domingo, 28 de fevereiro de 2010

Folder da programação dos festejos de Rio Negrinho em 1976 !



Rio Negrinho comemora a sua fundação em 24 de abril de 1880. O dia 24 de abril advém do dia do aniversário de Jorge Zipperer (um dos fundadores da Móveis Cimo) e 1880 é o ano no qual foi construído em Rio Negrinho a Estrada Imperial Dona Francisca, elo de ligação entre Joinville e Rio Negro. Esta data foi fixada em 1971 e a partir desta data anualmente são realizados festejos comemorativos. Neste folder de 1976 trás a programação dos festejos de 96º aniversário de Rio Negrinho, trazendo como imagem a Praça Oldegar Olsen Sapucaia (Praça do Avião), tendo ao centro o antigo prédio da Prefeitura Municipal, posteriormente demolido. (Folder do acervo de Afonso G. Froehner)

Curso de corte e costura na Colônia Olsen !


Nesta imagem de meados de 1960 vemos um grupo de moradoras da localidade de Colônia Olsen e vizinhanças durante a realização de um curso de costura promovido por órgão governamental. Nesta foto tirada em frente do prédio da Igreja de São Pedro na Colonia Olsen, esse grupo de moradoras estão acompanhadas ao lado esq. pelo Padre Dr. Thomaz Gasser e pelo lado direito pelo ex-vereador e ex-prefeito Euclides Ribeiro (Quito). (Foto do acervo de Alvino Pscheidt)

Bandinha Tureck em visita a gruta de Rio dos Bugres em 1926 !


A Bandinha Tureck constitui-se num dos mais antigos conjuntos musicais de Rio Negrinho. Esta imagem de 05 de abril de 1926, vemos esta Bandinha em visita a bela gruta de Rio dos Bugres, festejando a segunda-feira de Páscoa, composta pelos seguintes membros, a partir da esq. José Munch, Eduardo Anton, Otto Maros, João Naderer, João Froehner, Max Anton e José Anton. (Foto do acervo de Afonso G. Froehner)

Tudo Azul Bolão Clube campeão em 1990 !


O Tudo Azul Bolão Clube foi fundado em 09 de abril de 1957, e ao longo destas décadas tem-se mostrado uma equipe altamente competitiva e vitoriosa. Nesta imagem de 1990 vê-se os componentes deste Clube por ocasião da conquista do campeonato integração de 1990, congregando as equipes de bolão da região. Nesta foto vemos, a partir da esq., na 1ª fila: José Carlos Cidral (Sapinho), Achmed Kreutzfeldt (Gralha), Cláudio Bail, Alceu Pereira, Alceu Alves Fernandes (Badejo), José Renato Quadke, Ivo Antonio Pscheidt e Norberto Murara; 2ª fila: Ari José Kunicki, Gilberto Maciel Bublitz (Neguinho), Vigando Furst, Aloisio Pereira, Erickson Klein, José Nestor Klein, Almir José Floriani, Everson Nunes (Nego) e Pedro Marinho; 3ª fila: João Bail (Jango), Arildo Pereira, Denilson José Murara, Elmar João Tureck (Bilo), Celso Pereira, Rogerio Hoenicke (Juca), Gelásio Sehnen, Nelson E. Pscheidt e Francisco Moreira. (Foto do acervo de Rita Kreutzfeldt)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Primeira comunhão em Rio dos Bugres em 1962 !


Imagem de um grupo de crianças na localidade de Rio dos Bugres, em 1962, na data de sua primeira comunhão. Nesta foto tirada em frente do prédio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Rio dos Bugres, este grupo de crianças estão ladeadas ao lado direito pelo Padre Thomaz Gasser e pelo Professor Lori Olsen. (Foto do acervo de Alvino Pscheidt)

Corpo docente do Grupo Escolar Marta Tavares em 1962 !


Nesta imagem de 1962 vemos parte do corpo docente do Grupo Escolar Profª Marta Tavares, a partir da esq., na 1ª fila: Profª Dinah Pacheco, Profª Zilia Olinski e Profª Luzia Leoni Tureck; 2ª fila: Profª Irene Zaleski, Profª Mirian Muhlbauer, Profª Orita Fernandes do Amaral e Profª Joana Alves Pereira; 3ª fila: Profº Luiz Armando Dias (Inspetor Escolar), Profº Valdir Senna, Profº Elias Graboski e Profº Lotar Matos do Amaral (Diretor da Escola). (foto do acervo de Joana Alves Pereira)

Banda Weiss em 1948 !


Nesta imagem de 1948 temos uma pose da Banda Weiss, onde vemos os seus membros a partir da esq. Otto Weiss Filho, Otto Weiss, Rodolfo Tureck, Hubert Lindner, Afonso Weiss e Ernesto Weiss; 2ª Fila: Linus Tureck, Valdemiro Anton, Fridolin Anton, Ervino Tascheck e Alois Tascheck. (Foto do acervo de Helmar Klaumann)

Willy Pscheidt: Pose com cavalo e "Fordinho" !

Willy Pscheidt à rua Senador Nereu Ramos em 1940 (Foto: acervo de Alvino Pscheidt)
Willy Pscheidt (dir.) e seu amigo Francisco Tureck, à rua Senador Nereu Ramos em 1940 (Foto: acervo de Alvino Pscheidt)
Nestas duas imagens de meados da década de 1940, vemos na primeira foto a esq. Willy Pscheidt, com seu cavalo, numa pose à rua Senador Nereu Ramos, próximo a Foto Weick. Na segunda foto, à dir. vemos Willy Pscheidt (dir.) numa pose junto ao seu “Fordinho”, em companhia de Francisco Tureck, à rua Senador Nereu Ramos, próximo a Foto Weick.

Setor de oficina e manutenção da Móveis Cimo em 1956 !


Nesta imagem vemos a parte interna do Setor de Oficina e Manutenção da empresa Móveis Cimo, em plena atividade. Esta foto de 1956, vemos a partir da esq. Eurico Pruess, Felix Briniack, Leodegário Paul, Aloisio Fleischmann, Leonardo Anton (Putsi), Alvino Muehlbauer, Hubert Lindner, Alvino Butzke e Alfredo Fleischmann. (Foto do acervo de Aldo Muehlbauer)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Professoras da Escola Aurora Siqueira Jablonski em 1970 !



A Escola Reunida Professora Aurora Siqueira Jablonski, atualmente denominada ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA AURORA SIQUEIRA JABLONSKI, localizada no bairro Bela Vista, foi criado em 1965, e teve como sua primeira Diretora a Professora Mirian Muhlbauer. Nesta foto de outubro de 1970, tirada em frente ao antigo prédio, ainda de madeira, vemos parte do magistério desta Escola, a partir da esq., na 1ª fila: Profª Irene de Castilho Simm, Profª Edite Purim e Profª Roseli Lang; na 2ª fila: Profª Isa Marilia Leitis, Profª Ivone Detroz, Profª Mirian Mulhbauer, Profª Liana Maria Dobeck e Profª Natalia Oribka. (foto do acervo de Ivone Detroz Rodrigues)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pouso de avião na Sociedade Hípica Cruzeiro do Sul em 1943 !



Para os moradores da Vila de Rio Negrinho, nos idos de 1943, com uma população urbana por volta de 1.700 habitantes, onde os primeiros veículos motorizados eram raros, o rádio era um instrumento escasso, a descida de um avião monomotor na cidade num aeroporto improvisado, constituiu-se numa grande curiosidade que atraiu uma boa parcela da população. Muito mais que este avião sofreu um pequeno acidente no momento do pouso. Nestas duas fotos mostra bem a curiosidade gerada na pequena Vila de então. O terreno que serviu de pouso e decolagem foi a pista de corridas de cavalos da “Sociedade Hípica Cruzeiro do Sul”, idealizada pelo empresário rionegrinhense Luiz Bernardo Olsen. Esta sociedade foi fundada em 11/04/1943, e para as corridas de cavalos foi construída uma pista de aproximadamente 1.000 metros, situada na confluência das ruas Alberto José Trouche e Luiz Peyerl, no bairro Pinheirinho. (Fonte de Informações: “Rio Negrinho - Raízes da Comunidade”, 1ª Edição, Ed. e Gráf. Odorizzi, págs. 292/293; foto do acervo de Gertrudes Jung)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Gruta de Rio dos Bugres em 1926 !


Festa dos membros da Bandinha Tureck, familiares e amigos, no segundo dia de Páscoa de 1926, na gruta da localidade do Rio dos Bugres. Os componentes desta Banda eram João Froehner, José Munch, Eduardo Anton, João Naderer, Otto Maros, Max Anton e José Anton. (Foto do acervo de Afonso G. Froehner)

Festa de primeira comunhão em Colônia Olsen em 1945 !


Primeira comunhão de crianças realizada na Igreja de Colônia Olsen, por volta de 1945, vendo-se junto as crianças o Profº Simão Juraseck (a esq. em pé). Nesta ocasião, logo após celebração da primeira foi realizada uma comemoração, ao som da Banda Tureck, no qual vemos, a frente, Emilio Tureck e atrás, a partir da esq. Ervino Tureck, Salvino Tureck, Francisco Kwitschal, Rodolfo Tureck, Otto Weiss e Linus Tureck. (foto do acervo de Alvino Pscheidt)

Educandário Santa Terezinha de Rio Negrinho !


A convite do Padre Celso Michels, primeiro vigário de Rio Negrinho, com objetivo de trazer uma nova opção educacional, as irmãs da “Congregação das Irmãs de São José de Chambéry”, sediadas em Curitiba, se estabelecem em Rio Negrinho em 1947, para a criação de um Jardim de Infância. As irmãs iniciaram as atividades escolares num prédio de madeira, onde foi sediado a então de Sociedade dos Cantores, à rua Luiz Scholz, onde mais tarde se localizou a sede da Sociedade Esportiva Ipiranga, e bem mais tarde a então agência do Banco do Brasil, destruída por um incêndio no ano de 2000. Com o aumento do número de alunos foi criado o curso primário, resultando na falta de espaço físico, concluindo-se pela construção de um prédio próprio. O trabalho desta construção iniciou-se em 1950, num trabalho liderado pelo padre Celso Michels e pelas Irmãs, com a cooperação da comunidade. Enfim, em 17 de fevereiro de 1952, o novo prédio do Educandário Santa Terezinha foi inaugurado (foto). Este prédio abrigou até o final de 1957, os cursos de Jardim de Infância e Primário, sendo que a partir de 1958, passou também a abrigar o curso ginasial, denominado Ginasio São José, mantido pela CNEG - Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. A partir de 1973, o Educandário Santa Terezinha passou a se administrado pelo Ginásio São José, sendo que neste ano as irmãs se retiraram do atendimento escolar em Rio Negrinho, e o prédio foi adquirido, em 1974, pela Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – CNEG, atualmente CNEC, com atendimento aos alunos nos então denominados cursos primário e ginasial. (Fonte de informações: site do Colégio Cenecista São José; foto: do acervo de Glicia Neidert)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vista da Rua Jorge Zipperer, em meados da década de 1950 !


Nesta imagem de meados da década de 1950, vemos uma vista parcial da Rua Jorge Zipperer, centro de Rio Negrinho. Num primeiro plano vê-se o Escritório Miner, fundado em 1952, por Milton Jorge Zipperer e Alvaro Spitzner, que transformou-se mais tarde, na Comercial Miner e Supermercado Miner (hoje Supermercado Minersol). (Foto do acervo de Ivone Detroz Rodrigues)

Bloco Carnavalesco de Rio Negrinho em 1938 !


Bloco de carnaval de amigas de Rio Negrinho e São Bento do Sul, em 1938, com trajes de marinheiro, especialmente preparados para o evento, onde vemos, a partir da esq., na fila da frente: Beatriz Kaminski, Adélia Jantsch, Úrsula Pfeiffer, Gudrun Ilg, Georgina Kaminski e ???? (pessoa não identificada); na segunda fila: Geni Dettmer, Zulmira Meyer, Alzira Jantsch, Alice Malinowski, Irmgard Treml, Marta Mlinarski e Paula Neumann. (Foto: acervo de Glicia Neidert)

Professores do Grupo Escolar Marta Tavares em 1964 !


O Grupo Escolar Profª Marta Tavares, atualmente denominado ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA MARTA TAVARES, localizado no bairro Cruzeiro, criado em 1933, constitui-se numa das mais antigas unidades escolares de Rio Negrinho, em atividade. Nesta foto de outubro de 1964, vemos parte do magistério desta Escola, a partir da esq., na 1ª fila: Profª Orita Fernandes do Amaral, Profª Edna Vicente Thomaz, Profª Alzira Muller, Profª Griselda Tschoecke; 2ª fila: Profª Mirian Mulhbauer, Profª Joana Alves Pereira, Profª Iracema Kemper Liebl, Profª Arice Cassemira Schroeder; 3ª fila: Profº Elias Graboski, Profª Noeli Tomelin e Profº Nazir Carvalho (foto do acervo de Joana Alves Pereira)

Encarregados de Seção da Móveis Cimo, em 1940 !


Nesta imagem da década de 1940, vemos parte dos encarregados de seção da indústria de Móveis Cimo, onde vemos a partir da esq. Hipólito Briniak, Alberto Liebl, Helmuth Krambeck, Joaquim Faustino Nunes (Gibaco), Waldemar Voight e Marcilio Detroz (Duda). (Foto do acervo de Ivone Detroz Rodrigues)