Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

sábado, 30 de outubro de 2010

Confraternização na Associmo, em 1970 !


Nesta imagem tirada na sede da Associmo - Associação dos Servidores da Móveis Cimo, localizada à rua Sen. Nereu Ramos, esq. com a rua Paulo Bohem, vemos um momento de lazer entre seus associados. Nesta foto tirada ao inicio da década de 1970, vemos um time de bocha, vitorioso de campeonato interno dos servidores da Móveis Cimo, acompanhados de chefias da empresa, no qual vê-se, a partir da esq., agachados: Nelson Munch, Antonio de Jesus de Oliveira, Alfredo Minelli e Arnaldo Domingos das Neves; em pé: Antonio Simetti, Joaquim da Silva (Quinco), Germano Bail e Luiz Cavalheiro de Almeira (Camiseta). (foto do acervo de Nelson Munch)

E. C. Continental de Rio Negrinho em 1979 !


Esta imagem trás mais momento deste tradicional e glorioso clube esportivo de nossa cidade, o time de futebol do Esporte Clube Continental. Nesta foto de 1979, vemos a partir da esq., agachados: Antonio Barbosa, João Correa, Mário Luiz Paulino (Fubá), Amarante e João Luiz Silva; em pé: Dorival Cardoso, Brás da Silva, Luiz Moreira, Pedro Simões de Oliveira Neto, João Deoclecio Silverio e Douglas Silverio. (foto do acervo do João Deoclécio Silverio)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Transporte de toros de madeira em 1968 !


Nossa cidade a partir da inauguração da estrada de ferro em 1913, teve na madeira o seu produto principal. Esta vocação para o ramo madeireiro e moveleiro está encravado na alma do rionegrinhense. Como sabemos até hoje, mesmo com a diversificação de outros ramos empresariais, nossa cidade ainda está muito centrado no ramo moveleiro. Isto nos tem proporcionado altos e baixos no desenvolvimento de nossa cidade. Como nossas empresas moveleiras, até 2007, estavam quase na sua totalidade voltadas para a exportação, com a crise cambial que perdura até nossos dias, tem proporcionado momentos bem difíceis para a nossa economia, principalmente de ocupação da mão de obra. Esta foto de 1968, onde vemos Paulo e Jorge Schroeder, ao lado de um caminhão Ford, carregado de toros, espelha um momento que a madeira de lei, matéria prima para a fabricação de móveis, já estava caminhando a passos largos, para a sua fase final de extração. O início do plantio de reflorestamentos com pinus em extensas áreas de nosso município, pelas empresas Battistella e Cifsul deram-se a partir da década de 1970. (foto do acervo de Paulo Schroeder)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Professoras de Educação Física da Escola Professora Marta Tavares !


Nesta foto de meados da década de 1960 imagem de 03 professoras de educação física do então Grupo Escolar Profª Marta Tavares acompanhando seus alunos numa disputa esportiva e recreativa com alunos do então Grupo Escolar Profº Jorge Zipperer, no bairro Vila Nova. Nesta imagem vemos a partir da esq. as professoras Iria Scaburi Zipperer, Lucy Gomy e Maria Bernadete Gonçalves Peyerl. (foto do acervo de Lucy Gomy)

sábado, 23 de outubro de 2010

Professor, servidor por excelência !


O dia 28 de outubro é reservado a uma homenagem ao servidor público, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Mais uma classe mais do que tudo merece o respeito e a gratidão, a do magistério. Esta classe possui no dia dia 15 de outubro a sua comemoração própria, porém, pela sua importância comemoram novamente seu dia, em conjunto com os demais servidores públicos. Como homenagem ao magistério público, reproduzimos uma foto tirada ao inicio da década de 1960, de professoras do Grupo Escolar Professora Marta Tavares, onde vemos, a partir da esq., na 1ª fila: Orita Fernandes do Amaral; 2ª fila: Iria Scaburi Zipperer, Dorotéia Liebl e Olga Pilz; 3ª fila: Lucy Gomy e Elisabete Wille; 4ª fila: Vera Grimm, Iracema Liebl e Zilmar Murara. (foto do acervo de Lucy Gomi)

28 de Outubro, dia do servidor público !


Servidor público é todo aquele empregado da administração pública, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. O servidor público é a materialização pelo qual a administração pública se utiliza para atingir o seu objetivo primordial "o bem comum da coletividade". Muitas vezes injustiçados, sem o servidor não há o serviço de atendimento público do professor nas escolas e creches, nos postos de saúde, de assistência social, de infra-estrutura, de agricultura e de obras, entre tantos serviços. Por isto neste 28 de outubro, como homenagem ao servidor público, mostramos uma foto tirada em 26/08/2001, de servidores municipais, na escadaria principal da Prefeitura Municipal, por ocasião da aposentadoria do servidor Edson Romero, na gestão do então prefeito municipal Mauro Mariani (foto do acervo de Edson Romero)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Associação Atlética Pinheirinho de Rio Negrinho !

Na foto acima, vemos a partir da esq. Alfredo Pilz, Bernardo Bail (Nene), Mário Stiegler, Lino Baems (Nego), Rudi Jung, Paulinho dos Santos, Valdemar Benisio, Elcio Pilz, Erico Duffeck, Luiz Carlos Bachal (Putsi), Dirceu Maia de Lima, José Osmar Artmann, Nicanor dos Santos, Britinho, Antonio dos Santos (Cará), pessoa não identificada e João do Espírito Santo. (foto: acervo de Mário Stiegler)
Na foto acima, vemos a partir da esq., agachados: Braulio Borges, Neca, Paulinho dos Santos, José Osmar Artmann e Erico Duffeck; em pé: Antonio dos Santos (Cará), Bernardo Bail (Nene), João Neppel, Mário Stiegler, Lino Baems (Nego), José Cordeiro e Atanásio Oribka. (foto do acervo de Mário Stiegler)
Três times de futebol tem-se mostrado ao longo de várias décadas como os mais tradicionais em nossa cidade, sendo eles, a Sociedade Esportiva Ipiranga, Esporte Clube Continental e Grêmio Esportivo Vila Nova. Porém, sendo o futebol um esporte envolvente, ao longo dos anos, outros times foram criados, com objetivo de praticar este esporte, em nossa cidade, com um ciclo de vida, com a sua criação, vida e extinção. Dentre estes renomados times encontra-se a Associação Atlética Pinheirinho, fundada em meados da década de 1960, sediada no bairro Cruzeiro e durou aproximadamente 30 anos. Teve em Alfredo Pilz, um de seus principais fundadores e grande incentivador em grande parte de sua existência. Como homenagem a este grande incentivador do esporte, falecido recentemente, mostramos 02 fotos acima do "Pinheirinho" ao final da década de 1960. 

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Homenagem aos Professores em 1976 !


Como homenagem ao magistério de nossa cidade trazemos uma imagem de 15/10/1976, no qual o professor Pedro Henrique Berkembrock, então candidato a prefeito municipal de Rio Negrinho, promove na Sociedade Musical Rio Negrinho uma justa homenagem aos professores. Professor Pedro não obteve sucesso naquela eleição, mas ficou o registro para a história dos professores de nossa cidade. Nesta foto, vemos a partir da esq., na 1ª fila: Stella Maris Tschoecke, Marli Junctum, Miriam Mulhbauer, pessoa não identificada, Luci Gomy, Noeli Klaumann, Naira Buchmann, Joana Alves Pereira, Albani Janesch, Derli Kalinoski, Ivone Detroz Rodrigues, Maria Amélia Tramontini, Maria Madalena Kmiecki, Iria Stoeberl, Marilene Pereira, Carla Zipperer, Geovane Silva, Eloisa Dettmer e Enari Fernandes do Amaral; 2ª fila: Liana Dobeck, Maria Leonita Hacke, Rosemari Nunes, Beatriz Zieruth, Ines Bergmann, Raquel de Assis, Ines Krainski, Irene Olinda Teifke, Ivonete, Ana Maria Bachmann, Bernadete Bail, Maria Bernadete Gonçalves Peyerl, Maria Aparecida Eckel e Sieglinde Lilie; 3ª fila: Marina Huttl, Elvira Hacke, pessoa não identificada, Lucila Binner, Elisabete Wille, Irene Zaleski, Aurélia Quint, Vitoria Pillati Dobeck, Cecilia Schroeder, Marli Eckel, Marilia Berkembrock e pessoa não identificada; 4ª fila: Padre Toninho, Egon Huttl, Ary Francisco Hacke, Osvaldo Edmundo Schuztler, Alvino Hornick, Afonso Liebl, Paulo Bernardi, José Euclides Carvalho, Ernesto Tureck, Ary Bertoldo Teifke, Irmão Mário, José Kormann, Pedro Henrique Berkembrock e Otto Dilson Dettmer. (foto do acervo de Joana Alves Pereira)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Encontro entre José Sarney, Luiz Henrique da Silveira e Genésio Tureck !


Nesta foto de 1987, vemos 03 figuras exponenciais da política regional, estadual e nacional, num encontro em Brasilia, no qual o então prefeito de São Bento do Sul, cicerionado por Luiz Henrique da Silveira, então ministro da Ciência e Tecnologia, é recebido pelo então presidente José Sarney. O primeiro, a esquerda, grande liderança estadual, Luiz Henrique de Silveira, foi deputado estadual, deputado federal, Ministro da Ciência e Tecnologia, prefeito de Joinville, Governador de SC por 02 mandatos e atual senador eleito, nas eleições de 03/10/2010. Na parte central vemos José Sarney, então presidente da República, senador de vários mandatos, e é atual senador da república, pelo Amapá. A direita vemos Genésio Tureck, rionegrinhense de nascimento, filho de Herberto Tureck, um dos grandes líderes políticos em nossa cidade das décadas de 1950 e 1960, foi um dos maiores líderes regionais, seja na condição de deputado estadual e prefeito municipal de São Bento do Sul, entre 1983 e 1988. Infelizmente faleceu prematuramente em 05/05/1988, aos 42 anos, vítima de acidente automobilístico. (foto do acervo de Ewaldo Tureck)

sábado, 9 de outubro de 2010

Visita do governador eleito Raimundo Colombo em 1995 !


A intenção de candidatura de Raimundo Colombo (atual governador eleito) ao governo do Estado de Santa Catarina vem de vários anos. Tendo em vista as eleições de 1998, Colombo começou a pavimentar a sua indicação para o governo estadual pelo então PFL (hoje DEM), através de vários encontros municipais. Dentre estes encontros, esteve reunido em Rio Negrinho, ainda em 1995, com lideranças políticas locais, tentando pavimentar a sua candidatura. Nesta foto de 1995, num flagrante desta vista, vemos a partir da esq. Raimundo Colombo, Guido Ruckl (ex-prefeito municipal), Osmair Bail (então secretário municipal de saúde), Engº Civil Rubens Mulhbauer e Dr. Adalberto José Ramos (então delegado de polícia civil).