Ato de transmissão de cargo de Prefeito Municipal de Rio Negrinho entre o Álvaro Spitzner (mandato entre 01/02/1970 a 31/01/1973) e o recém empossado Nivaldo Simões de Oliveira (mandato entre 01/02/1973 e 31/01/1977), no antigo prédio da Prefeitura Municipal, situado na Praça Oldegar Olsen Sapucaia (Praça do Avião). Nesta foto de 01 de fevereiro de 1973, vemos a partir da esq. Nivaldo Simões de Oliveira – Prefeito empossado (de costas), Walci José Pavlitzki – servidor municipal, Alvaro Spitzner, José Tureck – servidor municipal e a Nanci Froehner Spitzner - então 1ª Dama. (Foto do acervo de Ilse Doris Piccinini)
Este Blog tem por objetivo o incentivo da pesquisa histórica de Rio Negrinho (SC), colaborando no resgate histórico desta nossa terra.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Bloco Carnavalesco, em 1939 !
Bloco de Carnaval de amigas em 1939, no qual vemos sentada, à frente Irma Quandt e na fila detrás, a partir da esq. Elza Witt, Erna Ema Hantschel, Gudrun Ilg, Paula Neumann, Ilona Kwitschal e Zulmira Meyer. (foto do acervo de José Luimar Meyer)
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Escola de Colonia Olsen-Queimados !
Distante cerca de 12 quilômetros da cidade de Rio Negrinho, a Escola de Colonia Olsen-Queimados abrigou durante boa parte da década de 1940 o Profº Quiliano Martins. Nesta foto de 1944, vemos o Profº Quiliano ladeado por cerca de 40 alunos, que além de alfabetizador de 1ª a 4ª séries, também preparava os alunos para a primeira comunhão. (foto do acervo de Ivo Antonio Liebl)
Seleção vitoriosa de handebol masculino de Rio Negrinho, em 1976 !
“Este time de handebol masculino é a grande “coqueluche” dos desportistas de Rio Negrinho e vai aos Jogos Abertos de SC (em Tubarão) credenciado pela medalha de ouro conquistada nos Jogos Abertos Regionais do Norte Catarinense dos quais participaram também Joinville e São Bento do Sul... A Seleção tem uma média de idade que oscila entre 18/19 anos, sendo formada na maioria, por estudantes. Nos Jogos Regionais em Joinville, Rio Negrinho venceu Joinville por 16 a 15 e São Bento do Sul por 17 a 8.” (Cfe. Jornal “A Notícia”, edição 12.896, de 21/08/1976). Esta matéria jornalística retrata bem o nível obtido dos então jovens esportistas de Rio Negrinho, mesmo com as sofríveis condições para treinamento. Bastar citar que o primeiro ginásio esportivo de Rio Negrinho, o “Briskão”, foi construído apenas em 1980. Nesta imagem extraída do Jornal “A Notícia” vemos a partir da esq., agachados: Arnaldo Roberto Lampe (Tico), Elcio Fagundes, José Eladio Hubner (Lari), Jaimes C. Grossl (Fritz) e Luiz Carlos Junctum; em pé: Celso Fischer, Omar Grutzmacher, Luiz Carlos Levandoski (Inho), Abel Schroeder, Luiz Carlos Pereira, Gladimir Jorge Wolff (Turco), Paulo Rogério Tureck e José Nilo Levandoski. (recorte do Jornal do acervo de Luiz Carlos Junctum)
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Banda Musical Rio Negrinho 1960/1961 !
Imagem da Banda Musical Rio Negrinho entre 1960/1961, onde vemos a partir da esq., 1ª fila (sentados): José de Oliveira (Zéquinha), Pedro Piaz, José Zipperer Neto (Zépi), Hubert Lindner, Gerson Klitzke e Adalberto Eurico Prues; 2ª fila: Herbert Engel, Alfredo Kreutzfeldt, Afonso Weiss, Antonio Vicente Thomaz, Otto Weiss Filho e Mario Schoeffel; e, 3ª fila: Ervino Tascheck, Horst Wollmann, Bernardo Anton, Angelo Pscheidt e Eurico Pruess. (Foto do acervo de Gerson Klitzke)
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Vista panorâmica de Rio Negrinho em 1988 !
Vista panorâmica parcial da cidade de Rio Negrinho, em 1988, vendo-se em primeiro plano a região da rua Willy Jung e suas transversais. Vê-se ainda o terreno pertencente a Móveis Cimo, adquirido pela Prefeitura em 1985, junto ao IAPAS, livre de qualquer construção, restando somente a chaminé como recordação histórica.
Enchente de 1983 !
Rio Negrinho de tempos em tempos sofre com a ação das enchentes, em especial as de pequeno porte, que atingem as regiões mais ribeirinhas. Mas três delas atingiram níveis catastróficos. A primeira delas ocorreu em 1891, a segunda em 1983, cujo pico aconteceu em 11 de julho e a terceira em 1992, cujo pico aconteceu em 31 de maio. Nesta foto de maio/junho de 1983 vemos um aspecto da enchente que atingiu boa parte da cidade, com vista a partir do morro onde está localizada a Pousada João de Barro. (foto do acervo de Glicia Neidert)
Criação da Comarca de Rio Negrinho em 1979 !
O Prefeito Paulo Beckert eleito em 1976 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), teve como seu maior desafio a partir de 01/02/1977 na realização de grandiosos festejos alusivos ao centenário de Rio Negrinho, marcados para 24/04/1980, mesmo com os poucos recursos públicos então disponíveis. O Prefeito Paulo Beckert em audiência junto ao Governador de SC, à época, Dr. Jorge Konder Bornhausen, foi convidado e filia-se a ARENA, que proporcionou condições de várias obras solicitadas e principalmente recursos para a realização dos grandiosos festejos do Centenário. Mas o grande pleito de nosso município, na época, foi a criação da Comarca, que graças ao apoio imprescindível do então Governador, a união das autoridades, das entidades e da comunidade, aconteceu em 30/11/1979, após a aprovação do Desembargador João de Borba, então presidente do Tribunal de Justiça de SC e instalada em 19/12/1980. Nesta imagem de novembro/1979, vemos a recepção de uma comissão retornando de Florianópolis, portadora da notícia da criação da comarca, seguindo-se após com uma carreata festiva pela cidade. Nesta foto vemos membros desta Comissão, composta pelo então presidente da Câmara de Vereadores José Cavalheiro Filho (2º a esq.), pelo então presidente da ARENA Benoni H. de Oliveira (4º a esq.) e pelo então presidente da ACIRNE Otto Dilson Dettmer (último a direita), sendo cumprimentados pelo Prefeito Paulo Beckert (no centro) e por Marinho Hoenicke (1º a esq.), presidente da Comissão Central do Centenário da Fundação de Rio Negrinho - CENFUR. (Foto do acervo de Ilse Doris Piccinini)
Bloco de carnaval em Rio Negrinho, em 1937 !
Os bailes de carnaval em nossa cidade já tiveram ocasiões bem mais agitadas. Num desses momentos, em 1937, vê-se na imagem um grupo de amigas, formando um bloco de carnaval, com trajes cuidadosamente preparados para a ocasião, no estilo campeiro, onde vemos a partir da esq. Alice Malinowski, Beatriz Kaminski, Maria de Deus Simões de Oliveira (Maricota), Noemia Kaminski, Irmgard Treml e Olivia Kaminski. (Foto: acervo de José Luimar Meyer)
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Curso de Educação Sindical em 1974 !
As atividades sindicais não se resumem a mediação entre os empregados e a empresa, mas também a sua formação. Nesta foto de fevereiro de 1974, vemos a então diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e da Construção de Rio Negrinho e de alguns de seus membros num curso de capacitação. Nesta imagem vemos, a partir da esq. na 1ª fila, Jose Lourenço Machado (então Presidente), Constantino Galikowski (então secretário), Lino João Guckert (então tesoureiro), Antonio Alves, Luiz Leopoldo Kerne e Airton de Oliveira Machado; 2ª fila, Moacir Guckert, Airton Hoenicke, Francisco Schoeffel, Onofre dos Santos, Agenor Manes, João Correa de Oliveira, Emilio Schier, Candido Gomes (Dico) e Vital Fanes; 3ª fila, Diamiro Vieira, João Carlos de Oliveira, Lauro Gramm, Severino Moreira e Angelino Moreira. (Foto cedida por Airton O. Machado)
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Construção do atual prédio da Câmara de Vereadores, em 1996 !
Obras de construção do atual prédio da Câmara de Vereadores, iniciado em 1996 e concluído em 1997. Na parte esquerda vemos o prédio da Prefeitura Municipal, inaugurado ao final de 1996, e a direita o prédio (com as obras inacabadas) que mais tarde, após o seu término em 2000, foi destinado a implantação do ensino superior em nossa cidade.
Vista panorâmica da Pousada João de Barro, em 1988 !
Bela vista panorâmica, em 1988, do então Park Hotel, atual Pousada João de Barro. Como podemos notar, toda a edificação encontra-se nesta época ainda circundada por uma densa área de matas, pertencente a família Hantschel.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Veteranos do futebol de 1965 !
Esta imagem de maio de 1965, trás uma pose dos veteranos do futebol numa disputa entre os moradores da margem direita e da margem esquerda do rio Negrinho, no campo da Sociedade Esportiva Ipiranga. Nesta foto vemos a partir da esq., em pé: José Bernardino de Andrade (Zé Gatero) árbitro, Alvino Ruckl, Bráz de Lima, Antonio de Oliveira (Tonico), Angelo Ribeiro (Nesinho), Albino Murara (Murarão), Ery Kretschmer (Gaúcho Pipoqueiro), Gaspar Kerne e Bruno Kretschmer; agachados: Cláudio (João da Mala), Nilson Marangoni, Albino Burlikowski (Três Barras), Hermes Wolf, Irineu P. Brusky e Cassemiro Kasczeczen. Aos fundos vemos num primeiro plano a cabine da Rádio Rio Negrinho e num segundo plano as terras do futuro Loteamento Willy Beckert, ainda completamente desabitado. (foto cedida p/ Gilson José Kretschmer)
Banda Pscheidt em 1928 !
Rio Negrinho desde os seus primórdios, influenciado pelo sangue germânico, sempre teve uma forte tradição musical. Nesta foto de 1928, tirada na localidade de Colônia Olsen, vemos um aspecto desta tradição musical, através da Banda Pscheidt, no qual vemos, a partir da esq., sentados: Carlos Tureck – clarineta si bemol, Profº João Naderer (maestro) – clarinete, Henrique Pscheidt – pistão e José Pscheidt – pistão; em pé: Carlos Benedito Pscheidt – bombardino, Antonio Pscheidt (Antoninho) – trompa mi bemol, José Munch – trompa si bemol e Antonio Pscheidt (Antonhão) – baixo mi bemol. (foto cedida p/ Willy Pscheidt e informações de Affonso G. Froehner)