Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Grupo Folclórico Germânico Oberland de Rio Negrinho !

Na foto acima vemos os integrantes do Grupo Oberland no lançamento da 20ª Oberlandfest, em outubro de 2010, em pé da esq. p/ dir.: Luiz Roberto e Claudinéa, Natália e Flávio, Eloísa e Pedro, princesa 2009 - Débora, Gerli e Cristiano, Rosemeri e Osni, Sonia e Leonir, Rainha 2009 - Juliana, Jairo e Amália, Valmir, Geralda, João, Luciane; agachadas: Rosina, Ketelin e Jacqueline.
Na imagem acima de novembro de 1989, vemos os integrantes fundadores do Oberland, da esq. p/ a dir.: Nilce Maria Bail e Sirio José Pscheidt, Sueli Terezinha Fink Bail e Glodemir Bail, Ana Maria Ricobom e Ildefonso Buchinger, Rosane Maria Bail e Mauro Scharmach, Ciliane Wille e Fábio Augustin, Ursula Andrea Ruckl e Clodoaldo Bail, Maria Lucia Schoeffel e Marcos Schoeffel, Dulcinéa Cristofolini e Moacir José Krainz, Rosana Marcilio e Edson Furst, Claudinéa Cristofolini e Luiz Roberto Liebl, Albertina Schoeffel e Arnaldo Tadeu Liebl, Margarete Bail e Antonio Huttel e Denis Assis de Carvalho - Coordenador de Danças.
Na foto acima vemos um grupo infanto juvenil do Oberland, em outubro de 2010, a partir da dir.: Larissa, Bruna, Bárbara, Wesla, Melanie, Carol, Lucas, Dioici, Gabriel, Sandy, Talisson, Sabrina e Brayan.
Integrantes dos grupos de jovens Cojoci, da Igreja Cristo Rei, do bairro São Rafael, e Grujoma, da Igreja Matriz Santo Antonio, dnum exemplo da amizade que os unia, fundaram em 19/07/1989, o Grupo Folclórico Germânico Oberland de Rio Negrinho. Atualmente esse Grupo continua suas atividades com o objetivo de manter a tradição de nossos colonizadores, através da dança germânica e da realização anual da Oberlandfest, que projetou Rio Negrinho a nível nacional, com uma festa popular que entrou para o roteiro das festas de outubro de Santa Catarina. Este ano de 2010, no mês de outubro, foi realizada a 20ª edição desta grandiosa festa. Já passaram pelo Oberland mais de 80 casais, que contribuíram para manter as suas atividades, que chega a mais de 400 apresentações por todo o Brasil. (texto de Claudinéia Cristofolini Liebl e fotos do acervo do Oberland)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Formandos do 2º Grau do Colégio São José de 1980 !


Na foto, formatura da 3ª série do Colegio Cenecista São José, em 12/12/1980, nas escadarias da Sociedade Musical, de baixo para cima, da esq. p/ dir., estão: Paraninfo Benoni H. de Oliveira e esposa Lurdinha, Carminha e Irineu de Almeida (Prof. Homenageado); Fábio J. Augustin, Margareth Bail, Marciel C. Menezes, Eliane Schroeder, Janete Pruess, Noeli Zellner, Secretária Maria Bernadete G. Peyerl, Vendelino J. Schoeffel, Claunice Liebl, Sueli T. Weiss, Adelino Engel, Maria Goreti Tramontini, Elcio L. Augustin, Ida Dolla, Aldo de Aviz, Marilia K. Berkenbrock, Profª Irene O. Teifke, Aguinaldo F. Oliveira, Lizane M. Olsen, Joseane Parreira, Vilson Luiz Weiss, Diretor Pedro H. Berkenbrock, Marlise Back, Romi E. Schneider, Jamil P. T. Jurich, João Sidnei Siqueira, Friedman M. Hantschel, Antonio I. Fuerst, Volnei A. Schoeffel, Mauricio G. Meyer, Vanderlei J. Tureck, Edinir Bail, Elcio L. Gumboski, Prof. Valdir Vegini, Luciane Grutzmacher, Wilmar Uhlig, Prof. José Kormann, Prof. Acildo Tschoecke, Prof. Alcides Liebl, Prof. Darci J. Klaus......há 30 anos, direto do túnel do tempo!!! (foto do acervo do Prof. Volnei A. Schoeffel )

Corredeira no rio Corredeiras, interior de Rio Negrinho !


Esta imagem do rio Corredeiras, situado na localidade de Corredeiras, às margens da Rod. SC-422, distante cerca de 20 km da cidade de Rio Negrinho - SC, vizinhando com o assentamento Domingos Carvalho, criado em 1999, na antiga "Fazenda Corredeiras", é um belo local a ser visitado. (foto de autoria de Edson Frankowiak)

domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal Encantado 2010 de Rio Negrinho !


"Natal Encantado" é um programa da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, com objetivo de atração turística em nossa cidade. Este ano constitui-se a segunda edição, no período de 20 de novembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011, com programação de decoração natalina, eventos culturais, mercado do papai noel, com vendas de produtos da cidade e vila do artesanato, com produtos artesanais de nossa terra. Tudo isto no centro administrativo, na área central da cidade. Na foto vemos a frente a árvore natalina, a esq. ao fundos a Prefeitura Municipal; a direita, o chaminé decorado em forma de vela e a vila do artesanato. (foto do acervo de Foto Weick)

Krenzien: Encontro da Amizade a 35 anos !

Na imagem acima retrata as amigas no encerramento do “krenzie” em dezembro de 1997, onde vemos, a frente, Edite Muhlbauer, e a partir da esq. 1ª fila: Margarida Postai (Greti), Maria Eliza Junctum Bail, Sandra Ribas, Lizane Olsen, Marilia Berkembrock, Sieglinde Lilie (Tinde) e Sarita Olsen; 2ª fila: Elli Norma Olsen, Iris Raschke, Roseli Junctum, Angela Kmiecik, Ledir Buchmann, Patricia Berkembrock Valandro e Rosemary Weick (Rosinha).
Na foto reproduz as amigas no encerramento do “krenzie” em dezembro de 2010, onde vemos a partir da esq. Sieglinde Lilie (Tinde), Lizane Olsen, Roseli Junctum, Elli Norma Olsen, Maria Eliza J. Bail, Margarida Postai (Greti), Sarita Olsen e Marilia Berkembrock.

Elas, na sua grande maioria, estão juntas desde crianças. Frequentaram os bancos escolares, passaram a sua adolescência e juventude juntas. A partir de 1975, com algumas se casando e outras iniciando suas atividades de trabalho, provocou um natural distanciamento, após tantos anos. Isto fez com que tivessem a idéia de criarem um “krenzie”, a exemplo de outros grupos então existentes, a fim de se encontrarem, conversarem sobre o dia a dia, trabalho e família. “Krenzie”, termo alemão que significa um encontro de amigas. Este costume que atravessa mais de três décadas, fez com que este grupo de amigas, entre precursoras e agregadas se reúnam periodicamente ao longo de tantos anos. A anfitriã se encarrega de servir um lanche, acompanhado de café, vinho ou cerveja. Do grupo original infelizmente algumas se afastaram por compromissos pessoais ou mudaram-se para outras cidades, mas a amizade permanece. (fotos do acervo de Sieglinde Lilie)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal - 2010 !


"A mais fulgurante das luzes brilha nas trevas e oferece a humanidade a verdadeira Paz, sobretudo em nossa era crivada por guerras, catástrofes e ameaças. Junto a Maria, José e aos pastores, no Presépio, adoremos o Menino-Deus, o Príncipe da Paz. No momento de recordarmos o nascimento do Menino Jesus em Belém, cresce-nos a confiança de que caminhamos para uma nova era cristã de belezas inimagináveis, apesar das dramáticas crises atuais. Desejo a todos um santo, feliz e esperançoso Natal". 

(texto e foto com base na Revista mensal dos Arautos do Evangelho, ano V, nº 60 e ano VIII, nº 96)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E.C. Continental de Rio Negrinho em 1977 !


Tradicional clube esportivo de nossa cidade, o Esporte Clube Continental adota como cores o azul e branco. Suas sedes social e esportiva situam-se na rua Prefeito Herberto Tureck, esq. c/ a rua Dona Francisca, no bairro Quitandinha. Vários gerações de futebolistas passaram por lá, entre elas encontramos, a constante nesta foto na festa de 1º de maio de 1977, numa disputa com o tradicional rival, a Sociedade Esportiva Ipiranga, que resultou em 1 X 1. Nesta imagem vemos, a partir da esq., agachados: Hugo Vieira Martins, Gladimir Jorge Wolff (Turco), Mario Luiz Paulino (Fubá), João Correa (João Martelo), João Vanderlei Schiessl (Vandi), Berti, (pessoa não identificada) e Elias Graboski Filho (Zico); em pé: Alfredo Lourival de Souza (Loco), Dorival Cardoso, Carlão Schiessl, Luiz Alberto Wiese (Wiesão), Irineu Feldhaus, Adilson Barbosa, Pedro Simões de Oliveira Neto, Luiz Bernardo Tureck, Soca, Osvaldo Schiessl (Oci) e Alcides Pedro Gonçalves. (foto do acervo de Mario Luiz Paulino)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Personagens de nossa história: Eugenio Harald Olsen (Ari Olsen) !

Na foto vemos, em 1949, Ari Olsen, com pose de cavaleiro (foto do acervo de Vivaldo Olsen)
Na foto acima tirada em 06/09/1978, vemos Ari e Rosica, por ocasião da cerimônia de comemoração das Bodas de Ouro, tendo como celebrante o padre Luiz Gonzaga Steiner (foto do acervo de Vivaldo Olsen)

Nascido em 10/05/1904, na Fazenda Velha, localidade de Rio Preto, em Rio Negrinho, Eugenio Harald Olsen, mas conhecido como Ari, era filho de Adolfo e Magdalena Olsen, pioneiros em nossa terra e neto de Girt Olsen, norueguês e um dos fundadores de Joinville. Em 06/09/1928 Ari casou-se em Itajaí com Rosa Cabral, mais conhecida como Rosica, onde foi professora primária. De origem açoriana, Rosica, criada a beira mar, com tradições, costumes e clima, completamente diferentes dos nossos, foi uma heroína, vindo morar num sertão, sem o conforto de nossos dias, viveu durante 56 anos em harmonia com Ari, gerando 03 filhos, Vivaldo, Oldemar e Hélio e criando um adotivo. Ari sempre residiu na Fazenda Velha, onde trabalhou por mais de 74 anos ininterruptos, foi agricultor, pecuarista, apicultor, fabricante de farinha de mandioca e atuação na construção civil. Foi um dos fundadores da Sociedade Hípica Cruzeiro do Sul, de Rio Negrinho, idealizada pelo seu primo, o empresário rionegrinhense Luiz Bernardo Olsen. Esta sociedade foi fundada em 11/04/1943, e para as corridas de cavalos foi construída uma pista de aproximadamente 1.000 metros, situada à rua Alberto José Trouche, formando esquina com a esquina com a rua Luiz Peyerl, no bairro Pinheirinho. Ari também foi um dos sócios da empresa Ind. e Com. Luiz Olsen, que originou o Distrito de Volta Grande. Por volta de 1948, adquiriu de seu pai, uma grande propriedade, entre as ruas Adolfo Olsen, Luiz Neidert, Jorge Lacerda e Roberto Buchmann (a exceção de uma faixa de terras ao final da rua Jorge Lacerda esq. c/ a rua Roberto Buchmann, que era pertencente a Otto Baumer), onde implantou o futuro Loteamento Pinheirinho. Sempre afeito a inovações, Ari, nesta época implementou uma fábrica de casas pré fabricadas. Faleceu em 12/10/1984, com 80 anos. Como homenagem póstuma em 1996, a praça situada defronte ao Colégio Estadual Profª Marta Tavares foi denominada de Eugenio Harald Olsen. (Texto com base em informações extraídas do Jornal Perfil, maio de 2009, carta ao leitor dirigida aos vereadores municipais, escrita por Vivaldo Olsen)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Abertura de ruas no Bairro Cruzeiro, em Rio Negrinho, em meados da década de 1960 !

Nesta foto vemos, a partir da esq. José Carlos Pscheidt (sócio fundador da Ofic. Mecânica Rio Negrinho), Evaldo Pscheidt, Ludovico Arnold e Arthur Purim (proprietário do caminhão Ford-1960). (foto do acervo de Evaldo Pscheidt)
Esta imagem de 1966 espelha um momento em que o caminhão pertencente a Artur Purim está transportando um trator esteira, junto a Oficina Mecânica Rio Negrinho, após conserto, para a realização dos serviços de abertura das ruas do loteamento implantado no lado esquerdo da rua Adolfo Olsen (antigo estrada do Salto), bairro Cruzeiro, em terras de Agrícola Industrial Olsen, cujo sócio majoritário era Alberto José Trouche. Estas terras que ele havia herdado de Luiz Bernardo Olsen, se confrontavam a partir do Casarão Olsen seguindo pela rua Otilia V. Olsen, rua Adolfo Olsen, descendo por um arroio, divisando com terras de Willy Beckert até encontrar a Estrada de Ferro e por esta até encontrar a atual rua D. Pio de Freitas e por ela até encontrar novamente o Casarão Olsen. Alberto José Trouche iniciou a venda de lotes no lado esquerdo da rua Adolfo Olsen em meados da década de 1950 e com sua morte, seu filho José Luiz Olsen Trouche, prosseguiu a venda dos lotes, a partir de meados da década de 1970, após a regularização do loteamento denominado "Santa Cruz". 

Omeri em setembro de 1966 !


O Omeri Futebol Clube atualmente extinto, foi um clube esportivo situado na antiga Estrada Dona Francisca, próximo ao Rio dos Bugres, como opção futebolística ao então bairro Rio dos Bugres. Fundado em 15/11/1957 sobreviveu por pouco mais de 20 anos, suas cores eram o verde e amarelo. Nesta foto de 10/09/1966, vemos o time do Omeri à época, a partir da esq., agachados: Ernesto Anton, Julio Alves (Puio), Mario Boldwuan, Alvino Maros, Eugenio Tureck (Orge), Pedro Alves, Nelson Barbosa, Deque, Alcides Barbosa e Juca Pacheco; em pé: João Pereira (J. Silva), Celso C. Carvalho, Antonio (Nico) Barbosa, Traudio Tureck, Vitor Buchmann, José Padilha, Joaquim Vicente, Silvio Silva, Raul F. de Lima e Lula Barbosa. (Foto do acervo de João Pereira)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cruzada Eucarística de Rio Negrinho, em meados de 1960 !


Congregação Mariana, Apostolado da Oração, Pia União das Filhas de Maria e Cruzada Eucarística das Crianças eram movimentos existentes dentro da Igreja Católica, com objetivos principais de oração e de formação moral e religiosa. Em Rio Negrinho nas décadas de 1950 e 1960 atingiram um número expressivo de membros, com grande influencia em nossa comunidade. Nesta foto de meados de 1960 vemos um grupos de meninos e meninas integrantes da Cruzada Eucarística, postados na entrada principal do prédio do Seminário São José de nossa cidade. O objetivo principal da Cruzada Eucarística era promover a comunhão frequente entre as crianças, destinado a faixa etária entre 07 e 16 anos. (foto do acervo de Alauci Latocheski)