Festa junina realizada ao início da década de 1960, na então sede do Ipiranga, na qual foram apresentados conjuntos musicais de música caipira. Nesta foto vemos a partir da esq. Walcir Vidal Senna, animador do baile, que mantinha um programa deste gênero musical na Rádio Rio Negrinho, com o nome artístico de Nhô Bento; e o trio caipira Osvaldo Maia - Osvaldinho, Jose Vieira Lemos - Juquinha e Pedro Schier – Penoso. (Foto cedida por Ana Alves de Andrade)
Este Blog tem por objetivo o incentivo da pesquisa histórica de Rio Negrinho (SC), colaborando no resgate histórico desta nossa terra.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Visita da Miss Brasil/1975 a Rio Negrinho ! (1)
Imagem de Ingrid Budag, eleita Miss Blumenau, que foi a segunda representante de Santa Catarina a ser coroada Miss Brasil, em junho de 1975, seis anos após Vera Fischer, primeira catarinense, a vencer o concurso, em 1969. A edição 1975 foi realizada em Brasilia - DF. No concurso Miss Universo, ocorrido nesse ano em San Salvador, capital de El Salvador, foi uma das semifinalistas. Ingrid esteve visitando Rio Negrinho em outubro de 1975 a convite da Prefeitura Municipal para participar da inauguração da avião, plantado na praça Oldegar Olsen Sapucaia, hoje conhecida como Praça do Avião. Naquela oportunidade Ingrid Budag além de participar daquele evento oficial na qualidade de convidada visitou várias empresas da cidade. Nesta imagem temos um dos momentos de sua visita à Móveis Cimo, filial Vila Nova, vê-se em primeiro plano Miss Brasil/1975 ciceroneada por Osmar Nei Jablonski, então servidor público municipal, e logo atrás membros da diretoria da então Moveis Cimo, Gerold D. Lichtblau, Pedro Piaz, Paulo Gustavo Meyer e Pedro Arnaldo Buchmann. (Foto: acervo de Airton de Oliveira Machado)
Atual Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho !
Edifício sede da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, inaugurado em dezembro de 1996, denominado Edifício Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque, em homenagem ao prefeito que executou a sua construção. Sua utilização foi a partir de 1º de janeiro de 1997, com a posse do prefeito Mauro Mariani. Para a sua construção foi utilizado como modelo o antigo prédio do Salão Central, situado onde está localizado o prédio do Bradesco, cujo prédio foi consumido por um incêndio em 1973.
Igreja de São Pedro, situada na localidade de Colônia Olsen!
Igreja de São Pedro, situada na localidade de Colonia Olsen, em Rio Negrinho, que atende a primeira comunidade católica de Rio Negrinho, desde 1919.
Batismo no rio Negrinho, na década de 1950!
Batismo no rio Negrinho (foto: acervo de Airton de Oliveira Machado)
Nesta foto do inicio da década de 1950, vemos o batismo realizado nas águas do rio Negrinho. Esta forma de batizado era destinado aos novos “crentes” da Igreja Assembléia de Deus, cujo fato despertava muita curiosidade pela forma peculiar e diferente, na forma de batizar comparado a outros cultos cristãos.
Os novos membros que iam ser batizados utilizavam uma veste branca e o ato batismal era formalizado com a imersão nas águas do rio pelo Pastor da Igreja.
Esta foto foi tirada um pouco acima da ponte Nery Waltrick, antes conhecida como ponte do Engel ou ponte do Gibaco. (Foto: acervo de Airton de Oliveira Machado)
domingo, 15 de novembro de 2009
"Bauer tanz" ao início da década de 1950!
Grupo típico de bailado alemão “Bauer tanz”, ao início da década 1950, com alguns componentes constantes de publicação em outra data neste blog, tirada defronte a casa de Carlos Lampe, atual Pizzaria Mirage. Nesta imagem vemos, a frente, em primeiro plano Marta Mlinarski, e a seguir, a partir da dir.: 1ª fila, Henrique e Paula Kwitschal, Alvino e Ludmilla Tschoecke, Roberto e Mariane Thieme; 2ª fila, Alois e Frida Lichtblau, Jorge Zipperer Junior e Elfriede, Luiz Germano e Bárbara Engel, Otto e Adelia Dettmer e Afonso e Paula Tschoecke; 3ª fila, Carlos e Ema Lampe, José Zipperer Neto e Cristina, Frederico e Catarina Lampe, Engelberto e Elfriede Stiegler, José e Albertina Treml e Arno e Irmgard Meyer. (foto: acervo de José Luimar Meyer)
Time de base do E.C. Continental em 1962 !
Time de base (aspirantes) do Esporte Clube Continental, por volta de 1962, na qual vemos, a partir da esq., em pé: Juca Levandoski, Siqueira, Renato Detroz, Florival, “Ati”Liebl, Porfirio Padilha e Ubirajara; agachados: Jeto, Hugo Martins, Norberto Janesch, José Padilha e Irineu Baum (Nene). (Foto cedida por Salete e Ana C. Kohler)
Formatura Ginasial de 1968 !
Composição da mesa dos trabalhos da formatura do Ginásio São José em 1968, realizada no auditório do Salão Paroquial Padre Dehon. Nesta foto vemos, a partir da esq. Theodoro Junctum - então vereador e presidente da CNEC de Rio Negrinho, Pedro Henrique Berkembrock – então diretor do Colégio São José, Vagemiro Jablonski – então prefeito municipal, Olivia Jablonski – então 1ª dama de Rio Negrinho, Prof. Marcos Alberto Von Bathem, Prof. José Kormann e Prof. Arnaldo Almeida de Oliveira. (foto cedida p/ Valmor Junctum)
sábado, 14 de novembro de 2009
Vista parcial de RN a partir do Cruzeiro, em meados da década de 1960!
Vista parcial de Rio Negrinho, de meados da década de 1960, a partir do alto do bairro Cruzeiro, vendo-se em primeiro plano a Cruz erguida pela comunidade católica em 1958; também vê-se em primeira plano a Escola Estadual Profª Marta Tavares e a rua Adolfo Olsen, principal via de acesso ao bairro, ainda não pavimentada, que somente ocorreu em 1984.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Caboclo do Cepo, candidato peculiar a vereador em 1982 !
Cada campanha eleitoral se apresenta com aspectos e candidatos que nos chamam a atenção por suas peculiaridades. Um destes candidatos que tinha uma forma peculiar de pedir o voto a vereador foi Aristides Borges (foto), popularmente conhecido como Caboclo do Cepo, através do meio ciclístico. Como na campanha eleitoral de 1982, houve coincidência para eleição a nível estadual e municipal, Caboclo do Cepo aproveitou a sua bicicleta para colocação de placas de seus candidatos pelo PMDB ao Governo Estadual – Jaison Barreto, ao Senado – Pedro Ivo e a Prefeito de Rio Negrinho – Oscar C. Vellasques e Vice – Gilson Ribeiro. Nesta eleição de 1982, Aristides Borges obteve 193 votos, ficando na 5ª suplência do PMDB, concorrendo novamente em 1988, quando obteve 249 votos, ficando na 2ª suplência do PMDB. (Foto cedida por Marilsa V. Tomelin)
Candidatos a Prefeito e Vice pelo MDB em 1972 !
Entre 1966 e 1980 por imposição dos governos militares, no Brasil, somente foi permitido o funcionamento de dois partidos políticos: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), de sustentação aos Governos Militares, e a oposição, representada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Nesta foto de 1972, vemos candidatos em Rio Negrinho, a Prefeito Municipal – Paulo Tureck (dir.) e a Vice – Jaime A. Tomelin, numa das legendas do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. (Foto cedida por Marilsa V. Tomelin)
Construção do novo prédio da Igreja Católica !
Aspecto da construção do atual prédio da Igreja Matriz Santo Antonio, que se iniciou em 19/03/1947, dia de São José, na qual foi celebrada a primeira missa em 07/09/1948. Na foto vemos o início da cobertura da Igreja, no qual foram utilizadas 23.000 telhas, ocorrido em 14/07/1948. (Fonte: Edição Comemorativa do Sexagenário Jubileu da Paróquia Santo Antonio de Pádua – Rio Negrinho – SC – Novembro de 2008)
1948: Criação da Paróquia de Rio Negrinho !
Próximo a conclusão das obras do novo prédio da Igreja Católica, em 1948, a rogo da comunidade, através de Luiz Olsen e do Padre Celso Michels, solicitou-se a criação da paróquia de Rio Negrinho, desmembrada de São Bento do Sul, ao então bispo diocesano de Joinville. Pleito que foi materializado em 14/11/1948, além do que a Igreja recém construída foi estabelecida na qualidade de Igreja Matriz da Paróquia de Rio Negrinho, com a presença do então bispo D. Pio de Freitas. Na foto vemos ao centro o bispo D. Pio de Freitas, ladeado a direita por Luiz Olsen. Em primeiro plano, a direita, vê-se o primeiro pároco de Rio Negrinho Padre Celso Michels. (Foto do acervo de José Luimar Meyer; fonte: Edição Comemorativa do Sexagenário Jubileu da Paróquia Santo Antonio de Pádua – Rio Negrinho – SC – Novembro de 2008)
Esporte Clube Continental de 1962 !
Um dos mais tradicionais clubes de futebol de nossa cidade é o Esporte Clube Continental. Nesta foto, vemos o time do Continental de 1962, a partir da esq., em pé: Arnaldo Liebl, Walcir V. Senna, Ponciano Mendes, Joaquim Vicente, Valdomiro e Vaduca; agachados: Orides Barbosa, Helio Gonçalves, Jolmei dos Santos, Bopi Lehner e Leonides Muhlbauer (Mosquito). (Foto: acervo de Salete e Ana C. Kohler)
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Atual Avenida dos Imigrantes, nos tempos da Móveis Cimo, em 1974 !
Nesta imagem, em 1974, vemos a saída da jornada de trabalho dos servidores da Móveis Cimo S/A, pela trajeto que hoje constitui-se a Avenida dos Imigrantes, próximo ao prédio conhecido como Asprine (atualmente demolido), no sentido da Rua Jorge Zipperer. Na época o serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, através dos ônibus circulares, era ainda bastante incipiente. A locomoção da grande maioria dos servidores era a pé ou por meio ciclístico, principalmente para os que moravam mais longe, conforme vemos alguns servidores apanhando suas bicicletas nas respectivas garagens. Na foto vemos em primeiro plano Valentim Arbigaus, e em segundo plano Ari José Kunicki (de sacola), José Pedro Cardoso (de casaco claro) e meio encoberto Evilasio Luko. (Foto e texto do amigo Alcides Raimundo Liebl)
Aula de corte e costura, em 1938 !
Aula de corte e costura para as jovens da época era uma virtude necessária, quando parte do vestuário era costurado na sua própria casa. Na presente imagem, vemos a costureira e professora de costura, conhecida com Frau Quandt, dando aulas às suas alunas. Nesta foto de 1938, vemos a partir da esq. Geni Dettmer, Irmgard Treml, Marta Ruckl Meister, Frau Quandt, Andira Ritzmann e Renê Ritzmann. (Foto cedida p/ José Luimar Meyer)