Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Inauguração" das novas camisas do OMERI em 1969 !


Nesta foto de 20/07/1969 vemos o time de futebol OMERI FUTEBOL CLUBE, sigla de Oficina Mecânica Rio Negrinho, fundado em 15/11/1957 (ou 1958), que tinha como sede  e estádio à rua Dona Francisca, próximo a ponte sobre o rio dos Bugres.  Motivo de muito orgulho do então bairro Rio dos Bugres, infelizmente foi extinto ao final da década de 1970. Como os times de futebol em nossa cidade eram compostos de atletas amadores, principalmente de final de semana, que eram trabalhadores das indústrias, portanto, gente com poucas condições financeiras, tornava-se comum os clubes buscarem "padrinhos" na aquisição de camisas de seus times.  Nesta imagem vemos um deste momento, na "inauguração" de um novo jogo de camisas do OMERI, cada jogador com seu respectivo "padrinho", no qual vê-se a partir da esq., agachados: Luiz Moreira, Ary Neppl, Celso Crispim de Carvalho, Antonio Barbosa (Nico), Antonio E. Floriani, João Barbosa, Hary Dums, Traudio A. Tureck, José Padilha, Itamar Simões, Raul Fernandes de Lima, João Pereira (J. Silva), Vadico Barbosa, José Moreira e Joaquim Vicente; em pé: Romoaldo Detroz, Afonso Lindner (Tongui), Frederico Lampe, Raimundo Zeithammer, Hubert Lindner, Damiano Minelli, Anibal Bachmann, José Flores de Souza (Zé Polícia), Orlando Hubner, Eugenio Tureck (Orge), Hercilio Schiessl, Mateus Bachmann, José Tureck, Augusto Moreira, Ery Kretschmer (Gaúcho Pipoqueiro) e Luiz Schukosky. (Foto do acervo de João Luiz da Silva - Jango)

Sociedade Esportiva Ipiranga campeão de futebol de 1966 !


Apresentamos nesta imagem o time da Sociedade Esportiva Ipiranga de Rio Negrinho campeão citadino de 1966. Uma das curiosidades que se apresenta nesta foto são três irmãos nesta equipe, Luiz Cavalheiro de Almeira (Camiseta), José Cavalheiro Filho (Jéca) e Pedro Cavalheiro de Almeida (Pepe).  Nesta imagem vemos da esq. p/ direita, agachados: José Cavalheiro de Almeida (Jéca), Pedro da Silva (Deke), Luiz Cavalheiro de Almeida (Camiseta), Raul Zipperer, Pedro Alves e Jangão (massagista); em pé: Alvino Nossol (Vino), Pedro Cavalheiro de Almeida (Pepe), Henrik Szabunia (Enio), Vitor Buchmann, Antonio, Valmor Bublitz, Juarez Espindola e Binhara. (Foto do acervo de João Luiz da Silva - Jango)

Grupo de Dança "Bom Viver", em maio de 2007 !


Uma modalidade que vem se destacando para  os grupos da terceira idade é a dança, pois é uma atividade que estimula e promove a integração. A dança surge como uma atividade física que proporciona ao idoso um cuidado com o corpo, mente e também com as relações sociais, pois na maioria dos casos essa atividade é realizada em grupo.   Como são grandes as limitações que surgem com o passar dos anos, a dança tem surgido como instrumento para melhorar a qualidade de vida em idosos.  A dança vem de modo a contribuir para um melhor envelhecimento e através dos benefícios proporcionados por essa pratica é possível envelhecer melhor e com mais disposição, pois a dança é uma das atividades físicas mais completas, e através dela é possível trabalhar o físico, o mental e o social.  Dentro desse espírito o Grupo de Dança "Bom Viver", fundado em maio de 1998, sob a liderança de Gôndula Muller (Gondi), se reune na prática da dança, dirigida as mulheres da terceira idade. Nestes 13 anos diversas apresentações este Grupo tem realizado em nossa cidade, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Na foto acima, tirada em 23/05/2007, vemos o Grupo de Dança "Bom Viver" numa de suas apresentações, a seguir mencionadas, a partir da esq., agachadas: Doroti Baum, Iara Stoeberl, Walli Schroeder, Ivone do Rosário, Josefina Gomes, Tereza Pschiski, Regina Liebl e Vera Lindner Grimm; em pé: Matilde Kurowski, Matilde Kerne, Marta Jantsch, Irene W. Raschke, Ilona Rohrbacher, Otilia Lindner, Esmeralda Kroll, Zilda dos Santos, Adelia Furst, Eloir Fernandes, Benta Nogueira, Janete Kmiecik, Maria Batista, Elisabeth Ruzanowski, Lucia Minikoski, Catarina Denke, Ida Minelli e Gondula Muller. (foto do acervo de Vera L. Grimm)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Foto do Leitor: Lua cheia !


O Jornal Perfil de Rio Negrinho, do qual sou colaborador, iniciou recentemente o quadro “Foto do Leitor”.  Aquele espaço é dedicado para publicações de fotos dos seus leitores, tiradas em locais de nosso município, registrando belas imagens e imagens diferenciadas. Este Blog reproduzirá as fotos reproduzidas por este jornal de nossa comunidade, como maneira a mostrar as belezas de nossa terra, sob a lente de nossos leitores. A foto acima é a primeira publicada naquela coluna, que foi registrada já no final da tarde, logo em frente a sede do Jornal Perfil, à Rodovia Br-280, bairro Vila Nova, onde a lua cheia abrilhantava a paisagem por trás de árvores e de uma casa.  Envie sua foto para o quadro “Foto do Leitor” através do e-mail: redacao@perfilrn.com.br. (Foto de autoria de RICARDO BAUM/JP)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ADAPRIN: em busca incessante pelos direitos dos aposentados e pensionistas !

Sede própria da ADAPRIN situada à rua Roberto Lampe nº 170, bairro Centro (foto de Osmair Bail)
Sede própria da ADAPRIN situada à rua Roberto Lampe nº 170,
 bairro Centro (foto de Osmair Bail)
Atual Diretoria da ADAPRIN, gestão 2011/2015 (foto do acervo da ADAPRIN)
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Rio Negrinho - ADAPRIN, entidade representativa dos aposentados e pensionistas de Rio Negrinho e adjacencias, tem por objetivo a prestação de serviços, como a orientação sobre direitos previdenciários, assistencia jurídica, convênios com médicos, dentistas, farmácias, laboratórios de análises clínicas, supermercados, lojas oficinas e comércio em geral.  Esta associação foi fundada em 22/04/1990, tendo sido desativada por ocasião da grande enchente de junho de 1992, quando foram perdidos todos os documentos.  Em 12/07/1997, por iniciativa de alguns associados remanescentes foi reativada, passando a atender nas antigas dependencias do Sindicato do Mobiliário, funcionando normalmente até meados de 2000, quando foram paralisadas as suas atividades até abril de 2001.  Esta entidade foi reativada a partir de abril de 2001, com a diretoria provisória composta pelo presidente Antonio Riher, vice-presidente José Celso Silva Machado, 1ª secretária Aldiva de Oliveira Camargo, 2º secretário Edmundo Teifke, 1ª tesoureira Maria Bernadete Gonçalves Peyerl e 2º tesoureiro José Nestor Klein.  Após passados 10 anos do mandato de Antonio Riher como presidente da associação, foi eleito e empossado em 13/08/2011, a atual diretoria, com um mandato entre 13/08/2011 a 12/08/2015, tendo como presidente José Nestor Klein, vice-presidente Sérgio Giese, 1º secretário Antonio Riher, 2º Secretário Mirian Floriani Muehlbauer, 1º tesoureiro Marcelino João Pscheidt e 2º tesoureiro Ilario Antonio Detroz. A ADAPRIN é reconhecida de utilidade pública municipal pela Lei nº 1008, de 04/11/1997, e atende os seus associados em prédio próprio situado à rua Roberto Lampe, 170, bairro Centro.  Venha e associe-se. (texto com base em informações da ADAPRIN)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Arco íris e por de sol esplendoroso no início da primavera 2011 !

Foto tirada no trevo da rua Willy Jung, defronte ao Terminal Urbano de Passageiros (foto de autoria de Franciane Junctum)
Foto tirada defronte ao Terminal Urbano de Passageiros (foto de autoria de Franciane Junctum)
Foto tirada na Avenida dos Imigrantes, tendo como destaque o chaminé da Móveis Cimo (foto de autoria de Franciane Junctum)
Imagem tirada a partir da rua Eduardo Rueckl, bairro Vista Alegre (foto de autoria de Osmair Bail)
Foto tirada da rua Eduardo Ruckl, bairro Vista Alegre, tendo como destaque parte da região central de Rio Negrinho (foto de autoria de Osmair Bail)
Grande parte do dia 23 de setembro de 2011 se apresentou nublado e chuvoso. Mas grata surpresa se mostrou pela mãe natureza ao final do dia. Exatamente as 18:00 horas, depois de um dia inteiro de chuva abriu-se o céu e eis que um belíssimo por de sol foi-nos mostrado, acrescido de um belíssimo arco íris.  Este belo sinal ao final de dia, parece a nos sinalizar, que neste início de primavera, marcado pelo sol, pelo arco íris, augura um novo porvir, semelhante ao que Noé recebeu de Deus ao final do dilúvio com o compromisso de nunca mais exterminar toda a carne na face da terra através das águas.  Este compromisso de Deus com Noé se materializou com o arco íris. Queira Deus que este sinal seja um compromisso firmado, que as enchentes nunca mais assolem nossa terra. Lembrando-se sempre que as 18:00 horas sempre foi o costume cristão de oração, em louvor da Mãe de Cristo. Que Ela abençoe nossa terra! (fotos de autoria de Franciane Junctum e de Osmair Bail)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vista aérea de Rio Negrinho, em 1978 !

Vista aérea de Rio Negrinho, em 1978
Apresentamos na imagem acima mais uma vista aérea parcial da cidade Rio Negrinho, esta de 1978. Nesta foto vemos o terreno ainda baldio da atual Estação Rodoviária, situado no trevo da Rua Willy Jung; outro destaque são as ruas das transversais e paralelas da rua Willy Jung ainda não pavimentadas;  mais o mais chamativo destaque são as enormes áreas ainda não ocupadas, visto no lado esquerdo da foto, ainda cobertas de vegetação, imediações do Loteamento Ricardo Mallon e região do Novo Hospital. (foto do acervo de Vera L. Grimm)

Bailado da Dona Marta, em 1945 !


Este Blog por várias ocasiões já estampou trabalhos artísticos e culturais sob a mão de Marta Mlinarski, a Dona Marta como era conhecida. Na imagem acima trás mais dos seus trabalhos, um bailado de jovens, com trajes típicos alemãos, em 1945. Na foto acima vemos, sentada a frente Vera Lindner; a partir da esq., em pé: Dorita Treml e Dorita Jantsch, Rufina Weidner e Ely Norma Wolff, Ana Honório e Eneida Koenig, Florinda Lampe e Mirete Gonchoroski. (foto do acervo de Vera Lindner Grimm)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Professoras da Escola Reunida Professor Jorge Zipperer, em 1972 !


Nesta imagem de 1972 vemos professoras da então Escola Reunida Professor Jorge Zipperer, atual Escola de Educação Básica Jorge Zipperer, localizada no Bairro Vila Nova, a partir da esq., na primeira fila: Bernadete Bachal Bail, Marli Eckel, Marlene Eckel (Cristoff), Dorotéia Sommer e Maria Cordeiro Pscheidt; na segunda fila: Maria Aparecida Eckel, Maria Madalena Kmiecik, Neli Mari Niessukowski (Soares), Vera Lindner Grimm, Maria do Carmo Machado (de Almeida) e Marli de Oliveira (Junctum). (foto do acervo de Vera L. Grimm)

Seção de embalagens da Móveis Cimo, em 1974, na cancha da ASSOCIMO !


A Associação dos Servidores da Móveis Cimo - ASSOCIMO foi uma entidade criada no inicio da década de 1970, entre os servidores da Móveis Cimo, com sua sede situada à rua Senador Nereu Ramos, esq. com a rua Paulo Bohem, bairro Centro.  Como meio de congraçamento neste imóvel foi construído uma cancha de futsal, muito requisitada por servidores da empresa. Ressalte-se que o primeiro ginásio de esportes coberto de Rio Negrinho foi construido apenas em 1980, portanto, a cancha da Associmo foi palco de inúmeras disputas internas entre os servidores da Cimo e disputas externas, com clubes da cidade.  Nesta foto vê-se servidores da seção de embalagens da Móveis Cimo numa pose na então cancha da Associmo, em 1974, a partir da esq. agachados: Orlando Cidral de Siqueira (Maca), Afonso Tascheck, Três e Meio e Valdecir Muller (Xaxim); em pé: Alcione Vaz, João Luiz da Silva (Jango), Odamir Antonio da Silva (Cacique) e Odair José da Silva (Oda). (foto do acervo de João Luiz da Silva - Jango)

domingo, 11 de setembro de 2011

Apesar do susto, apenas uma enchente de pequeno porte em Rio Negrinho !

Aspecto da enchente na rua Marechal Floriano Peixoto, bairro Bela Vista (foto de Ricardo Baum, Jornal Perfil - 09/09/2011)
Aspecto da rua Floriano Peixoto, bairro Bela Vista (foto de Ricardo Baum, Jornal Perfil - 09/09/2011)
Aspecto da enchente na rua Paulo Bohem, bairro Centro. (foto extraída do facebook de Lenice Righetto)
Aspecto do bonito por de sol, na última sexta-feira (08/09), depois de vários dias chuvosos. (imagem extraída do facebook de Daniella Domenico Schumacher,  c/ crédito da foto em favor de Klaus Schumacher Jr.)
Depois de vários dias intensamente chuvosos, quando entre o dia 06 até o dia 08 de setembro choveu 95,3 milímetros em Rio Negrinho, na última sexta-feira (dia 9) parou de chover, permanecendo desta maneira até hoje (dia 11).  Os rios Negrinho, dos Bugres e Serrinha que cortam a cidade provocaram pequena enchente, que elevou o nível do rio Negrinho próximo de 5 metros do seu nível normal. Algumas inundações apareceram nos níveis mais baixos da cidades, como nas ruas Senador Nereu Ramos, Helmuth Krambeck, Paulo Bohem, Carlos Weber, Carlos Ruckl, 07 de setembro, Otto Dettmer, Marechal Floriano Peixoto e Vila Telma. Hoje (dia 11), a enchente do rio Negrinho, mesmo de pequeno porte, teimosamente permanece nessas regiões mais baixas. Infelizmente 36 cidades catarinenses, principalmente da região do Vale e do Alto Vale do Itajaí, destacando-se Itajaí, Blumenau, Brusque e Rio do Sul, não tiveram a mesma sorte que a nossa, pois, sofreram enormente os efeitos das enchentes. Nas fotos acima reproduzimos imagens das enchentes deste início de setembro de 2011, devidamente legendados.  Mas, como diz o ditado "depois da tempestade vem a bonança", desde a última sexta-feira a chuva parou, nos dando um esplendoroso por de sol, retratado na última foto.

Gartenfest da Sociedade de Cantores de Rio Negrinho, em 1935 !

Sede do MEN CHOR DE RIO NEGRINHO (MCRN), situada à rua Luiz Scholz
Gartenfest do Coral de Homens em 03/02/1935
Criada em 28 de junho de 1928, o MEN CHOR (Coral de Homens) DE RIO NEGRINHO, a exemplo de outras sociedades congêneres em colônias de lingua alemã, tinha por finalidade o estímulo do canto, as festas, a alegria e a diversão. Como forma de aumentar a camaradagem e a união entre os associados, esta entidade organizou festas ao longo de sua existência, a exemplo da "Gartenfest", em 03 de fevereiro de 1935, tão bem registrada na imagem acima.  Na singela Gartenfest, Festa no Jardim ou Festa ao Ar Livre, da Sociedade de Cantores de Rio Negrinho de 1935 vê-se uma singela comemoração dos associados ao redor de uma improvisada churrasqueira.  Esta sociedade inaugurou em 1937 a sua sede social (primeira foto), situada na atual rua Luiz Scholz, mas tarde foi utilizado, a partir de 1947, pelas primeiras turmas do Educandário Santa Terezinha (incorporado mais tarde pelo Colégio Cenecista São José) e posteriormente sede do Sociedade Esportiva Ipiranga. (fotos do acervo de Vera Lindner Grimm)

domingo, 4 de setembro de 2011

Encontro de 4 gerações da família Lindner e Grimm, em Rio Negrinho !


Nesta imagem de 18/12/1982, vemos o encontro de 4 gerações da família Lindner e Grimm, em Rio Negrinho. Thereza (dir.), nascida em 18/12/1911, foi casada com José Lindner, veio a Rio Negrinho em 12/08/1923, um dia após o casamento em São Bento do Sul, e teve 5 filhos: Eugenio, Alex, Afonso (Tongui), Humberto e Vera. Foi uma das fundadoras do Clube de Bolão Feminino XV de Agosto. Faleceu em 08/05/1988. Dona Vera (3ª a partir da esq.), como é conhecida, nascida em 24/05/1932, hoje aposentada, casada com Eugenio Grimm, foi professora na Escola Pública Mista Estadual de Vila Nova, denominada atualmente de Escola de Educação Básica Jorge Zipperer, no Grupo Escolar Marta Tavares, no Colégio Manuel da Nóbrega e Colégio Cenecista São José. Participa ativamente do Grupo da Melhor Idade Felicidade, do Clube Anos Dourados, de Dança Sênior Bom Viver, de Dança Sênior Viva Dança e da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas). Carin Liane (2ª a partir da esq.), nascida em 30/07/1953,  foi professora no Colégio São José, Colégio Manuel da Nóbrega e Colégio Aurora Siqueira Jablonski. Faleceu em 12/11/2000, vítima da acidente automobilístico. Daiena (1ª a esq.), nascida em 07/01/1977, é servidora pública municipal, lotada na Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negrinho. (foto do acervo de Vera Lindner Grimm)

sábado, 3 de setembro de 2011

Desfiles de 07 de setembro em Rio Negrinho !

A atual bandeira do Brasil adotada em 19/11/1889, tem suas cores e dimensões estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 4, de 19/11/1889, e sofreu poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no  meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional "Ordem e Progresso" em letras maiúsculas verdes, além de vinte e sete estrelas brancas, que representam as unidades federativas do País. A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro  estandarte  oficial do Brasil desde sua independência em 07/09/1822. (fonte de informações Wikipédia)


Salve 7 de Setembro de 2011!


189 anos de Independência de

 nossa Pátria, Brasil!

Os desfiles mostrados a seguir representam o civismo de nossa gente ao longos dos anos, com espírito de amor e gratidão a essa terra, parte integrante desta grande nação brasileira.

Bandeira de Rio Negrinho - SC


Desfile do Casulo Tempo Feliz, atual CMEI Tempo Feliz, localizado no bairro Bela Vista, em 1982, com destaque da Professora Judite Pereira. (foto do acervo do autor)

Desfile da Escola Reunida Professor Jorge Zipperer, atual Escola de Educação Básica Jorge Zipperer, em 1966, com destaque da Professora Osmarina Batista. (foto do acervo de Mário Schoeffel)

Desfile do Educandário Santa Terezinha, incorporado ao atual Colégio Cenecista São José, situado no Centro, em 1955. (foto do acervo de Reny Rocha)
Desfile do Grupo Escolar Profª Marta Tavares, atual Escola Estadual de Educação Básica Professora Marta Tavares, localizada no Bairro Cruzeiro, em 1965, com destaque a Professora Olga Klein. (foto do acervo de Vitoria Vicente Thomáz)
Desfile do Colégio Cenecista São José, na rua Willy Jung, em 1991, com destaque a Professora Maria Eliza Junctum Bail. (foto do acervo de Angélica B. Bail)