quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Helládio Olsen Veiga: patrono da Biblioteca Municipal de Rio Negrinho !

Atual prédio da Biblioteca Municipal, situada na Praça do Avião, no Centro de Rio Negrinho (foto extraída do site da Pref. Mun. de Rio Negrinho)

Fundada em 18 de agosto de 1969 a Biblioteca Pública Municipal de Rio Negrinho denominada Dr. Helládio Olsen Veiga completa 43 anos em 2012.
A Biblioteca recebeu o nome Dr. Helládio Olsen Veiga em homenagem a este ilustre cidadão que residiu em Rio Negrinho entre 1956 e 1966, onde foi advogado, vereador (mandato 1963/1966), professor e sócio fundador da Fundação Hospitalar do Município. Foi ainda secretário municipal e trabalhou na fundação da Sociedade Educativa Rio Negrinho, mantenedora da Escola Técnica de Comércio Rio Negrinho.
Helládio Olsen Veiga é filho de José Maria Cardoso da Veiga e Erica Olsen Veiga, nascido em Blumenau em 17/05/1926. Foi casado com Yolanda Vieira Veiga, com quem teve 11 filhos: Raimundo José, Jane Maria, Maria Regina, Maria da Graça, Yolanda Maria, Helládio Filho, Sergio Vieira, Eduardo, Mara Maria, Rui Tadeu e Murilo.
Fez seus estudos no Colégio Catarinense em Florianópolis, na Escola Técnica de Comércio Santa Catarina em Florianópolis e o curso superior de direito na Universidade Federal de SC, onde se formou em outubro de 1955.
Recém formado fixou residência em Rio Negrinho em 04/04/1956, onde estabeleceu escritório de advocacia e ainda foi advogado da Móveis Cimo S/A. Em 10/11/1962 foi eleito vereador de Rio Negrinho, com 191 votos, pela legenda da União Democrática Nacional – UDN. Em 1965 concorreu a eleição para prefeito municipal na disputa com os candidatos Alvino Anton e Vagemiro Jablonski, no qual foi eleito este último.
Em 17/10/1966 foi nomeado, por concurso público, juiz de direito substituto, e em 23/08/1967, foi nomeado juiz de direito da Comarca de Pomerode, cargo que ocupou até o seu falecimento em 20/02/1968. Em função da sua nomeação como juiz de direito renunciou ao mandato de vereador em 04/11/1966. Homem religioso, era católico praticante, foi presidente da Congregação Mariana e quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteve em Rio Negrinho em 1964, esta ficou sob a sua responsabilidade.
Quando da criação da Biblioteca pela Lei Municipal nº 217, de 18/08/1969, que é mantida e administrada pela Fundação Municipal de Cultura de Rio Negrinho, ela foi homenageada com o nome deste ilustre rionegrinhense por adoção.
Momento de descerramento da foto do Dr. Helládio Olsen Veiga pela sua esposa Yolanda, na solenidade de inauguração da Biblioteca em 18/08/1969 (foto do acervo de Raimundo J. Veiga)
Familiares de Helládio Olsen Veiga na solenidade de inauguração da Biblioteca Municipal em 18/08/1969, esposa Yolanda e filhos Mara e Raimundo (foto do acervo de Raimundo J. Veiga) 
Atualmente vários projetos são desenvolvidos pela biblioteca entre eles a Hora do conto, Gibiteca e biblioteca nos bairros, possuindo ainda uma unidade no Distrito da Vila de Volta Grande.

Biblioteca Publica 
Localização: Rua Jorge Zipperer - Praça do Avião
Fone: (47) 3644-4090
Horário de Funcionamento e de atendimento
De segunda a quinta feira das 8 às 11.30 e das 13 às 17 horas
Na sexta até às 17 horas
Email: bibliotecarn@bol.com.br

(Fonte: dados com base no livro "A Trilha", 2007, Marcos Alberto Von Bathen, págs. 163 a 165; e, no site da Biblioteca Municipal).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Romerito: atleta rionegrinhense campeão mundial de futebol aos 14 anos !

Prefeito Mauro Mariani, Romerito e o ex-presidente da Fundação de Esportes José Nilo Levandoski
Seleção brasileira sub 16 de 2000, com destaque p/ Romerito (agachado, 3º da dir. p/ esq.), técnico Andrade (1º em pé a esq.) e o preparador José Carlos Runco (último em pé, a dir.) 
Preparador José Carlos Runco, Romerito e o técnico Andrade no Estádio Asteca
Romerito comemorando a vitória no torneio no Estádio Asteca, com o troféu da conquista
Romerito na cidade do México em pose com um sombrero, chapéu típico mexicano

A prática esportiva é fundamental tanto para a formação física quanto para a psicológica e emocional de um jovem. Não importa qual o esporte, desde uma simples caminhada, andar de bicicleta, correr, jogar bola, são atividades que trazem benefícios à saúde, deixa o corpo, mais disposto para as atividades do dia a dia, traz para o individuo força e bem estar. O esporte além de proporcionar saúde, melhora o desenvolvimento psicológico dos jovens, faz com que eles se distanciem da criminalidade, desenvolvendo o espírito de equipe, onde todos precisam um do outro, além de ensinar-lhe a enfrentar as derrotas que possam encontrar ao longo de suas vidas. Como fruto da prática esportiva advém troféus e conquistas. Essas conquistas são o fruto de um carisma próprio e do esforço de um longo período de treinamento. Não raro o esporte dá um direcionamento na vida profissional dos jovens. Este pode ser um resumo da vida esportiva e profissional de Romerito Trentini da Cruz. Mas sua vida voltada ao esporte começou ainda adolescente, quando em 1999, aos 13 anos, participou da Taça Brasileira de Futebol sub-16, da qual Rio Negrinho sagrou-se campeão em SC e de partidas amistosas disputadas em Rio de Janeiro. Isto fez com que Romerito fosse convocado e integrasse a Seleção Brasileira sub-16, para disputa da Copa Coca-Cola de 21 a 25 de junho de 2000 na cidade do México. Romerito então com 14 anos, estudante do Colégio Estadual Jorge Zipperer, vinha da escolinha de futebol da Grêmio Esportivo Vila Nova conveniada com a Prefeitura Municipal. Primeiro rionegrinhense a vestir a camisa da seleção brasileira, Romerito viajou ao Rio de Janeiro no dia 08/06/2000, onde realizou treinamentos com os demais convocados oriundos de Sergipe, Amazonas, Paraíba, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O técnico da Seleção Brasileira sub 16 foi Andrade, ex-jogador do Flamengo. A Copa Coca-Cola foi uma competição que reuniu Brasil, México e Colômbia, tendo como jogo final entre Brasil e México realizado em 25/06/2000, no Estádio Asteca, o mesmo estádio que em 1970 o Brasil sagrou-se tri-campeão mundial de futebol. Com a vitória brasileira, de volta a Rio Negrinho, ao início de julho Romerito foi recepcionado com direito a desfile em carro de bombeiros pela cidade. Com um futuro promissor como atleta de futebol optou na sua formação acadêmica nesta área esportiva. Atualmente com 25 anos, Romerito é formado em educação física, com especialização em futebol, futsal com atuação na Fundação Municipal de Esportes de Rio Negrinho e professor na Escolinha de Futebol do Grêmio Esportivo Vila Nova, que por sinal foi o clube que o lançou no esporte. (fotos: acervo de Romerito T. da Cruz)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Rio Negrinho terá nova ordenação sacerdotal em janeiro !

Diácono Gérson Francisco de Souza
 (foto Priscila Pires da Maia/Jornal Perfil)
Igreja Beato José de Anchieta, do bairro Vista Alegre
 (foto do autor do blog)
No próximo dia 28 de janeiro, às 19 horas, na Igreja Matriz Santo Antonio de Rio Negrinho, será ordenado como padre o diácono Gerson Francisco de Souza (foto). Filho de Francisco e Maria de Lopes de Souza, moradores do bairro Vista Alegre, de uma família de 14 irmãos, Diácono Gerson então morador de Rio Negrinho entrou para o seminário em 1995, aos 22 anos, na cidade de Ponta Grossa (Pr), junto a congregação religiosa Missionários do Verbo Divino. Fez seus estudos em Ponta Grossa (PR), Toledo (PR) e Juquiá (SP). Sua ordenação sacerdotal será realizada durante missa celebrada pelo bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR) Dom Getulio Guimarães Teixeira. A sua primeira missa será celebrada, às 10 horas, na Igreja Beato José de Anchieta (foto), do bairro Vista Alegre, e já no dia 06 de fevereiro assume como vigário da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Amambaí (MS). (Fonte: Jornal Perfil - 20/12/2011)