Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

domingo, 14 de março de 2010

Sede da Sociedade de Cantores de Rio Negrinho !


Nos moldes de outras colônias com imigração alemã (a exemplo de São Bento do Sul), em 28 de junho de 1928, foi fundada a Men Chor de Rio Negrinho (Sociedade de Cantores de Rio Negrinho). A finalidade desta entidade era a de incentivar o canto, as festas, a camaradagem, a alegria e a diversão, funcionando entre os sócios uma pequena orquestra. A Sociedade dos Cantores proporcionou e organizou boas festividades ao longo dos anos. Esta sociedade construiu em 1937 a sua sede social (foto), que foi fechada durante a 2ª Guerra Mundial, pois o Governo Federal, a exemplo de outras entidades, com associados alemães, temia que pudessem ter alguma ligação com o nazismo. Este prédio mais tarde foi utilizado, a partir de 1947, pelas irmãs da “Congregação das Irmãs de São José de Chambéry”, na implantação das primeiras turmas do Educandário Santa Terezinha e posteriormente sede do Sociedade Esportiva Ipiranga. (Foto do acervo de José Luimar Meyer)

Encontro de amigos em 1945 !


Os momentos de alegria e de amizade merecem ser eternizados e relembrados no futuro. Num desses momentos registrou-se o encontro de amigos, por volta de 1945, onde vemos, a partir da esq. Bertoldo Krutsch, José Guesser, Felici Piccinini, Alberto Grutzmacher, Francisco Renta. (Foto do acervo de Ilse Doris Piccinini)

sábado, 13 de março de 2010

Comemoração em 1996 dos 50 anos do Clube Masculino de Bolão Todos os Nove !


O Clube Masculino de Bolão Todos os Nove foi fundado em 27 de novembro de 1946, e ao longo destas décadas tem formado várias gerações de aficcionados nesta prática esportiva. Nesta imagem de 1996 vê-se os componentes deste Clube por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de fundação. Nesta ocasião foram homenageados dois fundadores (ainda vivos, à época) clube, Bertoldo Teifke e Guido Silva (sentados, ao centro). Nesta foto vemos, a partir da esq., na 1ª fila: Valmor Pereira (de coroa), Leo Francisco Anton Junior, Andrei Tureck e Siegfried Cornélio Zipperer (Zico); 2ª fila: Irineu Machado, Leo Francisco Anton, Ari Pereira, Eloy Schoeffel (Kempa), Bertoldo Teifke, Guido Silva, Alfonso Sebastião Bail, Kleyton Zipperer, Fábio Gruber; 3ª fila: Marcio Grohskopf, Ricardo Kohlbeck, Achmed Kreutzfeldt (Gralha), Nelson Gruber, Vilson Kohlbeck, Ivo Antonio Liebl, Luiz Bernardo Tureck, Vigando Furst, Marcelino Linzmeyer, Miguel Zeithammer, Geraldo Bruno Pscheidt, Luiz Carlos Jantsch, Iolando Hacke, Ivo Dums, Leomar Gruber e Mário Gruber. (Foto do acervo de Rita Kreutzfeldt)

Bolonistas em 1956 do Clube Masculino de Bolão Rio Negrinho !


Pose de bolonistas do Clube Masculino de Bolão Rio Negrinho, um dos mais antigos nesta modalidade em atividade. Nesta foto de 1956, com destaque de troféu e medalhas sobre a mesa, vemos, a partir da esq. Arthur Meyer, Afonso Tschoecke, Otto Dettmer, Helmuth Hoffmann e Erico Becker. (Foto do acervo de Lucia Grutzmacher)

Acampamento Escoteiro em 1959 !


O primeiro movimento de escoteiros em Rio Negrinho, segundo se tem notícia, foi formado pelo Profº Arnaldo de Almeida Oliveira, ao final da década de 1940. Ao longo das décadas tem formado várias gerações, mesmo que em determinados momentos este movimento se desaqueça, permanece até nossos dias com voluntários abnegados. Esta imagem de 1959, reproduz um segundo momento do escotismo de Rio Negrinho, já sob a liderança do Profº Walmir Lucio Senna, na participação de um acampamento nacional de escoteiros, denominado DJAMBORI, realizado em São Francisco do Sul, na localidade Bazar do Paula, em que vemos Ivo Antonio Pscheidt (esq.) e Genésio Tureck (futuro deputado estadual e prefeito em São Bento do Sul). (Foto do acervo de Ivo Antonio Pscheidt)

terça-feira, 2 de março de 2010

Salão Lampe numa pequena enchente !


Enchente em Rio Negrinho não é de hoje e não se constitui nenhuma novidade. Esta foto tirada na rua Jorge Zipperer, provavelmente na década de 1930, em frente ao antigo Salão Lampe (onde está atualmente instalada a agencia do Bradesco), mostra uma pequena enchente que atingiu a região central da então pequena Vila. O Salão Lampe (foto) construído por volta de 1922, por Roberto Lampe, pai de Carlos Lampe e Frederico Lampe, logo após a seu retorno dos Estados Unidos, onde morou com sua família e após 2 anos retornou em virtude das baixas temperaturas. Nota-se a construção em estilo country dos antigos saloon’s do velho oeste, a qual infelizmente foi destruída, vítima de um incêndio na década de 1970. O seu modelo serviu de fonte de inspiração para a construção do atual prédio da nossa Prefeitura Municipal, inaugurado em 1996. (Fonte de informação: Braulio e Carlos Otto Lampe; foto do acervo da Família Lampe)

Primeiros alunos do Ginásio São José em 1960 !


O Ginásio São José foi primeiro curso ginasial instalado em 1958 em Rio Negrinho. Teve como liderança fundamental na sua criação o então vigário Padre Luiz Gonzaga Steiner, contando com forte apoio da comunidade. Até 1958 os alunos somente podiam estudar na cidade os 04 primeiros anos, denominado curso primário. O Ginásio São José passou a se utilizar das mesmas instalações do Educandário Santa Terezinha, porém, era uma instituição mantida pela Campanha Nacional de Educandários Gratuitos-CNEG, atual CNEC. A foto de 1960 reproduz a imagem de parte dos alunos das primeiras turmas do então Ginásio São José, ladeado pelo professor de educação física Walmir Lúcio Senna, na prática do futebol, tirada no antigo "campinho do Seminário", sendo a partir da esq. (agachados): Milton da Veiga (Bedel), Hercilio de Castro, Fritz Krambeck, Jaques Jablonski (Pinga) e Siegmar E. Weick; em pé: Helio Gonçalves (Lelo), Genésio Tureck, Geronimo Wantowski, Milton Geraldo Lampe, Braulio Pscheidt, Ivo Antonio Pscheidt e Profº Walmir Lucio Senna. (Foto do acervo de Ivo Antonio Pscheidt)