domingo, 15 de agosto de 2010

Conjunto Irmãos Weiss, na década de 1950 !

Conjunto Musical Irmãos Weiss de Rio Negrinho, na década de 1950 (foto: acervo de Cecilia e Nelson Munch)
Na convivência com as pessoas, percebemos que cada uma possui qualidades, dons próprios, característicos, e que, somando tudo, resulta uma riqueza imensa. Os dons são tão diversos como são as pessoas. A medida que vamos crescendo, cada pessoa vai descobrindo suas possibilidades e capacidades pessoais. Não importa o quanto a pessoa possui, o dom é concedido por Deus de forma inata e gratuita. Dentre os vários dons que percebemos encontra-se o musical. Assim também encontramos famílias que tem este dom especial, e dentre elas a família Weiss, cujas atividades musicais, iniciou-se com o patriarca Otto Weiss e hoje segue pela sua quarta geração, em nossa cidade. Nesta foto da década de 1950, vemos o Conjunto Irmãos Weiss, composta em boa parte por esta tradicional família rionegrinhense, a frente (na bateria), Bruno Muhlbauer, e atrás, a partir da esq. Afonso Weiss (Quile), Hubert Lindner, Otto Weiss Filho, Ernesto Weiss (Putsi), Laurindo Zeithammer (Tulo) e Bernardo Anton.

domingo, 8 de agosto de 2010

Recepção ao Prefeito eleito em 1959 !


Nesta imagem de 05 de setembro de 1959, vemos um desfile à pé, de recepção a Nivaldo Simões de Oliveira, o 2º prefeito eleito de Rio Negrinho, regressando de Jaraguá do Sul, via ferroviária. Em primeiro, da esq. p/ direita, Dr. Helladio Olsen Veiga, João Erenfredo Olsen (Fridl), Nivaldo Simões de Oliveira, Eugenio Dettmer e Afonso Klaumann. A eleição de 1959 para prefeito ocorreu em 30 de agosto e a posse foi em 15 de novembro desse ano. Disputaram esta eleição Herberto Tureck, vereador, representante do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), coligado com o Partido Social Democrático (PSD), e o prefeito eleito Nivaldo Simões de Oliveira, representando a União Democrática Nacional (UDN). Infelizmente Nivaldo Simões de Oliveira veio a renunciar o cargo em 04 de fevereiro de 1964, por motivos até hoje ainda não esclarecidos. (Parte das informações c/ base no livro "Rio Negrinho - SC: Raízes da Comunidade, Nivaldo S. Oliveira, Edit. e Gráf. Odorizzi, 2001, pág. 70; foto do acervo de Foto Weick)

sábado, 7 de agosto de 2010

Aula de Educação Física no Educandário Santa Terezinha, em 1960 !



As fotos servem para informar. Muitas vezes falam sozinhas, resumem enormes textos num rápido olhar. A foto que não diz nada, só preenche um espaço. Há imagens que não interessam ao leitor, só aos personagens da foto e seus familiares. As fotografias tem por objetivo retratar um momento, reproduzindo muitas vezes um aspecto de nossas vidas. Com isso também realçam os usos e costumes de uma época. Nesta foto de 1960, mostra a professora (Nilse Zipperer), ministrando uma aula de educação física às alunas do Educandário Santa Terezinha. Nota-se que a professora, por ser uma escola de pertencente a religiosas, no exercício de sua função, trajava uma saia e as alunas um calção, bem mais largo, que não deixavam salientar o lado feminino. Assim eram os usos e costumes dessa época, oriundos de princípios morais ainda aflorantes. Aos fundos vemos a Igreja Matriz Santo Antonio, com uma residência de madeira, posteriormente demolida. (fotos do acervo de Celso C. Carvalho)