sempre que havia superlotação. Sua lotação era de 40 pessoas, mas muitas vezes tinha o dobro e mais um pouco. 
Estas são algumas das gratas recordações dos bons jogos que eram realizados no antigo campo de futebol do Esporte Clube Continental. 
Essa foto foi tirada no dia em que estava sendo jogado um clássico da cidade, no ano de 1959, entre o Esporte Clube Continental e o Grêmio Vila Nova, cujo resultado final foi um empate em 3x3. 
Este jogo foi realizado no antigo campo de futebol do Ipiranga que foi aterrado pelo traçado da BR-280. Hoje, no exato local onde existia esse campo, estão construídos o trevo de acesso ao centro de Rio Negrinho e a Rodoviária. 
No traçado da BR-280, dois campos de futebol foram aterrados. Além desse de Rio Negrinho, em Oxford, no sentido Rio Negrinho, depois do trevo, o segundo foi o do terreno que era de propriedade da "Kompaniesweide" (Companhia Colonizadora Hanseática). Mais tarde, esse terreno do campo de futebol pertenceu ao senhor Paulo Schlemm Sobrinho. Nesta foto, podemos citar pela ordem, da esquerda para direita, em pé: Santiago Fidélis, Euclides Ribeiro (Quito), Renato Detroz, Geraldo Hoffmann, Alvino Vieira, Pio, Leopoldo, Marcio Parreira, Alcides Gonsalves, Nene Alves e Rodolf Lehner. Agachados na mesma ordem: Valdemiro Vieira, Sargento Francisco de Sousa, Bopi Lehner, Luiz Schukoski, Ponciano Mendes e Orlando Quandt. Quero fazer um agradecimento especial, aos nossos amigos, lá da simpática cidade de Rio Negrinho, Osmair Bail, e ao craque desse time, Luiz Schukoski. Com ajuda deles pudemos identificar todos jogadores e dirigentes na foto.